terça-feira, 28 de março de 2017

O que Significa Não Ensinar ou Exercer Autoridade Sobre os Homens ? Parte - I




" A mulher aprenda em silêncio, nem exerça autoridade de homem; esteja porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado o Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom sendo." [ 2 Tm. 2.11-15 ]

  O Novo Testamento deixa claro que, tanto homens como mulheres receberam dons espirituais [ 1Co. 12.7-11 ]. Devendo ser aproveitados para a edificação do corpo de Cristo [ 1 Pd. 4.10 ]. Ministério esse indispensável a vida da igreja [ 1 Co. 12.12-26 ].
O Novo Testamento está cheio de exemplos de mulheres que utilizaram seus dons para o serviço da igreja. O que é certo que a igreja contemporânea deve tomar por exemplo e procurar copiar o modelo apresentado do novo testamento a encorajar que as mulheres cristãs da igreja devam exercer a devida função na edificação do corpo de Cristo na igreja. Contudo, devemos entender em contra partida que o Novo Testamento impõe restrições quanto a certos ministérios à mulher na igreja.
Desde os dias da igreja apostólica a maioria dos cristãos tem crido desta forma. E, uma porque uma razão porque eles criam assim, é justamente a passagem de [ 1 Tm. 2.8-15 ] " 

  Quero, portanto, que os VARÕES orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras ( como é próprio às mulheres que professam ser piedosas ). A mulher APRENDA em silêncio, com toda a SUBMISSÃO. E não permito que a mulher ensine, e nem EXERÇA AUTORIDADE de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. TODAVIA, será preservada através de sua MISSÃO de MÃE, se ela permanecer em fé, e amor e santificação, com bom senso."

   Certamente, por esta passagem, a igreja pode bem pensar e repensar de como hoje em dia as mulheres cristãs estão atuando no seio da igreja. Se tem cumprindo ou não este princípio. Como diz George Knight III " Por essa razão, parece errado alguns argumentarem que alguns presbíteros da igreja podem da a uma mulher o direito de expor  Palavra de Deus a igreja. A idéia é que isto é aceitável, desde que ela o faça debaixo da autoridade da liderança masculina. Mas Paulo descarta esta possibilidade, afirmando que, na situação de ensino bíblico, onde homens estão presentes, a mulher deve permanecer " em silêncio ". Nenhuma decisão da liderança masculina pode justificar a desobediência ao que o apóstolo ordena."
Segundo o parecer do Sr. Douglas Moo, este parecer não se dá por causa da ordem em que foram criados, homem e mulher, tampouco ao modo que pecaram contra o Senhor. Mas, gosto e  aqui fico com a posição de outro pastor tão conceituado quanto o Sr. D.Moo, que, esta questão é justamente por ser um mandamento espiritual, não cultural, por existir uma ordem na criação que a mulher cristã deve se portar como diz as Escrituras, com Toda Submissão entendendo qual é o Seu Ministério, a sua Missão, a de ser MÃE.

   Com relação a [ 1 Tm. 2.8-15 ] muitos acham que esta passagens só se aplicam a algumas mulheres cristãs para alguns ministérios e circunstâncias. O que outros mesmo sendo crentes fiéis acham de outra maneira - mesmo afirmando a inspiração e autoridade das Escrituras, contudo, não pensam que esta referência de [ 1 Tm. 2.8-15 ] não esteja dizendo que há proibição ou  restrições.
Contudo, afirma o Sr. Douglas Moo, que não pensa desta forma. E que estariam estes irmãos nossos pensando e agindo da maneira correta? Terá sido a posição da Igreja cristã da época pensar desta maneira? Terá sido por vinte séculos, o produto de um condicionamento cultural, do que finalmente conseguimos nos livrar?

   De maneria alguma afirma o Sr. Douglas Moo! O Pensamento Reformado e Puritano de [ 1 Tm. 2.8-15 ], impõe restrições sim ao ministério de mulheres. ( 1 ) Elas não devem ensinar doutrina cristã aos homens e ( 2 ) Não devem exercer autoridade diretamente sobre os homens da igreja. Restrições essas que têm autoridade para a igreja de todos os tempos, lugares e circunstâncias.

MULHER NO PÚLPITO
Permissão ou Impedimento?
Por Douglas Moo 
Estudo extraído do livro Homem e Mulher da Editora Fiel - págs. 53-66

Ev. Marcos Silva De Melo  

quarta-feira, 15 de março de 2017

A Confissão de Fé o Que Ela Representa Para os Reformados?


Um parecer reformado acerca da fé cristã em seus documentos confessionais.


" Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus." [ 1 Co. 10.31 ]


