sábado, 30 de junho de 2018

Olhos Que Contemplam a Salvação - Final - Jesus, Salvação, Luz, Revelação e Glória das Nações



" Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: Luz para revelação aos gentios e para a glória de teu povo de Israel."
[ Lc.2:29-32 ]


      Chegamos ao final de mais uma exposição do Texto Sagrado de Lucas Capítulo [2:25-35]. Disseemos em notas passadas que os Olhos Que Contemplam a Salvação são áqueles que foram abertos pelo Espírito Santo; de que, sem a Ação Soberana, o homem jamais poderá conhecer a Cristo. Que, se Deus não mover Sua mão de misericórdia o homem jamais conhecerá o Caminho da Paz, o Caminho de Luz. O Caminho da Vida.

     Disseemos também que, a própria Revelação de Deus é um grande Ato de Sua Misericórdia e Bondade. Que, movido de Seu próprio amor concede ao homem a graça de Seu amor, a graça da vida redimida em Cristo.  Pois bem, nesta última análise, estaremos mostrando ao leitor o Clímax do louvor de Simeão à Deus.

     Deus desde as primeiras páginas das Escrituras Sagradas, mais precisamente em Gênesis, revelá-nos o surgimento do Grande Redentor e Messias de Seu povo. [ Gn. 3:15 ] Que, através dEle, seu povo iria ser redimido e salvo. Resgatado do império das trevas e transportado para Seu próprio reino. Seriam tirados do estado de morte para vida. Simeão em meio ao seu louvor à Deus, revela aos pais da criança José e Maria, que sua missão aqui na terra seria à Altura de um Coroado Filho de Deus. Somente Ele, Jesus, poderia vir resolver o problema da alma do homem, o pecado. O Anjo Gabriel mesmo havia dito à Maria que Ele mesmo seiria o que haveria de salvar o povo de seus pecados isto por ser Ele o Salvdor dos povos. [ Mt. 1:21 ].

     Este grande evento que ocorrera na época de Simeão foi algo de deixar sua alma realmente dilatada de júbilo diante de Deus. Ser advertido que não iria passar pela morte sem antes ver o Cristo do Senhor, Foi complatamente a bênção de um Deus que é Pura misericórdia. Deus quis revelar a Simeão a Sua Consolação encarnada em Seu Filho Jesus Cristo. E para esta tão grande Consolação, foi que em plenos pulmões o sarcedote irrompe em louvores aos céus.

Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: Luz para revelação aos gentios e para a glória de teu povo de Israel."
[ Lc.2:29-32 ]

     Ele toma o menino, a criança em seus próprios braços, segurando o próprio Criador do universo! Esta sena para ele foi algo de um misto de alegria e assombro. Como realmente não foi esse momento! Seu coração se dilata em amor ao Seu Deus e O louva. Fico a pensar como muitas gentes, em face desta tão grande salvação vinda da parte de Deus emudem diante do Fato, JESUS É O FILHO DE DUES, O SALVADOR DO MUNDO. Ou quando não, se comportam como os ímpios de romanos capítulo primeiro, onde a criatura em vez de  glorificar a Deus em face de Seu poder e divindade, canaliza seus louvores à imagem corrompida dos homens e de imagens de quadrupedes e aves, coisas estas abomináveis a Deus o que nÃO deve passar aqui desapercebida a manifestação da ira de Deus sobre tais pecadores. [ Rm. 1:18-27 ].

      Somente Cristo, E, não outro. É o Messias prometido. O Salvador dos pecadores. O Resgatador dos perdidos. Único Mediador entre Deus e o homem. Jesus por Ser a Expressão exata do Ser de Deus, É Ele, Salvação, Luz, Revelação e a Glória das Nações. O próprio Deus e Pai no momento de seu batismo disse que Ele é O Seu Filho Amado: " E eis uma voz do céus, que dizia:  Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." [ Mt. 3:17 ].  Está em Jesus todo o prazer de Deus o Pai! Deus tem Amor pelo Seu Unigênito Filho. Já disse o Salmista, quem é o homem para que dele te lembres, mas, um pouco menor do que os anjos o criastes e de honra e de glória o coroastes. Jesus foi por Deus e está coroado de Honra e Glória. O Senhor Jesus Cristo é o Amado de Deus.

