sábado, 18 de fevereiro de 2017

Pregação E Leitura Veiculo Único Ordenado Por Deus Para Converter Pecadores!






" Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque nada decidir saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus". [ 1 Co.2.1-5 ]


        Willan Perkins sobre a pregação ele diz: " A pregação é o principal dever de um ministro; porque a pregação é o chamares da alma pela qual a mente dos homens é abrandada e transformada de uma vida ímpia para fé e o arrependimento evangélico. Portanto se perguntassem qual é de todos os dons o mais excelentes, sem dúvida alguma, a honra recai sobre a pregação."

          É incrível como hoje em dia as igrejas valorizam tanto as músicas. Elas, as músicas, possuem um lugar especial no momento de culto. São quase veneradas. Os congregados e adoradores, mesclados com todo tipo de emocionalismo, onde a fé dos mesmos nem sempre estão fundadas na própria palavra de Deus, mas, em "sentir" aquela ou essa música. Eles precisam sentir algo no culto, do contrário de nada adiantou ao se dirigirem ao templo. A música tem que mexer com eles. O esqueleto em vez do culto racional tem que se fazer presente. Quando no momento litúrgico todo o tempo é concedido as apresentações, "testemunhos" e o "grande" momento de louvor e o momento de pregação reduzido.

            Hoje há dos mais variados gostos musicais. Rock ao Pagode gospel. Diria um conhecido. Movimento "cospel". E os "crentes" movidos por um zelo cego emotivo se deixam levar por estas porcariada toda. Tornando o culto um momento do sentir, o de se arrupiar e causar calafrios do que o próprio senso de reverência cúltica daqueles que deveriam adorar em espírito em verdade.

          A pregação, é o meio e o veículo pelo qual o próprio Deus instituiu. A pregação é o meio veicular onde Deus comunica de modo mais apropriado a sua vontade revelada. " O principal dever de um ministro, é o chamares da alma onde a mente do homem é abrandada e transformada de uma vida ímpia a uma vida de fé e  o arrependimento evangélico." Willian Perkins.

             A pregação é o meio eficaz para a Salvação. Mais nenhuma outra forma se torna mais eficaz. Pergunta 155 de Catecismo Maior diz : Como a Palavra se torna eficaz para a salvação? R=  O Espírito de Deus torna a leitura,  e especialmente a pregação da Palavra, um meio eficaz para iluminar, convencer e humilhar os pecadores; para lhes tirar toda confiança em si mesmos e os atrair a Cristo; para os conformar à sua imagem e os sujeitar à vontade; para os fortalecer contra as tentações; para os edificar na graça e estabelecer os seus corações em santidade e conforto mediante a fé para a salvação.

                   Como pensar que exista outra forma de Deus comunicar de forma eficaz a sua Palavra, a não ser a pregação! O Espírito de Deus usa com eficaz ação a leitura e especialmente a pregação da Palavra. Ela mesma, pelo Santo Espírito, ilumina, convence e humilha pecadores. Deus por sua misericórdia pode se utilizar de meios impensáveis de chamar o pecador a Cristo. Contudo, o único meio eficaz de Deus chamar pecadores ao caminho do evangelho, é através da LEITURA e ESPECIALMENTE a PREGAÇÃO da PALAVRA. Não exite outro meio tão eficaz quanto! Sola Scriptura! Foi e Deve SER O GRITO da reforma ainda hoje. Este é o ÚNICO meio  PODEROSO DE DEUS CHAMAR PECADORES AO ARREPENDIMENTO.

