" Contudo, ainda que nós ou um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que vos pregamos, seja considerado maldito! Conforme já vos revelei antes, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que vos pregue um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja amaldiçoado! " [ Gl.1.8,9 ].
O modelo do G12 já faz campo no Brasil desde 2005. Desenvolvido através de vários pastores adeptos do movimento, o G12 teve mesmo a sua profusa aceitação na Colômbia, através da Missão Carismática Internacional, que veio a se adequar ao modelo de igreja em célula. Desde já, quero dizer aqui que não é o nosso objetivo tornar extenso a abordagem do assunto em pauta, mas, mostrar através de alguns dados que este não é um modelo bíblico de crescimento de igreja. Sendo mais um fiasco em nossa época, a fim de enganar os mais vulneráveis que estão distante do real significado do que seja realmente a Igreja ao molde bíblico.
Uma rápida abordagem sobre seu primeiro difusor, é justamente falar do pastor Sul Coreano Poul Young Cho, que, em 1958 na Coréia do Sul desenvolve um método após ficar profundamente decepcionado consigo mesmo pelo fracasso que foi seu ministério como pastor. Conta ele. Homem de conduta vaidosa, almejava ao certo ser bem sucedido em atrair multidões e ter a atenção de todos. Mas, decepcionado pelo seu fracasso, resolve criar um modelo após, segundo ele, ter estudado profundamente a bíblia. Chega em sua pretensa conclusão que, grupos familiares seriam a saída. E isto, em sua visão, seria o modelo da igreja de Cristo na forma de célula.
Ele após ter visto o conselho do sogro de Moisés, quando o mesmo o orienta a que colocasse homens para que chefiassem grupos de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Entende que esta seria a melhor forma de fazer com que o modelo de célula viesse a dar certo.
Na visão de Cho, isto deveria acontecer com a igreja da Coréia. Ele estabelece líderes que chefiassem grupos de dez pessoas, ficando o supervisor com cinco células ( cinquenta pessoas ), e o pastor da congregação ficaria com cem pessoas.
Este modelo chamado de " modelo de Jetro " ou " modelo de liderança 5 X 5 ", ganhou volume na Coréia avançado para os Estados Unidos.
O Dr. Ralp Neighbour Jr., desenvolve o método iniciado por Cho. E de igual modo estabelece seu ministério em forma de célula. O movimento cresce e toma proporções ainda maiores chegando também ao Brasil. Em Manaus com o pastor Renê Terra Nova em sua igreja Ministério Internacional da Restauração, adeptos do casal Castellanos, propagando em sua própria igreja ser esta uma visão que deveria ser mais disseminada.
Quero portanto, falar de modo sucinto mais contundente, acerca do ministério do boliviano Cézar Castellanos Domínguez. Pastor da Missão Carismática Internacional, iniciado mais especificamente nos idos de 1983.
Entre 1992 a 1997, o movimento na Bolívia cresce. E a igreja de Castellanos dá então prosseguimento ao movimento antes iniciado na Coréia pelo pastor Cho. Desenvolvendo os então chamados grupos de 12. Chegou-se a 10.460 células. Momento onde existiu a transição de igreja para célula modelo de crescimento de igreja.
Caros leitores, chamo sua atenção para este sujeito de nome boliviano. Acho que chegamos em um detalhe que para muitos dos adeptos a este movimento desconhece completamente o movimento do mesmo. Os quais dão mais ênfase e importância ao método do que com a prória suficiência das Esrituras; e o poder que, por si só tem de converter pecadores a Crito.
A forma como o movimento foi gerado é bastante questinável a luz da Palavra de Deus. Onde, desde já, afirmamos a luz da mesma que não é modelo bíblico coissíssima alguma, sendo antes uma maneira puramente carnal, humana, e posso, até à luz do que vejo em Gálatas 1 versos 8 chamar de maldito. Amaldiçoado Movimento!