   As Escrituras enaltece de Gênesis à Apocalipse a pessoa do Filho de Deus. Os Salmos falam de Cristo. A Lei e os Profetas lhe dão testemunho de sua Suprema Majestade.  Este é o Testemunho Fiel das Escrituras.  Deus envia seu próprio Filho ao mundo para buscar e salvar o que se havia perdido. [ Jo.3:16 ]. De sorte que é nEle que subsiste toda plenitude da divindade. E que o próprio Pai lhe exaltou sobre maneira que lhe deu um nome que está assima de todo o nome. Para que a Seu Nome se dobre TODO o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra. E TODA língua confesse  que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. [ Fp. 2:9-11 ].

     Como pode existir ainda gente que divide suas afeições com outros deuses estrnhos? Deus cria, supre, sustenta e os homens mesmo assim, por conta de seus pecados mantém-se incrédulos. E não lhe dão a honra que lhe é devida. Certamente Deus pedirá contas de todo que a Ele não lhe renderam glória e nem lhe bejaram revernetemente sua face. [ Sl.2:12 ].

     Jesus é Salvação, Luz, Revelação e Glória das Nações. Pergunto após lhe apresnetar estas inspiradas referências bíblicas, quem é ou quem será a tua salvação? Quem é a tua Luz, Revelação e a Sua Glória? Se seus olhos realmente foram abertos pelo próprio Deus, Jesus lhe será tudo isto. Será o Amado Único de Sua alma. Ele será para você o maior deliete de sua alma. Será o Maior de Seus encnatos. Será a Melhor de suas cançõs. Mas, se você divide sua atenção com outros nomes além do de Jesus Cristo, sinto ao lhe dizer, Deus não lhe abriu seus olhos para a salvação. Para enxergar Unicamente Jesus como Senhor e Salovador pessoal de sua vida. Você só precisa de Crito para ir para o céu. Mas, infelismente, por conta de vossa incredulidade continua ainda cego e tateando no escuro. Rogue a Deus, invoque-O, suplicando que seus olhos se sejam abertos a semelhança do Bartimeu. Que em agonia de alma lhe clamava: Jesus Filho  de Davi, tenha misericórdia de mim! Ao que sendo arguido sobre o que lhe desejasse que fosse-lhe feito suplicou-lhe: " Senhor, que eu torne a ver. "  Rogue a Deus! Suplique a Jesus que os olhos da fé salvadora lhe sejam abertos.

     Concluo esta abordagem sobre a grande Missão do Messias de Deus, o Prometido. O Salvador dos perdidos. A glória das nações. Que você saiba agora que, NÃO há salvação a baixo do céu, NÃO existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que os homens sejam salvos, a não ser o de JESUS CRISTO. [ At.4:12 ].

     Sola Cristus!

     M.S. de Melo. 




terça-feira, 26 de junho de 2018

Olhos que Contemplam a Salvação - Parte II - A Revelação Divina Ato de Grande Misericórdia




" Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do SENHOR."
[ Lucas 2.26 ].


     A carta de Paulo aos Romanos, em seu capítulo 9 versos de número 15 encontramos a seguinte afirmação da parte de Deus: " Porque diz a Moisés: " Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão." [ Rm. 9:15 ].  A teologia Arminiana, afirma que o homem não foi de todo corrompido. Que existe ainda algo de "bom" em seu caráter. Mas, a teologia reformada afirma justamente o contrário. Que, a queda não foi um mero tropeço, coisa pequena como eles afirmam; mas, que em grau foi um grande prejuízo espiritual para o homem. O Senhor em Isaías diz: " Desde a planta do pé à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo." [ Is.1:6 ]. 

     A expressão do Senhor Deus em Gênesis, nos afirma que, no dia em que Adão comesse do fruto proíbido, ele certamente  morreria. [ Gn. 2:16,17 ] E foi justamente o que aconteceu. O homem perde em primeira instância a comunhão com o seu Deus. A morte espiritual é introjetada no mundo por conta do pecado do homem. Com ela, a morte física e a morte eterna como parte do juízo de Deus. Não, nem de longe um mero tropeço, mas, uma queda terrivel. Do ponto de vista humano irreparável! Contudo, a misericórdia de Deus triunfa sobre o juízo. E o evangelho da graça é-nos notificado no próprio livro de Gênesis quando o Senhor Deus diz: " E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar. " [ Gn.3:15 ]. Jesus é revelado nas primeiras páginas do livro de Gênesis. O Evangelho da graça é descortinado aos descendentes da mulher. O Ungido de Deus é prometido como a Única garantia de salvação para os perdidos. E novamente o homem podesse ter esperança de vida restaurada diante de Deus através de Jesus Cristo.

     A revelação de Deus é um ato de grande misericórdia. O texto de Lucas capítulo 2, diz algo interessante. Diz o evangelista: " [...] e o Espírito Santo estava sobre ele." [v.25c]. Esta expressão " ...estava sobre ele." é de suma importância para afirmarmos que, somente os que são genuinamente convertidos a Cristo são os que o Pai escolhera desde toda a eternidade para sua inteira e exclusiva glória. No livro de Atos dos Apóstolos encontramos a seguinte referência: " Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do SENHOR, e CRERAM TODOS ( grifo nosso ) os que haviam sido DESTINADOS para a vida eterna. " [ At. 13:48 ].  As Escrituras Sagradas nos afirmam claramente que a revelação de Deus é um ato de grande misericórdia. O homem não necessáriamente deveria ser salvo a vista de sua desobediência à Deus quando comeu do fruto proíbido. Mas, Deus quis manifestar sua misericórdia a homens falidos e caídos em pecados. Em Efésios encontramos a instrução desta afirmativa. " Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados." " Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos," " ...e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." [ Ef. 2.1,4-5,8-9 ].

     Sendo assim, podemmos afirmar o que havia dantes referido, que, a Revelação de Deus é um Ato de Grande Misericórdia. E que, Ele mesmo é quem se compraz em Revelar Cristo aos pecadores. É Ele, Deus, Por Meio de Seu Santo Espírio que dá Vista aos cegos. Abre os olhos! Faz cair as escamas da incredulidade humana. Tira o coração de pedra e põe um coração de carne. Retira o espírito de rebelião herdada da queda para uma conduta e um espírito completamente obediente, quebrantado em sua presença. É Deus mesmo quem usa de misericórdia para com os homens caídos e os atraí para Jesus Cristo Seu bendito Filho. A própria Palavra já nos informa: "Porque diz a Moisés: " Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão." [ Rm. 9:15 ]. Isto deixa bem claro, que, assim como Simeão foi escolhido por Deus com o fim de que seus olhos contemplassem a SALVAÇÃO de Deus, assim se cumprisse em todos os demais eleitos do Senhor espalhados pelo o mundo inteiro. A esperança de Simeão não foi frutrada. Pois o que Deus promete Ele cumpre. Ter visto a Luz do mundo em seus braços fizeram os olhos de Simeão brilharem para a vida etena! E lhe outorgar pelo Espírito Santo a Paz que lhe garantiria a certeza de um futuro de Glória com Cristo. Mas, aprouve a Deus Revelar a Simeão A Verdadeira Luz que veio para iluminar os olhos de todos os eleitos que jazia nas trevas. Simeão teve da parte de Deus a Revelação, não porque ele fosse alguém de grande expressão em Jerusalém, sendo ele homem justo e piedoso, mas, foi por pura graça e misericórdia de Deus. Pois já nos  diz o Apóstolo Paulo pelo Espírito Santo ..."não de obras, para que ninguém se glorie." [ Ef.2.9 ].