         Descarta-se então toda e qualquer obervação a ser feita quanto a se admitir que a música seja uma outra forma de Deus iluminar, convencer e humilhar, atraindo o pecador a Cristo. E a isto o apóstolo Paulo afirma categoricamente que NADA quis saber entre os Coríntios a não SER a Cristo, e este crucificado. E a sua PREGAÇÃO não estava fundada em palavras persuasivas ou de sabedoria humana, MAS em demonstração de espírito e de poder. [ 1 Co. 2.1-5 ]



Resultado de imagem para imangens de pregadore puritanos


Marcos Silva De Melo, CDP
Fb.@verdadeemcristo
www.youtube.com/verdadeemcristo
             

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mulher No Púlpito - Permissão ou Impedimento Bíblico - Parte I




          Quero com humildade, temor e tremor, apresentar alguns artigos de nossa linha reformada. Coisas estas esquecidas por muitos. Estaremos abordando parte deste artigo escrito pelo Pr. D. Wilson. Estaremos com a graça de Deus apenas expondo estes assuntos, no intuito de que Deus se mostre gracioso em nos revelar sua vontade expressada nas Santas Escrituras, do Antigo e Novo Testamentos. Em oração, dedicação, fidelidade as Escrituras, não porei aqui nada que não esteja buscando a glória de Deus. Já algum tempo temos publicado aqui algumas áreas da vida da igreja, tanto em sua forma cúltica quanto em áreas particulares da vida secreta. Alguns podem até dizer que isto não é pregar a Palavra. Mas o é. Pois diz respeito a doutrina de Cristo. E em cima de sua ordem explicita que diz: " Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." [ Mt. 28.20a ] É que venho como seu humilde servo lhes apresentar doutrinas que ele mesmo nos diz para ensinar. Do contrário não estariamos o glorificando. Que Deus por sua Graça, fale ao nosso coração. E queira abençoar a sua vida e a sua igreja. A qual vive momentos turvos no campo doutrinário, com tanto lixo teológico não ordenado nas Escrituras. Oh! Que Deus faça sua obra de reforma em  sua amada igreja a qual foi comprada por preço mui valioso, o sangue de seu Filho Jesus Cristo. " Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fornte de lucro; e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento." [ 1 Tm. 6.3-6 ].



Ministro de Saia

     
      Defendendo de maneira argumentativa, o expositor pr. Douglas Wilson, introduz seu assunto da seguinte maneira teologicamente falando:
         
        Raramente os crentes lutam em batalhas estratégicas. Os quais, quando são provocados segundo, sempre o fazem com conflitos irrelevantes, sem muita importância. Desgastam-se em combate pouco importante. Asseverando o sr. D.W, que os crentes não conseguem enxergar um padrão [ Bíblico ] na manifestação calorosa desse tema em exposição. Tornando um assunto enfadonho e de só de menos. Sem exercer portanto, nenhuma importância a lutar bravamente por aquilo que seja o padrão bíblico. Normativo, moral, perene e ordenado. 
       
        Segundo o parecer do Sr. D.W, a influência cultural permeada em nossa época tem prejudicado o bom andamento da vida das igrejas. " As Igrejas pós-modernas estão profundamente imergidas e influenciadas pelo pluralismo doutrinário; isto pelo fato de ter se afastado de seus princípios reformados. O que, a muito tempo, muitos crentes dos quais não sabem o que é ser um evangélico na mais comum expressão da palavra. Ser evangélico é ser bíblico. 
[ afirmativa nossa ] Pois ventos de doutrinas várias tem insuflado no santo arraial de Deus. O que falta segundo a análise do Sr. D.W, é uma postura de coragem por parte da liderança. Exercendo a autoridade sobre os quais o Espírito Santo os constituíram bispos " para pastoreardes o rebanho de Deus, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho." [ 1 Pd.5.2-3 ].
         
      Postura mais enérgica deve-se ter em padrões doutrinários como o assunto em pauta, afirma D.W. Onde o mesmo chega a dizer que, o corrente clima de incredulidade chega a ser um obstáculo a exegese do apóstolo Paulo quando diz: " A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, em silêncio. Porque, primeiro foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso. [ 1 Timóteo 2.11-15 ]. Palavras essas que são simples para os que querem que sejam simples. Mas, para os de má vontade torna-se cheia de mistério. Uma passagem que aponta para o princípio espiritual, quando Paulo diz que primeiro foi formado "Adão, depois, Eva" Existindo assim uma ORDEM na CRIAÇÃO. O que de modo algum esta passagem se refere como muitos dizem, ser coisa da época, ou cultural, e mais ainda; pasmem! Ouvir algo do tipo de um não convertido ainda vai lá, mas, de conversos, um absurdo. Achar que esta expressão, e este mandamento, vem de uma prerrogativa machista. Pasmem!!!!!!! A má vontade sempre existirá por aqueles que veem nestes versículos um "grande mistério". O que na verdade não é [ opino conjunto a outros pensamentos reformadores ].