Quero em fim, neste momento transcrever algo que o próprio Cézar Castellanos disse o que veio a ser parte de um de seus livros, diz ele: " Por notar que existia uma grande dificuldade no crescimento da igreja, em 1991, estando ele em um período longo em oração pedindo a Deus orientação quanto a uma estratégia para a frutificar as setenta células, que já tinha até então, diz ele " RECEBI a extraordinária revelação do modelo dos doze," diz ele. O que entendeu ter sido Deus ordenando-o a assim fazer. Diz ele: " Recomendando-me o mesmo modelo de Jesus com os doze apóstolos. Continua ele : " Nesta ocasião escutei ao Senhor dizendo-me : " Vais reproduzir a visão que tenho dado em doze homens, e estes fazê-lo como outros doze, estes por sua vez em outros doze. " Continua ele : " Quando Deus me mostrou esta projeção de crescimento, maravilhei-me".
O que dizer de tudo isto? Para muitos, um encantamento enigmático. Algo dos "céus", muitos dizem. Onde ouvir a voz audível de Deus é para estas pessoas a 10ª maravilha do mundo. Ridículo!!! Pois lembro como isto em minha vida logo no início de minha conversão era corrente se ouvir isto, e, insuflava-me para que eu pudesse ouvir a voz de Deus neste sentido, a de ouvir audivelmente como o Profeta Moisés ouviu no Monte Sinai. Impressionante como a nossa imaturidade espeiritual nos leva a sermos tentados que isto fosse possível, ridículo mais uma vez digo! Estes movimentos não tem compromisso com a Real Escritura não crendo na sufiência das dElas. Para estes o que consta e pesa na balança mesmo são os expericiencilismos baratos, desprovidos do crivo e harmonia das Palavra de Deus. Mas, graças a Deus que de lá pra cá, o Senhor têm me ensinado que, somente através deste instrumento Vivo ouço Sua gloriosa e poderosa voz, A Biblia Sagrada! Sola Sscriptura! Só a Escritura! Só a Escritura. Mas NADA além disso ouço, pois não preciso, a vista de ter comigo o consolo e todo o ensino " Pois tudo quanto, outra, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." [ Romanos 15:4 ]. Ao lê-la ouço sua doce voz em versos, prosas, exortações, advertências e de belas promessas. Tais pessoas que não tem as doutrinas de Cristo como o colar de seu pescoço são presas fáceis nas garras do diabo na insuflação de vento de doutrina variadas. Levados são como palhas ao vento. Pois o autor de Hebreus, em seu capítulo primeiro verso primeiro, diz que Deus de fato falou de várias maneiras aos pais através dos profetas, mas, que hoje Ele nos falou através e por meio de Seu bendito Filho Jesus Cristo. Jesus é o Verbo de Deus! Jesus é A Palavra Encarnada de Deus. [ Hb.1.1. Jo. 1.1 ]. Agora, vejam como se deu este movimento espúrio, herético, que hoje adotaram para "servir" a Deus, NãO como está prescirito nas Escrituras Sagradas, mas, conforme a imaginação do homem e sugestões de Satanás.
A Palavra de Deus em Galatas capitulo 1 diz:
" Contudo, ainda que nós ou um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que vos pregamos, seja considerado maldito! Conforme já vos revelei antes, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que vos pregue um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja amaldiçoado! " [ Gl.1.8,9 ].
Maldito seja! Maldito seja! Disse o Apóstolo do Senhor. Todo aquele que diga algo ou indo além do que Deus determinou em sua Santa Palavra seja Maldito, amaldiçoado. Não! Não! Este não foi e não é o modelo de Deus para crescimento de igreja. A igreja avança e cresce no Poder do Espírito Santo de Deus. A igreja cresce Não através deste ou daquele método, MAS pela ação poderosa e graciosa do Espírito Santo.
Notamos que o Castellano afirma justamente o contrário do que o Apóstolo Paulo diz aos Gálatas. Não existe outro evangelho além do que Cristo Jesus ensinou e viveu. Quem admite que exista outra forma de "evangelho", as Escrituras chama de Maldito! Este movimento do G12 está completamente na contra mão de Deus. As Escrituras condena qualquer outra coisa que não esteja em conformidade com as Sãs Palavras. É questinável sim o modo e a proposta deste movimento que teve início na Koreia por Cho e veio como uma praga para o Brasil como uma suposta proposta "bíblica" de método para crescimento de Igreja. Movimento espúrio! Ante-bíblico, Satânico e Maldito! Deus não revela hoje Nada mais além das Escrituras para tudo que envolva a salvação do homem! Temos o Canon encerrado completamente neste sentido e aspecto. [ Rm.15:4; Hb.1:1 ]. Vejamos então ainda dos que admitem que Deus ainda se utiliza de sonhos para revelar sua vontade.
Diz Deus por boca do profeta Jeremias: " Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. " [ Jr. 23.25 ].
Maldito! Maldito seja todos estes pretensos sonhadores de visões de seus próprios corações enganosos. Que ofendem a Deus com suas mentiras e enganam multidões inteiras após si. Ai dos Tais que assim procedem!
Movimento semelhantes a este como o do G12, os seus adeptos jamais questionam seus líderes! Têm eles medo, pavor de irem de encontro com seus "líderes" receisis de incorrer na blasfêmia contra o Espírito Santo. Que escravidão de mente! São uns coitados. Presas fáceis e que não sabem manusear a Palavra da Verdade como bons soldados de Cristo Jesus. Não sabendo que tais movimentos não passam de movimentos revestidos de misticismo religioso. Apoiado não na Palavra da Verdade, mas, em emoções puramente carnais que nada tem haver com a verdadeira impressão deixada pelo Espírito de Deus na alma de seus verdadeiros eleitos. Pois para liberdade foi que Cristo nos libertou, e nos legou uma fé genuinamente salvadora, fundada na SUFICIÊNCIA das Escrituras Sagradas.
" Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? [ Jr.23.26 ].
Continuará o homem crendo numa pretensa revelação como esta? Examine o mesmo e verá que Deus não aprova nada disto. E, nunca aprovou. Tampouco aprovará algo que seja contraditório a Suficiência, Inerrância de Sua Santa Palavra. O G12 é um projeto fundado numa mentira! Deus diz aos sonhadores mentirosos que profetizam coisas de seu enganoso coração. Até quando sucederá isto? Temos uma advertência séria para todos que teimam em ficar na desobediência " Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado." [ Salmos 7.12 ].
Cézar Castellanos nada ouviu de Deus, a não ser de sua mente carnal e o seu coração enganoso. E muita gente aderi até hoje esta mentira. Defendendo que o movimento de célula é o método de Deus em multiplicar a sua igreja! Um absurdo! Um absurdo! Onde está escrito isto na Bíblia? Onde Ele deixou escrito? Não existe nehum método de crescimento de igreja. Isto não passa de invenções humanas! As Escrituras diz que nos últimos dias seriam difíceis. Pois os homens seriam egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, calunidores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfetuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. [ 2 Tm. 3:1-5 ].
Uma mentira pregada como verdade para desfazê-la custa. Pois já haverá sido impestiado todo um governo de uma história. Feito suas vítmas sem procedências. Um absurdo! Um absurdo! O G12 nunca foi, não é e, nunca será o modelo de crescimento de igreja. Pois Deus não ordenou métodos para tal coisa. E aqui está o parecer do próprio Deus a esta geração em que vivemos, que tem dado mais vasão a pretensas " revelações " do Espírito Santo. Dando mais importância a liderança de sua comunidade, do que a própria Palavra de Deus, quando só proferem mentiras, palavras enganadoras de seu próprio coração.