     Oxalá, queira o Senhor revelar-te hoje mesmo a Salvação por meio de Seu filho Jesus. A semelhança desse sacerdote do passdo, que, foi advertido que não passaria pela morte antes de VER o CRISTO do SENHOR, queira o Senhor por graça e misericórdia, Revela-lo a você, a fim de que também possa exclamar exultando em louvores a Deus " Agora, SENHOR, podes despedir em paz o teu servo, sugndo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo Israel. [ Lc.2:29-32 ].

Sola Gratia!

M.S. de Melo.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Olhos Que Contemplam a Salvação - Parte I - O Espírito Santo Agente da Revelação De Deus




" Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do SENHOR. Movido pelo Espírito, foi ao templo."
[ S. Lucas 2.25-27a ].


     O evangelho de Lucas, diz alguns estudiosos ser um valioso registro inspirado de tudo que Jesus ensinou e viveu. Depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo ao seus apostos foi elevado as alturas [At.1:1,2]. Temos aquela tão gloriosa palavra dos anjos dirigida aos discípulos do Senhor.  E lhes disseram: " Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir."  [ At.1:11]. Que mensagem maravilhosa! Jesus virá outra vez. Os apóstolos saíriam com os corações cheios  de amor e esperança em seu Salvador e Mestre. Jubilosos foram para Jerusalém. E lá ficaram aguardando a promessa do Espírito Santo.

     O texto do Evangelho de Lucas, nos traz três verdades que devemos considerar quanto a ação de Deus na salvação de seus eleitos. Neste ponto gostaria de desenvolver nossa linha de raciocínio no que diz respeito a Bendita Pessoa do Espírito Santo. Afirmando desde já, ser Ele é o responsável pela revelação salvadora de Deus aos homens. Neste íntere, o pecador, precisará de ter seus olhos abertos. Coração transformado. Pois o Espírito Santo é o Agente Principal da Revelação de Deus aos Homens. Vejamos os senguintes textos que nos afirmam de maneira tão clara e contudente acerca da missão reveladora do Espírito Santo.
     Encontramos no Evangelho de João a seguinte promessa proferida por Jesus acerca da pessoa bendita do Espírito Santo diz Ele: " Quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo." [Jo.16:8]. É, portanto, ministério do Espírito revelar o mistério de Deus aos pecadores, Cristo. Compete ao Espírito, CONVENCER o mundo do pecado. Simeão foi advertido que não passaria pela morte sem Antes Ver o Cristo do Senhor. O mesmo foi guiado pela Espírito ao templo. Fica-nos bem claro que não compete ao homem o escolher a Deus ou a Salvação de sua alma. Mas, O Espírito Santo Revelar, Convencer, Guiar e abrir os olhos do entendimento para compreender a beleza do Evangelho, Jesus Cristo.

     Este é um dos seus encargos, Convencer o mundo do pecado. O ministério do Espírito não se resume apenas a revelar a Salvação de Deus Ele têm a incubência gloriosa de Enaltecer a pessoa e a obra do Salvador, Jesus Cristo." No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que  tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir. O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará." [Jo.16:13,14].

     Fica-nos claro que, o conhecer a Cristo é uma obra do Espírito Santo e NÃO do homem. Porquanto o homem está contaminado com o pecado. Morto em seus delitos. Isto é o que encontramos na referência da carta de Paulo aos Efésios. " Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados." [ Ef.2:1].

