Os Atributos de Deus Em Geral
A. A Avaliação dos Termos Empregados.
B. Métodos de Determinação dos Atributos de Deus.
C. Sugestões Feitas Quanto às Divisões dos Atributos.
Os teólogos escolásticos na tentativa de elaborar um sistema de teologia natural, abordaram três modos para determinar os atributos de Deus, são eles: Via Causalitatis, Negations e a via eminentiae.
A via da casualidade está para uma compreensão superior a da que ronda a compreensão do mundo de um modo geral. Ela, destaca a ideia de casualidade como a causa primeira da criação, afirma ela, a suprema ideia de um Onipotente Criador. Devendo deixar de lado toda relação da observação de um governo moral para um contemplar de um Governante Poderoso e Sábio.
A via da negação admite-se toda perfeição em Deus e nada para suas criaturas, neste caso o homem, pós queda. Neste princípio, afirma-se que Deus é independente, infinito, incorpóreo, imenso, imortal e incompreensível.
Finalmente a via da eminência, atribuindo a Deus de forma mais eminente as perfeições relativas que descobrem-se nos homens. Segundo o princípio de que existe um efeito preexistente em sua causa, e ainda num sentido mais absoluto, em Deus como um ser Supremo. Método que apesar de atrair a atenção de muitos, segundo L.Berkhof, não é o método mais apropriado para a teologia dogmática. Pelo fato deste método tirar suas conclusões de Deus partindo da esfera do próprio homem, quando se deveria observar o princípio da Alto Revelação de Deus, Sua Palavra Inspirada. Não podendo conhecer o homem a Deus por sua própria ótica, o que, indubitavelmente não é um correto proceder teológico. Sua Divina Palavra, Única fonte do homem conhecer a Deus do modo correto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário