Site Reformado de Linha Puritana. Tratando de Conceitos Teológicos diversos a Luz da Palavra de Deus.
sexta-feira, 22 de abril de 2016
sábado, 16 de abril de 2016
O SEXTO MANDAMENTO E O VALOR DA VIDA - PARTE II
E QUANDO MATAR NÃO SE TORNA PECADO NEM PASSIVO DE MORTE O INFRATOR
" Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem." [ Gênesis 9:6 ]
Já sabemos segundo as Escrituras Sagradas que matar constitui-se pecado gravíssimo! E isto por conta de duas razões: A primeira porque o homem é obra de Deus. E como Deus é o Autor e Doador da vida só ele tem poder e autoridade de tirar dos homens este bem que ele mesmo concedeu e concede a cada um que vem ao mundo. A segunda razão é porque o homem, macho e fêmea foram criados a imagem de Deus e conforme a sua semelhança. Seres inteligentes, capaz de discernir, fazer foro de julgamento entre o certo e o errado. Apesar de vermos o desmando e desmantelo de tal conduta irracional que vemos pela vida à fora. Em acontecimento trágicos de chacina e morte por motivo banal que tem sido a cada dia comum na sociedade Brasileira.
Então fica-nos claro a luz da Palavra de Deus que uma vez que as criaturas formadas a imagem e semelhança de seu Criador, quando uma vez são acometidas de um crime de morte o infrator e criminoso é passivo de penalidade. Penalidade essa que a bíblia não dar outra punição a não ser a maior delas, a morte. O criminoso ou alguém que tira a vida de alguém por motivo cruel ou banal é passivo de se pagar com a própria vida o crime, delito e dolo cometido.
MAS QUANDO MATAR NÃO É PECADO NEM CRIME PASSIVO DE SOFRER A MAIOR DE TODAS AS PUNIÇÕES, A MORTE.
As Escrituras nos trazem exemplos cruciais e que desafia a obediência do homem a está submissão ao mandamento de Deus, que neste caso estamos tratando acerca do SEXTO MANDAMENTO. " Não matarás." [ Êxodo 20:13 ] Mandamento este que possui implicações seríssimas à vida do homem.
Quatro são os aspectos em que matar não se torna pecado nem crime passivo de morte.
1 - Em caso de criminalidade dolosa;
2 - Em caso de soldados em guerra;
3 - Em defesa própria, protegendo a família ou defendendo outras pessoas;
4 - Em caso de crime acidental, quando não existiu intenção de matar;
No primeiro caso, a justiça e as autoridades devem após julgamento feito com todas as provas, constatado que o infrator cometeu crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, a justiça deve aplicar uma pena a altura de sua infração. E para este tipo de delito diz a bíblia : "... PELO homem se derramará o seu ( sangue )..." Pena de morte claramente explicita na bíblia.
No segundo caso, soldados combatem o inimigo as postas, defendendo o seu país, a nação onde mora. Salvando milhares de pessoas de uma invasão inimiga.
No terceiro caso, de igual modo, em defesa própria ou salvado a família de uma invasão residencial, golpeia o invasor e vem a óbito após tentar fazer mal a família, o chefe da casa ou seja quem for, não será culpado do sangue do invasor. [ Êxodo 22 ]
No quarto e último caso a pessoa que causa uma morte de maneira acidental, de maneira involuntária, a pessoa quem causou este delito, não será culpada do sangue daquele que morreu. [ Deuteronômio 19:5 ] . Onde antigamente existia as chamadas cidades refúgio pra onde ia os criminosos não doloso. Isto dava tempo pra que as famílias pudessem notar que o ocorrido não tinha passado por um acidente, uma ação involuntária. Não proposital.
Sendo assim, concluímos que a bíblia assevera que somente nesses casos matar não constitui-se pecado tampouco passivo da penalidade de morte do infrator.
Este estudo é parte de uma abordagem bíblica feita pelo escritor Paulo Roberto Batista Anglada, e de Karis Beatriz Anglada Davis / Os Dez Mandamentos - Estudos Devocionais para Crianças / 2014.
Texto : Marcos Silva De Melo.
quinta-feira, 14 de abril de 2016
O SEXTO MANDAMENTO E O VALOR DA VIDA
" Não matarás". [ Ex. 20:13 ]
Um texto curto mas de valor importantíssimo!
Vivendo em um país como o Brasil onde a violência cresce assustadoramente, é um foco a ser considerando a luz da Palavra de Deus.
De várias formas e de várias maneiras, sejam crianças, jovens, adultos ou os velhos, este direito que todos tem, direito este dado por Deus, tem sido tirado de uma maneira banal, macabra e desumana, a VIDA. Dom este, dado por Deus. O valor da vida tem sido tema de só de menos, coisa nenhuma! Por uma cara feia, uma palavra mal compreendida, uma pisada no pé, vidas tem sido dizimadas de maneira banal e aterradora. Pássaros hoje tem vivido muito mais que as pessoas. E animais tem se entendido muito melhor do que os seres humanos. Podemos ver isto em zoológicos, onde a figura de um primata brinca com um filhote de tigre. Mostrando que é preciso saber viver com as diferenças.
O alto índice da criminalidade tem sido o maior dos últimos 10 anos. A morte tem sido o personagem que mais temos visto nos últimos dias no palco da vida de muita gente, e se não é por Deus, a criminalidade seria maior. Noticiários de Rádio e Rede Televisiva, notifica a cada dia a chacina que este país tem sido. Colocando a sociedade num real filme de terror e suspense. Onde a população vive com medo de sair de suas próprias casas. Diga de se passagem lugares como o Morro do Alemão, Planeta dos macacos e lugares onde o maior índice da marginalidade é visto em pleno dia.
Ninguém mais pode-se ter mais nada, ninguém mais pode ter seu ou seus objetos de valores, conquistados com muito suor, esforço e dedicação. Pessoas que de fato acordam cedo e pega no batente, para granjear o seu pão diário. Pois há uma classe de vagabundos, e malandros a começar pelos trombadinhas e ladrãozinhos de praças. Que arrancam cordões de ouro, relógios, celulares. Antes eram as sandálias e os tênis, objetos mais visados. Hoje a moda é outra. A cara da modernidade. O quanto mais caro melhor para eles.
Pessoas tem sido mortas por objetos tão transitórios e de pequeno valor. Onde está o VALOR DA VIDA? A que preço se reduziu ela? E o que a Bíblia fala dela e o que os governantes tem feito para frear a criminalidade existente nesse País. País este que hoje é campeão Mundial de Criminalidade. Onde cinquenta mil pessoas são mortas todo ano.
" NÃO MATARÁS". [ Ex. 20:13 ] Mandamento que foi dado por Deus para mostrar e ensinar ao homem o significado da vida. O direito mais primordial e importante de todos, a começar pelos bebezinhos, que nem mesmo ao mundo veio, como o da pessoa mais idosa: O DIREITO A VIDA! E ninguém tem o direito de tirar este bem de outro seja por qual motivo for ou por qual maneira for, o que muitas vezes vemos nos noticiários ou por amigos, que alguém foi morta de uma maneira banal e cruel. Somente Deus tem este direito, o direito de colher a vida de suas criaturas, visto que cada um já tem seu dia certo de partir e prestar contas a Deus.
E QUANDO MATAR SE TORNA PECADO?
[ Gênesis 9:6 ] " Se alguém derramar o sangue do homem, PELO homem se derramará o seu;" porque Deus fez o homem segundo sua imagem e conforme sua semelhança, tornando assim, primícia de sua criação. Seres especiais nos quais há nos mesmos, atributos comunicáveis que o próprio Deus os outorgou.
A inteligência e o discernimento, capacidade esta que lhe dá o foro de julgamento entre o que é certo e o errado, a capacidade de amar e ser misericordioso, são atributos, qualidades comunicáveis o que o diferem dos animais, torna-os assim sereis especiais, a cima dos animais. Ai está a sua importância! O fato de serem parecidos com seu Criador. E é neste aspecto que matar se torna pecado e crime de maior grau. Porque o ser humano foi feito a imagem conforme a semelhança de Deus.
Notamos neste mandamento o consentimento da Palavra de Deus que, se o homem tirar a vida de um outro homem, se ele derramar o sangue de um outro homem, ele será punido com a mesma sentença que ele realizou, tendo dizimado, e interrompido a vida de um outro homem. "Pelo homem se derramará o seu ( sangue) " .MATAR, constitui-se um PECADO TERRÍVEL! Tudo porque o homem, tendo sido formado do pó da terra, tendo Deus soprado em suas narinas o fôlego de vida, e tendo sido feito sua imagem conforme a sua semelhança, nenhum outro homem tem do direito de tirá-la. E , se, tirá-la, deverá pagar com sua vida. Isto é a legitimidade da pena de morte. Tema este debatido no plenário e entre as autoridade do País.
País como os EUA, tem em sua constituição esta penalidade para os demais infratores, homicidas. Sem contar com a Prisão perpétua aplicada até mesmo para criança de 12 anos mostrada em um dos noticiários televisivo. Mas, o Brasil, país considerado ultimamente como a décima potência econômica, reluta ainda não admitindo tal penalidade nos infratores da nação. Resultado? CRIMINALIDADE EM CIMA DE CRIMINALIDADE, onde o valor da vida vem sendo tripudiado diante de todos. Como o de uma criança de quatro anos do morro do Alemão, Rio de Janeiro, morto pelos militantes de uma facção, que pagou no lugar de seu pai com sua vida, a vista do mesmo ter tido problemas com as tais facções do Rio.
Casos como este e muitos outros, tem sido deixado de lado pelas autoridades políticas e judiciais. Porque, enquanto esta lei favorece os grandes e dizimando os pequenos, sempre existirá impunidade. E existindo impunidade o país perde, como temos vistos o freio contra a criminalidade, que a cada dia cresce assustadoramente. E o VALOR DA VIDA exprimido no SEXTO MANDAMENTO, como tem sido infringido por todos estes criminosos . Pois há dos que matam em secreto, e há dos que matam a vista. Tratamos aqui os que matam a vista, em detrimento da tamanha brutalidade evidenciada por parte dos militantes e bandidos, sem contar das pessoas comuns que nunca mataram ou fizeram algo do tipo. E nisto, o VAOR da VIDA, tem sido tripudiada e desvalorizada.
" Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem." [ Gn. 9:6 ]
Texto : Marcos Silva De Melo.
domingo, 10 de abril de 2016
O DRAMA DOS BRASILEIROS COM A IMPUNIDADE JUDICIAL E O TEATRO DOS FANTOCHES ASSASSINOS
O Brasil como a décima potência econômica mundial, encontra-se no mais grave envolvimento corrupto da história. Governantes e seus aliados, homens pelos quais foram eleitos pelos cidadãos brasileiros, vivem o mais triste acontecimento da historia da LAVAJATO e os MENSALÕES. Empreiteiras como a ODEBRESTE e PETROBRAS, empresas essas multinacionais e outros orgãos de fonte e renda percapita do país, deixaram-se lamear pela podridão imoral, na quebra da conduta cívica e decoro governamentais, deixaram um rombo em todas suas gamas econômicas, provocando um caos de emergência nacional que pensa-se em até pedir apoio a outras nações. Onde todos estes políticos de conduta repreensível fizeram desta nação um verdadeiro PICADEIRO, UM TEATRO DE FANTOCHES ASSASSINOS. Gerando no povo desta nação uma postura de revolta e de vergonha.
A IMPUNIDADE exercida por parte dos liderantes juristas e governamentais, a cada dia que passa, torna-se uma comida indigesta para o povo Brasileiro. Não há comprimento da lei. O DESRESPEITO E O VALOR DA VIDA dos cidadãos Brasileiros, é tido por coisa de só de menos, coisa nenhuma. E o povo desta nação ficam refenhados e mercê de governantes CORRUPTOS e DESUMANO sem contar da CRUELDADE por parte dos criminosos e bandidos espalhados em cada canto deste país, que deixam seus rastros de sangue por onde quer que passem. TODOS, SEJAM, bandidos engravatados ou os bandidos das favelas, CRIMINOSOS DOS PALÁCIOS REAIS OU NÃO, todos, tem sido sujeitos e protagonistas principais de um PAIS SEM LEI.
A IMPUNIDADE JUDICIAL E OS CRIMINOSOS DAS QUADRILHAS são verdadeiros personagens de um mesmo teatro.