     Enfim, este é o ministério do Espírito Santo. É de sua competência convencer o mundo de seus pecados, glorificar a Jesus como o Filho de Deus, o Ungido Prometido do Pai. Os pecadores só conhecerão a Cristo através do Espírito Santo. Depende de Deus o revelar, guiar e conver o pecador à Cristo! O homem não tem parte neste ministério. É como bem diz alguns " Deus trabalhou sozinho na obra da redenção."  Romanos 3:23 diz: " Porque todos pecaram e CARECEM da glória de Deus." O homem carece. O homem é um precisado da graça de Deus. Carente. Isto por está llafastado por conta de seus delitos e pecados. Jamais, ele pode fazer algo por si mesmo. Está morto espritualmente como diz Efésios 1:1. E é aqui, nesta situação de morte espiritual que Deus em Cristo move seu Coraração de Amor. Pois por conta de seu grande amor com que nos amou que, em Cristo nos deu vida juntamete com ele. Pela graça fomos salmos. Pela graça o homem é salvo. [ Ef.2:4,5 ].

     Soli Deo Glória! Somente a glória de Deus.

      M. S. de Melo.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Estratégias Diante das Ameaças - Final - Refugiando-se Alegremente em Deus




" Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como um escudo, o cercas da tua benevolência."
[ Salmos 5.11,12 ].


     Chegamos ao final de nossa exposição deste salmo tão glorioso como gloriosa é todas as demais partes das Escreituras Sagradas.

     Vimos desde o princípio que Davi diante das ameaças de seus inimigos não titubeou no vacilo de se acovardar mas, manifestou firme confiança em seu Deus. Oraando, clamando por socorro. Davi fez o bom manuseio das armas da milícia. Quando não só invocou o Senhor em oração como manifestou fé nEle. Davi pôde o assim fazer porque pertencia a um Deus que lhe era  a sua garantia nas batalhas que enfrentavou em sua vida. Davi de modo algum estava descoberto da proteção divina. Davi nesta confiança podia sair confiadamente no enfrentamento de suas batalhas. Deus estava sobre sua vida, indo a frente e em sua retaguarda para desbaratar seus inimigos derrotados. Podemos dizer aqui que, é de suma imoportância se fazer uso correto das armas da milícia, a fim de tirar vantagens gloriosas sobre toda a ameaça contra o povo de Deus. É dever do povo de Deus saber manuserar como obreiro aprovado a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Revestindo-se de todas as armaduras de Deus neste confronto ferrenho que muitas, e, na maioria das vezes o é, contra todos nossos adversários. Aqui neste desfeche de nossa trajetória, abordamos o aspecto por muitos dos servos de Deus já esquecido. O alegrar nas provações. Sabemos que tarefa fácil não é, nunca foi e nunca será, a despeito de nossas comuns fraquezas. Mas, com a ajuda do Espírito Santo de Deus O Podemos fazê-lo.

     A nossa última abordagem diz precisamente a isto: Refugiar-se Alegrimente em Deus. É uma maravilhosa graça concedida ao povo de Deus. Da qual nenhum de seus pobres peregrinos devam pecar em se eximir deste santo privilégio concedidos à poucos. Refugiar-se em Deus é uma atitude de sabedoria e obediência. O Salmista diz que ele iria se abrigar em Deus até que passassem as calimindades. Seria uma grande tolice o homem deixar de provar desta graça a fim de confiar no braço de sua carne, ou, na força do cavalo e nos músculos do guerreiro. Isto seria uma terrível tragédia para o mesmo. É o que bem diz a Palavra de Deus, "é deixar o SENHOR, mancial de alguas vivas com o fim de construir cisternas rotas, que não retém as águas". Contudo, com o rei Davi apredemos que não importa que tipo de ameaça nos cerquem é preciso se refugiar alegrimente em Deus. 

     Disseram a Davi em outra ocasião para ele fugir para o monte dele. Mas Davi contra ataca com uma sábia resposta. " No SENHOR me refugio, como dizeis pois, foge como pássaro para o teu monte?" [ Salmos 11.1 ]. Aprendemos enfim que é em Deus que devemos nos abrigar, e, NUNCA buscar auxílio em outras fontes rachadas que não reterão as águas. 