        A mulher, continua o Sr. D.W, uma vez que a é a glória do homem, deveria ela se dirigir a congregação local de cabeça coberta pelo cabelo; a glória de uma mulher humilde. E isto porque, afirma D.W, o homem não foi formado da mulher, e, sim, a mulher, por causa do homem. Não devendo jamais esquecer, que este princípio na ordem da criação, deveria ela permanecer em fé, amor, santificação e com bom senso [ 1 Timóteo 2.15c ] sendo ela mesma preservada...se permanecer desta forma,  na missão de ser mãe. 
[ 1 Timóteo 2.15a ].

         Ainda que nos sejam isto um motivo de tristeza para muitos, sim, pois, existe dos que não veem desta maneira. Isto, é de fato desconcertante. Contudo, de maneira alguma, isto pode ser considerando aqui em pleno movimento pós-modernista, ser este assunto de cunho feminista, afirma Sr. Pr. Douglas Wilson. Sendo um agravo para todos aqueles que defendem e acatam a ideologia e diálogos feministas, um caminho bastante acidentado e escorregadio para os que trilham e defendem tal ideologia, diz o Sr. D.W, um caminho exegético bem difícil de se entender, não sendo da forma a cima apresentada.





Doutrina Reformada 


Mulher No Púlpito - Por Douglas Wilson 


Ev. Marcos Silva De Melo. 

Face book : @verdadeemcristo75
Instagram : @verdadeemcristo75.oficial
Youtube. www.Youtube.com/verdadeemcristo
            
                    
                  

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Santa Convocação - Culto Solene Ao Senhor


Resultado de imagem para imagens de igrejas puritanas



" Então, formou o SENHOR ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado" ..." Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. " [ Gênesis 2.7,8-15 ]


    Como faz parte da lei da natureza que, em geral, uma devida proporção de tempo seja separada para o culto divino, assim também, em sua Palavra, mediante uma ordenança positiva, moral e perene, obrigando a todos os homens, em todas as épocas, Deus particularmente designou um dia em sete para um Sábado, que lhe seja santificado; o qual, desde o princípio do mundo até a ressurreição de Cristo, foi o último dia da semana; e, desde a ressurreição de Cristo, foi substituído pelo primeiro dia da semana, e que na Escritura se chama dia do Senhor, e deverá continuar ao fim do mundo como o Sábado Cristão.  Confissão de Fé Comentada - Capitulo XXI - Seção VII  - Do Culto Religioso e do Dia de Descanso. Pág. 380.

       Imaginemos um técnico convidado para ensinar futebol em um país que nunca se ouviu falar de futebol. E chagando entre os aspirantes a jogador profissional, começa a instruí-los sobre o futebol. Regras de um modo geral. Objetos de trabalho. E forma de apresentação do esporte. E subitamente entre eles um punhado de alunos contesta sobre a bola. " A! esta bola não é boa não. Deveria ser com uma outra bola. Ou, o número de jogadores deveriam ser mais na linha, o número está muito pouco." Coisas estas estranhas ao Técnico. Não é uma situação bem desconcertante para o Técnico que foi contratado para ensinar futebol a este grupo de aspirante a jogador? Sim! Sem dúvida alguma, o técnico iria achar muito estranho a postura manifestada por parte desses pretensos jogadores. 

       Mas uma indagação a ser feita: Ainda que o mesmo ensinassem todas as técnicas, regras e normas, se estes aspirantes a jogador não entendesse a essência do esporte eles jamais seriam realmente um jogador de futebol. Ainda que a risca seguissem passo a passo as normas do técnico. Eles deveriam entender a essência do esporte. 

