"SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho;"
[ Salmos 5:8 ]
Seguimos com a nossa exposição do Salmos 5. Deparamo-nos agora neste belo versículo da Palavra inspirada, onde o rei Davi agora diante das ameaças de seus inimigos suplica a seu Deus o guie em meio ao grave momento de ameça. E em seu clamor a Deus encontramos duas seções. Vejamos a primeira: " SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários;" [ v.8a ]. Davi, como rei em Israel, deveria muito bem em meio aos seus embates, demonstrar postura de rei. Evidenciar coragem muito mais do que suas habilidades, era a própria fé no Deus que o livraria das garras do inimigo. Davi mais do que ninguém precisava demonstrar isto, a fim de que o povo a quem comandava não vacilasse diante do inimigo. A semelhança dos espias que foram ver a terra e se acovardaram diante dos gigantes da terra a qual iriam tomar posse. Somente Deus poderia guiar Davi em suas batalhas. Pergunto, quem tem guiado você em suas batalhas? Tem sido o Grande General do Universo? Ou será que tem sido as suas habilidades, suas engenhosidades? Isto seria confiar no braço da carne. O mesmo que comprazer nos músculos do guerreiros e confiar na força dos cavalos. Oh, que você saiba, que, somente Deus, o Senhor O pode guiá-lo de modo seguro em suas batalhas. Somente Deus Pode de modo perfeito orientá-lo que caminho, que estratégia usar para vencer suas batalhas e derrotar seus inimigos. Deposite nEle, no SENHOR, toda a sua confiança. E veja que o melhor e mais seguro caminho de estratégia diante das ameaças é SER GUIADO POR DEUS.
A segunda seção a ser observada é a seguinte. E aqui entendemos que o rei Davi suplica a Deus duas coisas em uma só. Pois guiá-lo na justiça de Deus era o mesmo que ter diante dele o caminho de Deus aplainado. Reto. Pavimentado. Diz ele: ..."endireita diante de mim o teu caminho;" [ v.8b ]. Davi como rei, não deveria jamais cometer deslize. Seus inimigos, seus adversários estavam em sua volta. E eles queria justamente uma falta, uma brecha para que se tornasse presa fácil para seus adversários. Mas, aqui está a grande sabedoria. Davi não buscou ajuda da terra, entre os homens. Davi saia pra guerra com o conselho do céu. Davi não saia para suas empreitadas militares sem antes consultar o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Davi precisava consultar a Deus sempre que fosse a uma guerra. E aqui está o segredo de suas vitórias, ELE CONSULTAVA A DEUS! Davi se revestia do poder do alto! Davi era o ungido do Senhor! E mexer com Davi era o mesmo que está mexendo com o Próprio Deus. Pois o rei era a representação de Deus na terra. "Endireita diante de mim o teu caminho". Davi precisava que Deus pavimentasse sua estrada diante dele, a fim de que ele não tropeçasse em seus próprios pecados, tomando uma decisão que comprometesse sua vida e a de seu reinado. Davi precisava que Deus aplainasse o caminho de justiça perante seus olhos, com o fim de que seus adversários não tivesse motivo de o ridicularizar se caso viesse a ser derrotado por não haver ele consultado ao Senhor. Isto não foi o que aconteceu com o rei Saul? O qual recebeu a repreensão da parte de Deus por ter feito o que não lhe competia. Desobedeceu as ordens do Senhor exerceu uma tarefa, um ofício que somente o profeta Samuel e os sacerdotes o podia fazer, o sacrifício ao Senhor. E por conta de sua desobediência, foi tomado de suas mãos o seu reinado. E, rasgado foi literalmente todo ele. Isto é o que acontece com todo aquele que não consulta a Deus antes de sair para suas batalhas. Derrota, humilhação e os bens sendo sendo saqueado pelos adversários. Mas, temos aqui um grande exemplo para enfrentar as ameaças com segurança e sermos bem sucedidos. "SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho;". [ 5:8 ].
Exercer esta postura, é refletir santidade na conduta. É realmente externar o que vive latente no coração, A Glória de Deus em tudo! Davi queria glorificar a Deus através de suas conquistas. E somente consultando, buscando a orientação de Deus foi que seus adversários foram, todos eles, humilhados, derrotados e saqueados seus bens. Desejo lhe perguntar caro leitor, a quem buscais para seres bem sucedido em suas conquistas, suas batalhas, suas guerras? Nada tem os que confiam na força do braço da carne. Mas, tem tudo, quem faz do Senhor seu Maior Conselheiro de suas conquistas. Vida e Paz para estes, que, através de uma conduta santa, reta, exerce bom testemunho diante dos adversários. Estes, realmente têm de Deus a Aprovação. E tem do próprio Deus, por graça e misericórdia, por meio de Seu filho Jesus Cristo, uma bela mesa de vitória preparada para em seu favor e isto perante seus inimigos, seus adversário.
Lembremos, o segredo de nossas conquistas está em consultar a Deus de forma obediente. E hoje temos as Escrituras Sagradas como A Fonte de Toda Busca Segura. Deseja receber sábia direção para o seu presente e para seu futuro de maneira vitoriosa? Leia as Escrituras Sagradas ( A Bíblia ). E Ele vem com Seu Santo e Sábio conselho lhe orientar que passo deve tomar, a fim de que você seja poderosamente aparatado para vencer seus adversários. Por Meio de Seu Filho Bendito o Senhor Jesus Cristo, Deus concede a seus filhos gracioso livramento.
Soli Deo Glória!
Ev. M.S. de Melo.