Quando se deixa de aplicar a lei para o infrator, seja políticos ou traficantes, a IMPUNIDADE se torna a maior arma que o Brasil já teve. Pois dela, se decorre os maiores e incontáveis crimes de ordem nacional. Instalada na gama do Planalto Central, sai a mesma pela rampa do mesmo Planalto, camuflada em sorrisos disfarçados. Pois, em um país sem lei, onde o código e mais códigos do regime constitucional são quebrados principalmente pelos os representantes dessa nação, onde existirá onde a mudança e a diminuição dos chamados atos criminais? Se eles, os governantes mesmos são exemplos da maior corrupção e descumprimento da lei do país. Onde os quais rejeitam e resistem fortemente a disciplina da ordem jurídica a qual, ainda manifesta por parte da menoria de sua bancada do STJ uma postura salvadora. Ddevemos aqui destacar a atitude irrepreensível do sr. Juíz Cerjo Moro. Que tem se esforçado em da a resposta ao povo brasileiro na aplicação da lei em todos que se encontram em condutas de desconfiança parlamenta. Colocando na cadeia os ladrões de nosso país. Pois, se assim não fôra, maior seriam os resultandos alarmantes das lavagens de dinheiro dos órgãos públicos e presidenciais. Onde seria muito maior ainda os rastros de sangue por toda nação Brasileira, pela falta da punição.Pela falta de punição à estes que se dizem governantes da nação brasileira. A Impunidade e o Teatro dos Fantoches Assassinos devem acabar! Para que o Brasil novamente possa respirar com mais graça e facilidade. Tenho uma vida mais tranquila e em paz.
A lealdade, a retidão, marcas faltosas por parte dos líderes, geram uma nação sem lei. A lealdade foi e tem sido quebrada a cada dia pela tamanha conduta corrompida por parte dos governantes. A verdade já não anda na boca de nossos governantes e o povo a Brasileiro a cada dia mostra a sua manifesta contrariedade de insatisfação contra as corjas e as lavras de deputados, senadores e presidente que se encontram em seus palacetes reais. "A burguesia fede, já disse um poeta uma vez." Mas o que tem mais fedido neste país são a grande lavra dos corruptos que regem a nossa tão querida nação Brasileira. Quem pagará esta conta?!! O povo, respondo eu. Mas esta realidade tem que acabar já. O povo não tem que pagar o pato! A nação Brasileira não que pagar o que não comeu e nem bebeu! Que o povo continue saindo as ruas e clamem por justiça já! E deem seu grito de liberdade. ORDEM! ORDEM! ORDEM! Para que exista o PROGRESSO. Pois não há progresso sem ordem. E que o povo Brasileiro digam e se "vingue" nas urnas em Outubro exercendo seu ato cívico na época eleitoral. E digam NÃO A CORRUPÇÃO, NÃO AO ABANDONO DA SAÚDE PÚBLICA, NÃO AO DESCASO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS, NÃO AO DESCASO DAS IRREGULARIDADES SOCIAIS COMO MORADIA E SEGURANÇA PÚBLICA EM CADA ESTADO.
O BRASIL tem jeito, JESUS! Que a nação Brasileira acorde e busque seu Deus. Pois, um país que não busca ao seu Criador, dando-lhe as costas a e não ouvindo a voz de sua Palavra, jamais poderá ir bem, jamais poderá progredir, andarão para trás em vez de irem para frente.
" Dir-lhe-ás: Esta é a nação que não atende á voz do SENHOR, seu Deus, e não aceita a disciplina; já pereceu, a verdade foi eliminada da sua boca." [ Jeremias 7:28 ]
Texto : Marcos Silva De Melo.
10 de Abril / 2016.
Assinar:
Comentários (Atom)
-
Da Reunião dos Crentes da Igreja e seu Comportamento no Culto Público de Deus Q uando a Igreja se reúne para o Culto...
-
Q ue é fato que os reformadores e puritanos atribuíram ao culto ( e à sua forma ), coisa de extrema importância na adoração a Deus,...
-
Os Atributos de Deus Em Geral A. A Avaliação dos Termos Empregados. B. Métodos de Determinação dos Atributos de Deu...