     Devemos enfim, nos refugiar em Deus, porque Ele é nossa Fortaleza e Socorro bem presnete na tribulação [ Sl.46.1 ] Devemos nos refugiar em Deus porque Ele é a salvação de Seu povo [ Sl. 121.1 ]. 

     Alegremente, não com tristeza, com ânimo não inibido. Porque somente os que buscam refugiar em Deus esperiam real prazer nos livramentos concedidos por Deus. Habacuque disse no meio da escassez de sua época que, se alegraria no Senhor e exultaria no Deus de sua salvação. [ Hb. 3.18 ] E isto porque tinha a firme convicção de fé no Deus que fazia seus pés como os da corça e lhe fazia andar altaneiramente [ Hb. 3.18 ].

     Não somos masoquistas, mas, quem manifesta alegria no meio das provas manifesta também a clara visão de entendimento de que Deus está no comando de toda situação contrária ao nosso humor como cristãos. O Apóstolo Paulo disse que tinha prazer em  suas fraquezas pelo fato do Poder de Cristo lhe ser aperfeiçoado em tais e tais sircusntâncias. O apóstolo Tiago diz: " Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perserverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." [ Tg. 1.2,3 ].

     Diante das ameaças presentes, não devemos ficar rindo a semelhança de um palhaço; não é isto que está nos dizendo a exortação da Palavra de Deus. Mas o contentamento seguro de se ter um Deus que Está com o Seu povo em toda e qualquer cituação. O contentamento daqueles que possuem ânimo resoluto, firme diante de qualquer ameaça.

     Refugiar-se Alegrimente em Deus é a maneira santa e correta dos peregrinos em Jesus. Não desesperados, tampouco murmuradores, a ponto de se escandalizarem com as perseguições sofridas. Mas, todos de firme ânimo, estando abrigados no Deus que é Santo Livramento. Há aprendizado com os sofrimentos, disto não podemos duvidar. Existe um efeito pedagógico através dos sofrimentos. Costumo dizer que não se aprende tanto numa colônia de férias quanto nos desertos da vida. E é justamente neste contexto de ameaça que Deus trabalha em seu povo e através dele. Por ser desta maneira não pode restar lugar para a murmuração, isto só iria empacar o nível do aprendizado. Lembremos do povo no deserto numa viagem de quatro dias, por conta da murmuração, lhe foram acrescentados mais dez anos para cada dia. Andando em circulos, indo a lugar nenhum, o povo no deserto esperimentou o que o pecado da murmuração lhes causaou. Castigo e atraso no crescimento espritual. Andaram quarenta anos no deserto.

     Então diante das ameaças da vida, nada de murmurar, afim de não ser penalizado pelo Senhor. Deus odeia a murmuração como todos os demais pecados também. Mas, procuremos o Refúgio em nosso Deus, e isto de modo alegre. Para que possamos tirar o maior proveito da vitória que por ventura seja-nos concedida. 

     Davi aninda diz, que pela riqueza da grandeza de Deus entraria em seu santuário e ficaria prostrado em santo temor [ V.9 ] Quem dos ímpios pode ter esta graça de se adentrar no santuário de Deus? De possuir de Deus seu abrigo, sua proteção. Mas, o povo de Deus pode, por meio de Cristo, ter livre acesso ao Pai. A Sua proteção, livramento e salvação. Refugi-e-mo-nos Alegremente em Deus. Pois dEle vem e Está toda provisão segura de Vitória para Sua igreja.

     Soli Deo Glória.