Estes fazem sempre separação ente razão e fé. Segundo o Pr. Joêr Corrê Batista, para seguir este movimento é imprescindível o abandono da razão e a omissão no questionamento das experiências provindas de seus adeptos, principalmente de seu líder. Experiência como arrebatamento, sinais de confirmações, visões, sonhos e revelações diretas ( estes têm sido os maiores causadores das confusões ), são normas, e não exceção no movimento. Um Absurdo! Um absurdo saber disto! Como! Como estas pretensas opiniões podem conduzir e influenciar a tal modo que seus adpitos não possam questioná-los!? As Escrituras exorta-nos a sermos criteriosos, vigilantes quanto a prentensos movimentos ditos "cristãos". Devemos provar se os espíritos procedem de Deus! [ Atos 17:11; 1 Jo.4:1 ].
Diz a palavra de Deus em 1 João 4.1 " Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, PROVAI ( grifo nosso ) SE OS ESPÍRITOS PROCEDEM DE DEUS, porque MUITOS FALSOS PROFETAS TEM SAÍDO pelo mundo fora. " Como não questionar estes pretensos líderes de movimentos como este que estamos confrontado a luz da Palavra de Deus! Como! Não pode ficar estes proferindo suas mentiras revestidas de "verdade divina". Não! Pois esta é bem a característica do diabo, se transfigurar em anjo de luz. " E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." [ 2 Co. 11.14 ].
Quero aqui, em fim, finalizar, pois não daria pano para as mangas em falar sobre heresias semelhantes a esta. Dizendo: Que este movimento do G12 não é um modelo bílico. Isto por duas razões possíveis:
1ª Deus não ordenou método de crescimento de igreja. Apenas disse: " Idi por todo mundo, pregai o evangelho a toda a criatura." [ Mc.16.15 ] Jesus NÃO deixa métodos, mas, uma ORDEM, IDE.
2ª O G12 não é o modelo de crescimento porque sua origem é questionável a luz da Palavra de Deus. Quando se admite outra forma além das Escrituras de Deus se manifestar como verdade absoluta deve ser recharçada, execrada, rejeitada! Quando se admite esta possibilidade, em crer em outra revelação a não ser a mesma Escritura deve ser considerado Anátema, Maldição. Os que usam de subterfúgios lançando mão de sonhos, visões ou coisa do tipo em se afirmar ser " nova revelação " de Deus para se realizar, fazer isto ou aquilo, NÃO passam de heresuas destruídoras que vai de encontro ao princípio de Gálatas 1:8.
Poderia dizer aqui muitas outras coisas, como o pré-encontro, o encontro e o pós-encontro. Que os participantes são orientados para dizer quase como um mantra afirmando que Deus é Tremendo. Ora, ninguém precisa participar destas programações para saber desta verdade escrachada, estampada nas Escrituras. " Porque o Senhor Altíssimo é tremendo, e Rei Grande sobre Toda a Terra." [ Sl. 47.2 ].
Assim sendo, chegamos a clara conclusão que o modelo criado pelo pastor coreano Poul Yong Cho, que teve sua difusão pelo americao Dr. Ralp Neighbour, o pastor Boliviano Cézar Castellanos Domínguez, Renê Terra Nova em Manaus e outros, não é o modelo estabelecido de Deus. É, portanto uma criação de homens que mais visam a sua glória própria do que a Exaltação do Nome de Jesus Cristo. Como o Salvador dos Pecadores.
A base de seus ensinos é como o Senhor da Igreja Jesus mesmo diz em seu Evangelho. E Ele, respondendo, disse-lhes: " Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; em vão me adoram, Ensinado doutrinas que são mandamentos de homens." [ Mc.7,6,7 ].
Fonte: G12 História & Avaliação
Autores :
Pr. Jôer Corrêa Batista, Pr. Leonardo Sahium e Jocider Corrêa Batista.
( Pastores Presbiterianos )
M.S. De Melo.