sábado, 16 de dezembro de 2017

Campos Não Habitados




" Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achava-me enfermo e preso, não fostes ver-me. " [ Mt. 25.42,43 ].


  O livro de Atos dos Apóstolos, o evangelista e discípulo do Senhor, relata-nos em palavras bem claras, de como era o Ministério de Jesus. Diz Lucas, o Apóstolo: " Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse retido por ela. " [ At. 2.22,24 ].

    Quando o Senhor nos diz de modo duro, terrível e reprovável, que existirá muitos, que por conta da infame negligência por ser indiferente a realidade que os assiste, ouvirão do Senhor um APARTAI-VOS de MIM. Que dia terrível não será para estes.

    É certo que sinais, prodígios, curas não devem ser de logo atestado uma verdadeira serventia no reino de Deus. Pois sabemos de alguns que se utilizaram destas manifestações miraculosas arrebatadoras, no intento seu destino foi a condenação, como o caso de Judas, o Escariotes. 

    Contudo, Jesus nos chama a atenção para o fato de que o serviço no reino de Deus ele é sim, de importância missiológica. A igreja, o crente coletiva e particularmente deve sim se envolver com a obra de evangelização. Deve mostrar o efeito da graça em suas vidas numa resposta e atitude positiva ao chamamento da grande comissão. 

    Notamos em fim, uma completa descaracterização de uma igreja que se diz salva, contudo morta no que diz respeito ao Campo Missionário. Não entenda em fim aqui, necessariamente o sair do país, do estado ou coisa parecida. Mas o envolver-se comprometidamente com o ide de Jesus. " Ide," Diz o Senhor. Mas, o que temos visto em sua maioria? Um retrocesso a esta ordem. Um descaso completo! A valorização de outras atividades e interesses - o que de fato não devem serem descartadas, contudo, há sim, uma morbidez quanto o despertar do ato e ação evangelística. 

    O fato da fome, da sede, da nudez, da enfermidade, da prisão e a falta do abrigo espiritual, tem sido cada vez mais esquecido pelos chamados igrejados. Não notamos o despertar por estas atividades. Como, uma igreja eleita em Cristo ignora esta ordem? " Ide!" " Ide! " " Ide! "  " Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me." [ Mt.25. 42,43 ].

   Ao profeta Isaías foi-lhe dito: " ... A quem enviarei, e quem há de ir por nós? " [ Is.6.8a ]. A resposta do profeta foi rápida! Não titubeou! Não tremeu! Mas confiou Naquele que o chamava. E se lançou de corpo alma e coração. Sua vida agora pertencia Ao Grande Emissário de sua vida. " Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." [ Is. 6.8b ].

   E porque muitos hoje, são tardios em responder ao chamado do Senhor em ir ao Campo? Você não foi chamado por Deus? Bom, presumo que sim. Então porque titubear quanto a esta santa convocação? Enquanto os homens morrem de fome, sede, perdemos tempos em coisas fúteis. E nada fazemos para Deus em pró do resgate destes que clamam por pão e água. 

   A igreja como um todo precisa se envolver com esta ordem comissionaria de Jesus. Como o povo cristão tem perdido feio em face de movimentos pagãos, heréticos em socorrer os que jazem na sombra da morte. É momento de fiéis líderes envolver sua igreja em pró dos perdidos. Levar não só o pão material, mas, muito mais ainda oferecer o que por Deus nos foi dado gratuitamente no Amado, o Santo Evangelho, A Palavra Viva de nosso Cristo!

    Longe de nós o ouvirmos a sentença dada pelo nosso Criador e Salvador Jesus Cristo. " Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiros, não me hospedastes; estando nu, não me vestiste-me; achando-me enformo e preso, não fostes ver-me."(...) (...) " em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim deixastes  de fazer. E irão estes para o castigo  eterno, porém os justos, para a VIDA ETERNA. "  [ Mt. 25.42-44 b ].

   Os Campos Não Habitados, são os campos onde existe a ausência dos pés dos santos, dos crentes em Cristo. Com tristeza digo isto. Qual é o seu campo? Pode ser sua casa, pode ser sua escola, faculdade ou trabalho. Até mesmo uma parada rápida em algum lugar que lhe dê a oportunidade de realizar o Ide de Cristo. Não perca tempo! Invista tempo em pró das almas perdidas. Não espere que lideres lhe motive, o que muitas vezes não se ver nenhum esforço ou quase nada para o mesmo. Vá! Saia ao campo. E atue como um servo fiel pregando a Palavra de Deus. 

    Do geral ao particular, agora pra você, de um modo específico, o que tens feito no esforço evangelístico? Anime-se e não espere lideres lhe motivarem se estas não são suas maiores afeições, a salvação dos perdidos. Você só precisa obedecer a ordem do Grande Líder Jesus, " Ide!" E responda seu chamado eficazmente a semelhança do profeta Isaías. 

     Eis o anuncio do Senhor: " Não dizeis vós: ' Ainda há quatro meses até a colheita?. Eu, porém, vos afirmo: erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para a colheita." [ João 4.35 ]

M.S. De Melo.







    
    


Evangelho reformado