     M.S. de Melo.

domingo, 10 de junho de 2018

Estratégias Diante das Ameaças - Parte VI - Manuseando Bem As Armas da Milícia





" Pois não têm eles sinceridade em seus lábios; o seu íntimo é todo crimes; a sua garganta é sepulcro aberto, e com a língua lisonjeiam. Declara-os culpados ó Deus, pois se rebelaram contra ti." 
[ Salmos 5:9,10 ]


   Estamos partindo para o final de nossa exposição deste salmo tão glorioso entoado pelos judeus na época de Cristo. O fato é que existia um grupo de cinco salmos que formavam o chamado HALEU judaico. Expressão esta que significa HALELUIA, ( louvado, louvai ao Senhor ). Que ia dos salmos 113 ao 118. De fato é uma gloriosa experiência por exemplo ter que cantar um dos salmos do HALEU quando o próprio Jesus Cristo com seus discípulos costumavam cantar logo após a santa ceia, e iam para os montes das Oliveiras [ Mc.14:26 ]. É sem dúvida uma bênção se fazer o uso deste livro de cântico; especialmente se na santa ceia a igreja neste momento pudesse participar cantando um dos salmos cantados na época de Cristo. Seria uma experiência maravilhosa. Saber que, possivelmente Jesus ter havido cantado um dos salmos que estivesse entoando no momento da santa ceia. A igreja seria muito mais enriquecida com esta experiência. Digo isto no sentido de se indentificar com os irmãos do passado.

   Mas, vejamos; Davi aqui diante de seus inimigos e das ameaças que lhe rondavam, roga a Deus de uma forma muito forte. Costumamos dizer que esta forma de oração é uma maneira imprecatória. Onde, os servos de Deus  em determinados momentos da história fizeram menção desta prática. O Salmo 3 temos: " Levanta-te SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebra os dentes."! [ V.7 ] Realmente para quem não tem o costume pode achar estranho, mas era e é completamente normal orar para que o Senhor intervenha livrando sua igreja se um sistema por exemplo, seja um agente de perseguição e pertubação a ela. O Apóstolo Paulo em sua segunda epístola exorta a Timóteo a ficar longe de um sujeito muito mal, Alexandre o latoeiro. Causador de muitos males ao Apóstolo Paulo. Diz Paulo: " Que o SENHOR lhe dê a paga segundo sua obras." [ 2 Tm. 4:14 ].

   " Declara-os culpados ó Deus, pois se rebelaram contra ti" [ 10b]. Mas, espera aí. Não era contra Davi que seus inimigos abriam sua boca em lisonja, falsidade e de fato eram sepulcros caiados? A razão é simples, o rei representa a figura de Deus na terra. E afrontar o rei era o mesmo que afrontar o próprio Deus. Devemos lembrar aqui do contexto de Saulo quando respirava ameaça contra a igreja de Cristo. Que de súbito na estrada de damasco uma forte luz lhe derruba por terra. E ali sem saber o que realmente lhe acontecia, inicia uma conversa com o Soberano Senhor Jesus. Jesus lhe interroga: " Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: " Quem és tu, Senhor?" E a resposta foi: " Eu Sou Jesus a quem tu persegues;" [ Atos 9:4,5 ]. De semelhante modo Saulo ao passo que perseguia a igreja de Cristo, perseguia o próprio Cristo. E temos de logo outra lição, quem procura mexer em casa de abelha não pense que não levará uma ferroada, ou, várias ferroadas que o levará a letalidade. 

   Assim foi com Davi, Deus de fato desbaratou seus inimigos. Dando cabo de todos eles. O que pode ser uma ameaça agora já não será mais logo. Pois há de se tornar um monte de cadáveres ao ar livre. Quem mexe com o povo de Deus está mexendo com Ele mesmo. Pois não foi O Mesmo quem disse: " Aí dos que mexem na menina dos meus olhos?"  O povo de Deus é coisa peculiar; é propriedade exclusiva dEle. E aí dos que se levantam contra este povo.

   Em tempos de crise não podemos perder de foco a questão da oração. A confiança firme no Deus da providência. Aquele que dá a paga contra nossos inimigos, sejam eles visíveis ou não. Sejam físicos ou espirituais. Deus debela! Vence-os Com Sua Mão Poderosa! Temos Um Deus Todo-Poderoso e que se importa com o seu povo. Que escuta a sua oração, seus clamores seus gemidos. Deus conhece a lutas lutas de sua igreja. Não se desespere! Deus está no comando de tudo. Não perca o foco. Apenas rogue graça dEle para que ele lhe adestre as mãos para a peleja e seus dedos para guerra. Lhe peça que ensine a você usar as armas da milícia em tempos de crise e ameças presentes. E você será aparatado com toda a habilidade se saber usar estas armas que não são carnais. Vigie quanto a isto. E Deus em seu socorro será glorificado.

