segunda-feira, 30 de abril de 2018

Razões Para Se Render Graças ao Senhor

     


" Rendei graças ao SENHOR, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre." [  Salmos 118:1 ].



   Inúmeras são as razões para que nós os eleitos do Senhor venhamos a lhe render graças ao seu nome. Reconhecer o fato de que, a semelhança do povo Israelita escravo no Egito por quatrocentos anos, pisando barro de baixo de chicotes assim, se deve o louvor dos eleitos de Deus nesta geração presente. Ta tamanha libertação que Deus em Cristo concedeu aos mesmos. Da própria libertação da escravidão do pecado, do mundo e da opressão do diabo. Oh, glórias ao Senhor por tamanha e impagável libertação. Milagre esse ocorrido através da Morte de Cristo, o Ungido de Deus. O Messias prometido. Oh, quantos motivos para render-se graças ao Senhor.

   O Salmista movido de um profundo espírito de gratidão a Deus, manifesta algumas razões para tal tributo de gratidão a Deus. É bem verdade que muitos de nós poderia irromper de louvores a Deus por muitas coisas, mas, quero lhe mostrar algumas outras tão importantes se não vitais para que o seu coração as ponham em primeiro lugar em sua vida.

   O salmista diz: " Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom,..." E podemos dizer aqui que muitos apesar de saber desta grande verdade não lhe agradece por este seu maravilhoso tributo, a Sua Bondade. " DEUS É BOM! " Deus é bom porque faz chover sobre maus e bons. Deus é bom porque faz nascer o sol sobre maus e bons. Deus é bom porque concede o pão diário. Deus é bom porque providencia toda subsistência para o ingrato homem. Oh, quanta ingratidão. Deus é bom, porque concedeu ao homem nesse dia de hoje a oportunidade de olhar a sua volta e observar em todos os detalhes o amor do Criador em favor de sua vida. E, ainda assim, com todas estas coisas o mesmo não lhe rendem graças e nem lhe dão glória [ Romanos 1 ]. Em vez disse atribui tudo a imagens de escultura e a figura de homens corrompidos. Mudam a verdade de Deus em mentira quando os mesmos não lhe rendem a gloria devida ao Seu nome. Mas você hoje, por Deus pode mudar isto em sua vida. Seja grato porque Deus é bom para sua vida. E aqui lhe mostro outro prisma no qual seu coração deveria se dilatar em amor por esse Deus que não apenas se mostra Bondoso para o homem mas, de Sua própria Misericórdia. E esta é a segunda observação que lhe trago ao seu coração, lembre que, Deus é Misericordioso! E por misericórdia Ele preservou sua vida tão débil, frágil, transitória e limitada. Ele lhe concedeu vida! Você está vivo por que Deus é Misericordioso. Você já agradeceu por isto? Seja sempre grato a Deus. Pois assim afirma o salmista ainda: "Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque sua misericórdia dura para sempre." [ Salmos 118:1 ]. Deus não apenas preservou sua vida neste dia como providenciou ao ainda mais superior e durável, a própria Vida Eterna através de Cristo.

   Esta deve ser a maior das ações de graças a Deus. Lhe render por tamanha salvação em Seu  Unigênito Filho Jesus Cristo. Por conta desta grande oferta de amor, você e todo o homem deve render graças ao Senhor. Seja sincero consigo mesmo, tens sido grato a Deus por estas coisas. Deus é Bondoso porque revela o caminho da salvação ao homem pecador através de Seu Evangelho, exercendo misericórdia na execução de um plano salvífico através de Jesus Cristo, Seu Filho. E, se você como os demais homens não tem sido grato a Ele por tamanha bondade e misericórdia nenhuma és o mais infeliz dos homens. Mas, isto não precisa continuar deste modo. Tens a oportunidade dada por Ele agora em mudar isto em sua vida. Se rendendo à sua bondade e misericórdia. Renda-se a esta graça salvadora. Servindo-o por toda a sua vida a fim de provar o verdadeiro valor da vida que está em dá a Deus toda a Glória. Eis indesculpável agora diante de Deus se continuar sendo ingrato em face da muita bondade e misericórdia divina. Renda-se a esta graça em amor.

