" Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque nada decidir saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus". [ 1 Co.2.1-5 ]
Willan Perkins sobre a pregação ele diz: " A pregação é o principal dever de um ministro; porque a pregação é o chamares da alma pela qual a mente dos homens é abrandada e transformada de uma vida ímpia para fé e o arrependimento evangélico. Portanto se perguntassem qual é de todos os dons o mais excelentes, sem dúvida alguma, a honra recai sobre a pregação."
É incrível como hoje em dia as igrejas valorizam tanto as músicas. Elas, as músicas, possuem um lugar especial no momento de culto. São quase veneradas. Os congregados e adoradores, mesclados com todo tipo de emocionalismo, onde a fé dos mesmos nem sempre estão fundadas na própria palavra de Deus, mas, em "sentir" aquela ou essa música. Eles precisam sentir algo no culto, do contrário de nada adiantou ao se dirigirem ao templo. A música tem que mexer com eles. O esqueleto em vez do culto racional tem que se fazer presente. Quando no momento litúrgico todo o tempo é concedido as apresentações, "testemunhos" e o "grande" momento de louvor e o momento de pregação reduzido.
Hoje há dos mais variados gostos musicais. Rock ao Pagode gospel. Diria um conhecido. Movimento "cospel". E os "crentes" movidos por um zelo cego emotivo se deixam levar por estas porcariada toda. Tornando o culto um momento do sentir, o de se arrupiar e causar calafrios do que o próprio senso de reverência cúltica daqueles que deveriam adorar em espírito em verdade.
A pregação, é o meio e o veículo pelo qual o próprio Deus instituiu. A pregação é o meio veicular onde Deus comunica de modo mais apropriado a sua vontade revelada. " O principal dever de um ministro, é o chamares da alma onde a mente do homem é abrandada e transformada de uma vida ímpia a uma vida de fé e o arrependimento evangélico." Willian Perkins.
A pregação é o meio eficaz para a Salvação. Mais nenhuma outra forma se torna mais eficaz. Pergunta 155 de Catecismo Maior diz : Como a Palavra se torna eficaz para a salvação? R= O Espírito de Deus torna a leitura, e especialmente a pregação da Palavra, um meio eficaz para iluminar, convencer e humilhar os pecadores; para lhes tirar toda confiança em si mesmos e os atrair a Cristo; para os conformar à sua imagem e os sujeitar à vontade; para os fortalecer contra as tentações; para os edificar na graça e estabelecer os seus corações em santidade e conforto mediante a fé para a salvação.
Como pensar que exista outra forma de Deus comunicar de forma eficaz a sua Palavra, a não ser a pregação! O Espírito de Deus usa com eficaz ação a leitura e especialmente a pregação da Palavra. Ela mesma, pelo Santo Espírito, ilumina, convence e humilha pecadores. Deus por sua misericórdia pode se utilizar de meios impensáveis de chamar o pecador a Cristo. Contudo, o único meio eficaz de Deus chamar pecadores ao caminho do evangelho, é através da LEITURA e ESPECIALMENTE a PREGAÇÃO da PALAVRA. Não exite outro meio tão eficaz quanto! Sola Scriptura! Foi e Deve SER O GRITO da reforma ainda hoje. Este é o ÚNICO meio PODEROSO DE DEUS CHAMAR PECADORES AO ARREPENDIMENTO.
Descarta-se então toda e qualquer obervação a ser feita quanto a se admitir que a música seja uma outra forma de Deus iluminar, convencer e humilhar, atraindo o pecador a Cristo. E a isto o apóstolo Paulo afirma categoricamente que NADA quis saber entre os Coríntios a não SER a Cristo, e este crucificado. E a sua PREGAÇÃO não estava fundada em palavras persuasivas ou de sabedoria humana, MAS em demonstração de espírito e de poder. [ 1 Co. 2.1-5 ]

Marcos Silva De Melo, CDP
Fb.@verdadeemcristo
www.youtube.com/verdadeemcristo
Fb.@verdadeemcristo
www.youtube.com/verdadeemcristo