     Devemos aqui atentar para cada tipo de ameaça que ronda a igreja. O tipo de perigo que ronda nossas próprias vidas. Sabendo de pronto que, em Cristo Jesus somos mais que vencedores. E, que de certa forma, já lutamos com inimigos derrotados. Como é o caso do diabo, da carne e do mundo. Estes já foram destronados pela morte de Jesus Cristo na cruz do calvário. Através de sua Vitória na cruz Ele outorga VITÓRIA A SUA IGREJA sobre todos estes derrotados inimigos. Precisa a igreja deste tempo presente trazer a sua memória as promessas gloriosas da Palavra de Deus. E não perder campo espiritual contra seus inimigos.

     Sendo assim meus queridos e amados irmão, devemos fazer o bom manuseio das armas de nossa milicia AS QUAIS não são carnais, MAS, espirituais em Deus, poderosas para destruir sofismas e toda obra do diabo. Então mantenhamos firme confiança em nosso General. Ele está de pronto a nos socorrer. Por isto clame! Ore! Rogue! Até receber livramento de Sua parte. Até que os céus desçam e toquem os montes e eles fumeguem. Ore até que a libertação aconteça em sua vida, em sua alma. Deus é Real! Deus está presente na vida de sua igreja. Não há ameaça alguma que Ele não repreenda e livre seu povo. Rogue a Deus e Ele lhe concederá santo livramento. Ele liberta toda alma cansada. E, se O Filho vos Libertar, Verdadeiramente Sereis Livres [ Jo.8:36 ]. Não deixe que possíveis ameaças à sua volta ou interiormente lhe roube a bênção da confiança em seu Deus e a paz em Cristo Jesus teu redentor. Dobre seus joelhos e ore.

     Arquimedes, um dos maiores arquitetos disse certa vez: " Dei-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!". Faça da oração uma poderosa alavanca de mudanças. É certo que Deus é soberano. E age como bem lhe apraz. Certamente Ele escultará suas preces fervorosas e lhe socorrerá em tempo oportuno!  Seja qual for a ameça, Deus dará a cabo. Seja interna, seja externa as ameaçasm DEUS Trará a paz que o mundo não pode dar porque não a vê nem a conhece. Ele, o Senhor Jesus Cristo virá em teu socorro. Para tanto, é preciso saber manusear as armas de nossa milícia. É preciso buscar a Deus em oração! Buscá-lo em Sua Palavra! Buscá-lo em jejum. Certamente os inimgos serão afugentados, espulsos de nosso território. Os inimigos certamente cairão! As muralhas ruirão pelo Poder de Jesus. Ore, clame, invoque a Deus e os inimigos baterão em retida. 

    Saiber manusear com fé as armas que Deus concedeu a Sua igreja é um dever de todo crente. É preciso tomar posse das promessas de Deus! É preciso saber combater o bom combate da fé fazendo o bom uso das armas da milícia. Commo um obreiro aprovado que não tem de que se envergonhar, e que, maneja bem a Palavra de Deus. A fim de tirar proveito das santas promessas de Deus para própria vida. Não viva como uma guiné dizendo: "tô fraco, tô fraco, tô fraco". Levante seus olhos em oração, dobrando seus joelhos diante Deus. E Ele lhe socorrerá, lhe conferindo graça pra enfrentar seja qual for o seu dilema dando-lhe poderoso e santo livramento. Que Deus  venha em teu socorro hoje. Aquietai-vos, e vede o livramnto do SENHOR.

     Soli Deo Glória.


     M.S. de Melo

Evangelho reformado