    M.S. de Melo.




terça-feira, 24 de abril de 2018

Os Cristãos Primitivos e a Poderosa Assistência do Espírito Santo





“ Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito Santo lhe concedia que falassem.” [ Atos 2:1-4 ].



   Este grande Evento ocorrido na história da igreja foi mais uma Grande e imensurável bondade de Deus nosso Pai. O Senhor Jesus antes de ser assunto ao céu disse para os apóstolos que ficasse em Jerusalém pois seriam revestidos de poder. E desde aquele momento todos os apóstolos e irmãos estavam esperando esta promessa, a Promessa do Derramar do Espírito Santo. 

   Estavam todos reunidos, uma assembléia de cento e vinte pessoas, segundo o relato de S. Lucas [ 1:15 ]. Presumo que este número foi o mesmo que estava no cenáculo do templo esperando o momento deles receberam a efusão do Espírito Santo, quando na festa do Pentecostes, de repente se ouviu do céu Um Som, como de um vento Impetuoso! Que coisa tremenda. Ainda que Deus não esteja confinado em um determinado local para agir, creio, ser a Sua Igreja, a reunião dos fiéis o local onde Deus se manifesta com grande poder. E isto por meio de todas as partes do culto. Seja no cantar os Salmos, nas orações e especialmente no memento ápice do culto, a Pregação de Sua Palavra. Por esta razão fica a deixa aqui: "Não despreze este meio de graça, a comunhão dos crentes na igreja. É ONDE você e todos serão visitados com Poder do céu! " 

     Estavam nesta época "habitando em Jerusalém Judeus, homens piedosos, vindo de todas as partes das nações debaixo do céu." [ 2:5 ]. Este grande acontecimento provocou tanto espanto ao ponto de julgarem estarem mostos de vinho. Completamente admirados e atônitos diziam: "como podemos ouvir estes homens sendo todos galileus? "[ 2:7,8 ] Quando Deus quer fazer ouvir a sua voz revelando o Mistério do Evangelho, Cristo, não importa que tipo de nação esteja debaixo do céu. Ele se fará entender.

    Com isto irmãos, se dá a inauguração da igreja de Cristo como instituição na terra. A promessa veio! O Espírito Santo foi derramado. A igreja Primitiva prova não só da gloriosa promessa como sofria os ataques de seus ferozes inimigos. Apesar da Igreja experimentar e ver tantos sinais e prodígios através dos apóstolos [ 2:42 ], ela não estava numa redoma de vidro, ou um campo de força contra as perseguições, açoites, prisões e mortes. Contudo, Nem de longe deve-se se passar na inexistência da Real Assistência do Espírito Santo. A igreja de modo algum esteve  jamais só e nunca estará só. Seu cabeça é Cristo! Seu Deus e Senhor é Jesus. Ele promete a Sua igreja : " Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: ' Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULO.' " [ Mateus 28:18-20 ].

   Queridos irmãos, não foi porque a promessa veio que, a igreja iria ficar isenta dos sofrimentos e perseguições que sofreu ou haverá de sofrer. A despeito de suas provas e sofrimentos seus líderes deveriam continuar ensinado e pregando o Evangelho em toda e qualquer situação, quer fosse pela vida quer fosse pela morte, Cristo em tudo deveria ser glorificado a pesar de suas tão frágeis vidas. Assim se dá com a igreja do tempo presente. É preciso continuar! É preciso avançar na força e no Poder do Espírito Santo, viver e proclamar o Evangelho da graça. Mesmo em meio as turbulências e postos num barco ao meio ao temporal, ao ponto que venha nos faltar forças e poder conduzir a nau, JESUS por meio do Espírito Santo garante Real Assistência! Socorro! Conforto! Refrigério! Segurança em face dos perigos, das ameças que confina-se à morte, NÃO IMPORTA  Ele está presente, e isto nos basta. ..."E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULO.' " [ Mateus 28:18-20 ]. 