       Pois bem, as igrejas no brasil, pesquisadamente estudadas, em muitas delas, por serem de um raiz historicamente reformadas, conservadoras e muitas afirmadamente atestam ser Calvinistas; quando olhamos para sua forma cúltica, notamos um dispare absurdo do que realmente vem a ser a essência dos termos reformados, conservadores, tradicionais ou Calvinistas. Será que eles estão entendendo mesmo qual é a essência da coisa?
    
         Quando vemos Deus colocar o homem no Jardim do Éden, notamos algumas coisas. Um local de Adoração, o Éden. O homem como rei, pois tinha recebido a incumbência, o cargo, a missão de governar o mundo. Dando nome aos animais e cultivando e guardando a terra. No original Hebraico, cultivar e guardar ( Ávari e Chámán ).  Exercendo assim o ofício de sacerdote, rei. E  profeta no sentido de Adão comunicar a vontade de Deus a sua mulher e filhos. Estes verbos é o mesmo que aparece em passagens como: [ Nm.3.5] Guardar [V.2] Ministrar [ V. 8 ].

       O Éden é o lugar de adoração, das delicias com Deus. Lugar de comunhão. Lugar de Deus está entronizado entre os querubins [ Gn. 3 e Ez. 23 ].  Porém, o Éden, apesar de ser o paraíso, não era lugar de rede, vida boa ou descanso, mas de serviço e adoração. A igreja hoje restaurada pós queda, torna-se lugar onde Deus ordena sua bênção e a vida para sempre! E, como é devidamente ordenado por ele mesmo que uma devida porção do tempo seja dado a ele, como hoje as igrejas tem gerenciado seu tempo no dia do Senhor? Na santa Convocação para este dia. Do Culto solene ao Senhor? Tem a mesma observado ou negligenciado com práticas recreativas, lúdicas, trabalhos, profanando assim do dia do Senhor?

       E aqui mostramos uma diferença gritante, do culto do Antigo Testamento ao Culto do Novo Testamento. É aqui que o Técnico precisa se fazer entender pelos atletas de Cristo. É preciso entender a essência do culto que se oferece a Deus. E como ele mesmo ordena em Sua Santa Palavra. Pois a forma do culto do Antigo Testamento é como uma maquete de um Shopping. Que apontava para a verdadeira construção que haveria de vir no futuro. Eram apenas sombras, formas das coisas reais que haveria de vir. Eram figuras da realidade do céu. Representativamente falando.

      Hebreus 10, o autor, descreve que antiga forma de adorar a Deus havia se cumprido com a morte de Cristo na cruz. E toda forma cúltica do Velho Testamento se foi e se estabeleceu uma nova maneira de adorar a Deus. Instituída por Ele mesmo. " Sacrifício e oferta não quisestes; antes, um corpo me formastes; não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. Então, eu disse: Eis aqui estou ( no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade. ...Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas."
 [ Vs.5,7-9 ].

     O povo judeu, viu a maquete do que seria a verdadeira adoração. A verdadeira Forma Expressiva veio! O Verbo se fez carne! Jesus. Removeu a antiga forma cúltica de adorar a Deus. A liturgia Neo Testamentária, deixa de ser sombra da dar lugar para o que é de fato. O Culto em espírito e em verdade [ João 4.24 ] Pois são estes que o Pai procuram para seus adoradores. Afirmando assim, que o Técnico mostra através de sua Palavra que é a essência juntamente com a forma pré-estabelecida por ele mesmo em sua palavra que é para se cultuar este Deus que é santo, não segundo a imaginação dos homens, ou sugestão de Satanás. Mas, adorar como Ele mesmo determina em Sua Palavra. Remove o primeiro para estabelecer o segundo, disse Jesus. [ Hb. 10.9 ]

       Como então, não prestar obediência nesta Santa Convocação ao Culto Solene Ao Senhor? Fazendo o que está ordenado no Novo Testamento. Liturgia esta que deveria nortear as igrejas da Atualidade. Fazendo uso as que são genuinamente confessionais de seus símbolos de fé. E Adorando e Servindo a Deus em Santidade e Temor. Como ainda ficar encantado com a maquete quando já se temos o prédio pronto.

Fonte: Estudo abordado da XVII Conferência Reformada Puritana.


M.S. De Melo.






          
       

Evangelho reformado