" Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: Luz para revelação aos gentios e para a glória de teu povo de Israel."
[ Lc.2:29-32 ]
Chegamos ao final de mais uma exposição do Texto Sagrado de Lucas Capítulo [2:25-35]. Disseemos em notas passadas que os Olhos Que Contemplam a Salvação são áqueles que foram abertos pelo Espírito Santo; de que, sem a Ação Soberana, o homem jamais poderá conhecer a Cristo. Que, se Deus não mover Sua mão de misericórdia o homem jamais conhecerá o Caminho da Paz, o Caminho de Luz. O Caminho da Vida.
Disseemos também que, a própria Revelação de Deus é um grande Ato de Sua Misericórdia e Bondade. Que, movido de Seu próprio amor concede ao homem a graça de Seu amor, a graça da vida redimida em Cristo. Pois bem, nesta última análise, estaremos mostrando ao leitor o Clímax do louvor de Simeão à Deus.
Deus desde as primeiras páginas das Escrituras Sagradas, mais precisamente em Gênesis, revelá-nos o surgimento do Grande Redentor e Messias de Seu povo. [ Gn. 3:15 ] Que, através dEle, seu povo iria ser redimido e salvo. Resgatado do império das trevas e transportado para Seu próprio reino. Seriam tirados do estado de morte para vida. Simeão em meio ao seu louvor à Deus, revela aos pais da criança José e Maria, que sua missão aqui na terra seria à Altura de um Coroado Filho de Deus. Somente Ele, Jesus, poderia vir resolver o problema da alma do homem, o pecado. O Anjo Gabriel mesmo havia dito à Maria que Ele mesmo seiria o que haveria de salvar o povo de seus pecados isto por ser Ele o Salvdor dos povos. [ Mt. 1:21 ].
Este grande evento que ocorrera na época de Simeão foi algo de deixar sua alma realmente dilatada de júbilo diante de Deus. Ser advertido que não iria passar pela morte sem antes ver o Cristo do Senhor, Foi complatamente a bênção de um Deus que é Pura misericórdia. Deus quis revelar a Simeão a Sua Consolação encarnada em Seu Filho Jesus Cristo. E para esta tão grande Consolação, foi que em plenos pulmões o sarcedote irrompe em louvores aos céus.
Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: Luz para revelação aos gentios e para a glória de teu povo de Israel."
[ Lc.2:29-32 ]
Ele toma o menino, a criança em seus próprios braços, segurando o próprio Criador do universo! Esta sena para ele foi algo de um misto de alegria e assombro. Como realmente não foi esse momento! Seu coração se dilata em amor ao Seu Deus e O louva. Fico a pensar como muitas gentes, em face desta tão grande salvação vinda da parte de Deus emudem diante do Fato, JESUS É O FILHO DE DUES, O SALVADOR DO MUNDO. Ou quando não, se comportam como os ímpios de romanos capítulo primeiro, onde a criatura em vez de glorificar a Deus em face de Seu poder e divindade, canaliza seus louvores à imagem corrompida dos homens e de imagens de quadrupedes e aves, coisas estas abomináveis a Deus o que nÃO deve passar aqui desapercebida a manifestação da ira de Deus sobre tais pecadores. [ Rm. 1:18-27 ].
Somente Cristo, E, não outro. É o Messias prometido. O Salvador dos pecadores. O Resgatador dos perdidos. Único Mediador entre Deus e o homem. Jesus por Ser a Expressão exata do Ser de Deus, É Ele, Salvação, Luz, Revelação e a Glória das Nações. O próprio Deus e Pai no momento de seu batismo disse que Ele é O Seu Filho Amado: " E eis uma voz do céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." [ Mt. 3:17 ]. Está em Jesus todo o prazer de Deus o Pai! Deus tem Amor pelo Seu Unigênito Filho. Já disse o Salmista, quem é o homem para que dele te lembres, mas, um pouco menor do que os anjos o criastes e de honra e de glória o coroastes. Jesus foi por Deus e está coroado de Honra e Glória. O Senhor Jesus Cristo é o Amado de Deus.
As Escrituras enaltece de Gênesis à Apocalipse a pessoa do Filho de Deus. Os Salmos falam de Cristo. A Lei e os Profetas lhe dão testemunho de sua Suprema Majestade. Este é o Testemunho Fiel das Escrituras. Deus envia seu próprio Filho ao mundo para buscar e salvar o que se havia perdido. [ Jo.3:16 ]. De sorte que é nEle que subsiste toda plenitude da divindade. E que o próprio Pai lhe exaltou sobre maneira que lhe deu um nome que está assima de todo o nome. Para que a Seu Nome se dobre TODO o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra. E TODA língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. [ Fp. 2:9-11 ].
Como pode existir ainda gente que divide suas afeições com outros deuses estrnhos? Deus cria, supre, sustenta e os homens mesmo assim, por conta de seus pecados mantém-se incrédulos. E não lhe dão a honra que lhe é devida. Certamente Deus pedirá contas de todo que a Ele não lhe renderam glória e nem lhe bejaram revernetemente sua face. [ Sl.2:12 ].
Jesus é Salvação, Luz, Revelação e Glória das Nações. Pergunto após lhe apresnetar estas inspiradas referências bíblicas, quem é ou quem será a tua salvação? Quem é a tua Luz, Revelação e a Sua Glória? Se seus olhos realmente foram abertos pelo próprio Deus, Jesus lhe será tudo isto. Será o Amado Único de Sua alma. Ele será para você o maior deliete de sua alma. Será o Maior de Seus encnatos. Será a Melhor de suas cançõs. Mas, se você divide sua atenção com outros nomes além do de Jesus Cristo, sinto ao lhe dizer, Deus não lhe abriu seus olhos para a salvação. Para enxergar Unicamente Jesus como Senhor e Salovador pessoal de sua vida. Você só precisa de Crito para ir para o céu. Mas, infelismente, por conta de vossa incredulidade continua ainda cego e tateando no escuro. Rogue a Deus, invoque-O, suplicando que seus olhos se sejam abertos a semelhança do Bartimeu. Que em agonia de alma lhe clamava: Jesus Filho de Davi, tenha misericórdia de mim! Ao que sendo arguido sobre o que lhe desejasse que fosse-lhe feito suplicou-lhe: " Senhor, que eu torne a ver. " Rogue a Deus! Suplique a Jesus que os olhos da fé salvadora lhe sejam abertos.
Concluo esta abordagem sobre a grande Missão do Messias de Deus, o Prometido. O Salvador dos perdidos. A glória das nações. Que você saiba agora que, NÃO há salvação a baixo do céu, NÃO existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que os homens sejam salvos, a não ser o de JESUS CRISTO. [ At.4:12 ].
Sola Cristus!
M.S. de Melo.