   Jesus está com Sua Igreja! Jesus está com o Seu povo! Jesus está com o Seu pequenino rebanho. Cuida dele como Ninguém pode cuidar! Pois foi Ele mesmo quem deu de forma voluntária sua própria vida a fim de ter em suas Poderosas mãos a sua vida e a minha vida. E agora, já em Suas Potentes Mãos, NADA e NINGUÉM poderá nos separar de Seu Amor. Nem mesmo a morte! Tenhamos fé e tranquilidade, JESUS CRISTO, O Espírito Santo ( O Paráclito ), está CONOSCO! Mantenhamos viva nossa fé nEle, confiando piamente como aqueles que vêem o invisível, Deus! 

   A igreja a despeito de seus sofrimentos e de suas dores, sejam no físico ou em sua alma, ELA PODE CONTAR SIM COM A ASSISTÊNCIA AMOROSA E PODEROSA DO ESPÍRITO SANTO! Oh, querido irmão (ã), ânimo! Fé! " Não se turbe o vosso coração; credes em Deus,  crede também em mim". [Jo.14:1]. Esta é uma graciosa e poderosa promessa, Não temos que temer as ameças da vida, Deus está conosco, Jesus está conosco e o Maravilhoso Espírito Santo também está conosco! Temos a Bendita e Santa Trindade ao nosso Favor, em pró da igreja. Fomos comprados por preço, e não por coisas perecíeis MAS pelo precioso SANGUE de CRISTO. E por conta deste grande valor em Cristo, é que O Mesmo Rogou o Pai o Seu Espírito Santo para Assistir a Igreja em suas fraquezas, fortalecendo-a em sua caminhada aqui na terra até que a glória celestial seja uma Realidade Eterna em sua vida. Ao Senhor toda glória. A igreja do Senhor tem um Dono e por isto não está só. Não deixarei órfão disse Ele, voltarei para vós outros para que onde eu estou estejais vós também.

   E você querido leitor, que ainda não pertence ao Senhor e nem faz parte de Sua Igreja, porque passar pelas intemperes desta vida sem o Auxílio e Assistência Poderosa e Consoladora da Pessoa bendita do Espírito Santo? Experimente! Prove desse amor, Auxílio Glorioso e Assistência Real de Deus de Seu Espírito Santo em sua própria vida!  E você verá o quanto de amor Deus lhe concederá lhe assistindo em suas fraquezas em meio as dores e sofrimentos, dissabores que por ventura esteja passando ou passe um dia. Deus Mesmo lhe garantirá esta Poderosa Assistência espiritual. Por Sua graça e amor, lhe  soerguerá, pondo os vossos pés Na  Rocha eterna, Cristo.

  Temos dEle esta gloriosa e inaudita promessa, Ele habita com a igreja e está com ela até a consumação dos séculos. Seja você parte e alvo dessa Assistência do Espírito Santo.

    Que o Espírito Santo de Deus o console, fortaleça -o enchendo o seu coração de graça e esperança Viva no Deus que é puro amor em Cristo Jesus.

    No amor dAquele é a Expressão exata do ser de Deus, Jesus Cristo.

   Ev. Marcos Melo.
   

sábado, 21 de abril de 2018

O Zelo de Fineias e o Adormecido Comportamento das Igrejas Modernas!



" Então, disse o SENHOR a Moisés: ‘ Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.’ “ [ Números 25:10,11].

     Os judeus vinham ganhando todas as batalhas em sua trajetória rumo a Canaã, a terra que Deus havia prometido a Abraão. Cabe dizer aqui que Israel vinha a cada metro que avançava derrotando seus inimigos. Desbaratava-os e saqueavam seus espólios de algumas cidades. O que muitos dos reis se aliavam a fim de derrotar Israel. Dos capítulos 22 ao 24 de Números, encontramos Balaque negociando com o falso profeta Balaão a fim de que ele amaldiçoasse o povo de Israel. Todos devemos saber que isto não acontece. Balaque furioso pensa que Balaão estava o engando, porém o mesmo já o tinha dito que, Jamais poderia amaldiçoar o que Deus já havia abençoado. Não havia mais nada que Balaque pudesse fazer. Suas economias não funcionavam com o objetivo que ele tinha em mente. Pois Balaão só falava o que Deus ordenava. E, por três vezes havia abençoado o povo de Israel. A queda do povo veio através de uma arte manha insuflada por Satanás pela instrumentalidade de Balaão. O povo se corrompe com as mulheres pagãs e se prostituem com ela [ Número 25; 31:16 ].

     Este foi o pano de fundo. Israel vinha ganhando as batalhas, mas, por conta de seus pecados veio a ser derrotado diante de seus inimigos. Deus matou vinte e três mil em um só dia. Todas as mulheres que Balaão colocou no meio do arraial de Deus deveriam ser mortas. Moisés se indignou contra os chefes, os príncipes do povo pois foram coniventes com o pecado do povo. E foi justamente neste contexto que surge o personagem Fineias filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote. No meio da congregação o Espírito de Deus toma-o e ao pegar uma lança, crava-a pelo ventre o homem israelita e a mulher midianita [ Númenro 25: 7 ]. Este ato do Filho de Eleazar desvia a ira de Deus de sobre os filhos de Israel e por conta disto ganha o louvor de Deus “ estava animado com o meu zelo.”

     O paralelo que fazemos hoje com este homem de nome Fineias com as igrejas modernas é o total Adormecimento de Ânimo em que as Igrejas modernas se encontram hoje. Podemos apontar para o desânimo presente na completa indiferença quanto a vida de piedade que as mesmas se encontram, isto digo, de um modo geral. As igrejas modernas estão tão maquiadas com suas vontades que notamos por exemplo muita impureza no culto ao Senhor. Notamos o quanto disto é justamente o reflexo que estas de um modo particular desconsideram o valor de uma vida santa, justa e piedosamente aos pés de Cristo. Elas são amantes das músicas e do balançar esquelético. Odeia o meditar nas Escrituras Sagradas, vida de oração secreta. Muitos nem mesmo sabem o que significa isto. E por estas razões seus aspectos são como de folhagem murcha, seca que são levada pelo vento. 

     Oh, quão distantes estão tais igrejas do Zelo de Fineias que exerceu à muitos anos atrás. Tais igrejas animam-se com tudo, menos com o que agrada ao Senhor. Não tem por exemplo cravados seus pecados diante de Deus, mas, vivido de modo a desagradá-lo. Incorrendo no pecado de prostituir-se com tudo que sejam impuro e imoral. Não tem como não dizer que, logo em breve experimentarão o furor da vara do Senhor. Arrependimento genuíno é o que se requer.

     Fica a exortação do próprio Jesus que, antes fosse quente ou frio, mas, sendo morno, estás a ponto de vomitar. Quantos cultos! Quantas vidas Jesus já não estão a ponto de serem vomitados de sua boca. O Evangelista Mateus diz em seu capitulo 15 que há um grupo de pessoas, de “adoradores” que apenas com lábios o louvam estando seus corações distantes de O Adorar e estarem realmente animados com seu zelo. Oh, que o Senhor por Sua graça envie seu fogo abrasador para tirar as igrejas modernas do adormecimento e apatia espiritual. Que um novo Vigor de Deus visite as mesmas tirando-as da frieza e indiferença para com a Santidade de Deus. Aí haverá paz por todos os lados. Haverá vida robusta entre o povo! Ânimo renovado! Vida de zelo e santidade viva. Haverá prosperidade, a bênção e a paz divina de geração à geração sobre a Igreja que realmente evidencia ânimo zeloso por seu Deus.


     M.S. de Melo, Ev.

Evangelho reformado