Sobre a Confissão de Fé Westminster, elaborada em 1646, a qual veio a ser cuidadosamente escrita por mais de centenas dos principais teólogos puritanos, é, documento confessional apresentado das melhores e mais concisas declarações da fé cristã. Temos em fim, como documento de cunho reformado e de princípios puritanos a mais elaborada exposição sistemática da doutrina cristã. 
A nota da Confissão de Fé comentada do A.A Hodge eminente filho e sucessor de Charles Hodge, Professor de Teologia Sistemática de Allegheny ( 1864-1877 ) e Princeton ( 1877-1886 ). Elabora-se este precioso documento da fé cristã como um belo manual de exposição e explanação de todas as principais doutrinas das Escrituras. Recebendo o enaltecimento do Célebre Professor de Patton de Princeton, referindo-se ser, a Confissão de Fé, como um "livro muito útil" cheios de pesamentos claros e de densas declarações.
É sabido pelos mais antigos presbiterianos que, nos idos dos 150 anos de presbiterianismo no brasil, forças contrárias de oposição a este documento se levantaram. Aversão e completa desconsideração por parte de muitos foram a princípio um desestímulo para os pastores envolvidos em defesa do documento supra a cima mencionado. Mas, que, pela a graça de Deus, foram avante, fazendo frente a todas investidas contrárias ao manuel doutrinário da fé reformada. Deus levanta e anima homens para tornar acessível o documento mais elaborado da época da fé protestante. Os do movimento anticonfessional não foram obstáculos para o avanço e produção do documento doutrinário. 
É de foro e responsabilidade da igreja Presbiteriana do Brasil, proclamar e divulgar a Fé Reformada, Sustentá-la, Defendê-la e Amá-la. Isto pelo fato de vivermos hoje dias terríveis de grande apostasia e desvio doutrinários. Onde falsos mestres se levantam como o próprio Senhor Jesus Cristo mesmo profere em seus Evangelhos bem como nas epístolas apostólicas : "Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". [  2 Pd. 2.1 ].
A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil em seu Preâmbulo diz: " Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nós, legítimos representantes da Igreja Cristã Presbiteriana do Brasil, reunidos em Supremo Concílio, no ano de 1950, com poderes para reforma da Constituição, investidos de toda autoridade para cumprir as resoluções da legislatura de 1946, depositando toda nossa confiança na bênção do Deus Altíssimo e tendo em vista a promoção da paz, disciplina, unidade e edificação do povo de Cristo, ELABORAMOS, DECRETAMOS e PROMULGAMOS [grifos nossos] para a glória de Deus a seguinte Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil: 
CAPITULO I - Art. 1º A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas locais, que ADOTA como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua CONFISSÃO de FÉ e os CATECISMOS maior e breve [ grifos nossos ]; rege-se pela presente Constituição;..."
AQUI, cabe expor, que este documento é parte constitucional da Igreja Presbiteriana do Brasil! E, pergunto eu: Onde estão os ensinamentos de ordem cúltica a Deus! Onde o Princípio Regulador do Culto! Onde se fazer valer o que a Constituição Presbiteriana do Brasil! 
Hoje se faz necessário fazer valer o documento elaborado, decretado e promulgado pelo Supremo Concilio pelo simples fato de estarem nos mesmos as tão insondáveis doutrinas das Escrituras Sagradas. E, quando, se faz a devida observação ao princípio de ordem litúrgica nota-se uma incongruência absurda no que se diz o que é ser presbiterianos ou reformados com o que vemos hoje em muitas das igrejas Presbiterianas do Brasil. É coisa grave! E aqui abordo um dos elementos de ordem de culto no Capitulo XXI da Seção V que diz que o cantar dos Salmos faz parte do culto ordinário de Deus. Pergunto eu: Onde estão o cântico dos Salmos? 
Há uma grande confusão na igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não queremos fazer o que está ordenado, mas, dá o jeitinho brasileiro de servir a Deus da forma que achamos e que devamos fazer. Isto constitui-se pecado. E é preciso nos arrepender de tais práticas pois temos ofendidos a Deus. Elementos de ordem cúltica tem sido posto no momento de adoração a Deus na forma da antiga dispensação. Isto por uma incompreensão exegética, afirmam os mais estudiosos. 
Frequentemente ouvimos dizer de modo argumentativo que a mensagem cristã deve ser moldada ao homem moderno. Contudo isto nunca foi e nunca será o norte dos profetas, de Cristo, do Apóstolos, Patrísticos e muito menos dos Não-Conformistas. Visamos a glória de Deus e o bem maior de Sua Igreja. 
A igreja realmente vive seu momento de Crise. Não apenas em sua vida particular, social e Cúltica. Cada um faz o que bem quer e bem entende. " Tudo em nome de Deus ". O que é um absurdo. 
Onde o Princípio Regulador do Culto! Que diz realmente o que Deus ordena é o que deve ser feito. E não o princípio Normativo de fazer uma vez que não foi proibido. Ora, Se o princípio normativo afirma que deve fazer o que não foi ordenado nem é proibido, logo, entende-se que os que seguem esta linha coloca no culto coisas de sua própria imaginação. Incorrendo no erro do Capitulo XXI Seção I que diz que o Culto é de Caráter Absoluto de Deus, Delimitado pela Sua Própria Vontade. Que de modo algum pode o homem adorar a Deus de sua fútil maneira de o servir. Pois a forma correta de adorar o Verdadeiro Deus é POR ELE MESMO INSTITUÍDA.
É, de extrema importância, que todas as Igrejas Presbiteriana Retorne as Escrituras! A igreja se afastou e a cada dia se afasta mais e mais das Realidades das Escrituras. As igrejas do Brasil precisa perguntar acerca do caminho bom para que ande por ele. Perguntar pelas veredas antigas. Tomar conhecimento de sua história ignorada a séculos. [ Jr.6.16 ] Ela precisa entender da necessidade da unidade da verdade. Obter forte convicção ao combate as falsas doutrinas. Está armada contra os ensinos tradicionais religiosos. Ver que a época presente há uma grande indefinição doutrinária nas igrejas do Brasil. Saber que a época é tão critica que muitos dos crentes não se baseiam na mensagem bíblica revelada nas Escrituras, mas, que muitos dos crentes baseiam-se e guiam-se nas experiências de pretensos pastores. E em fim, ela, a igreja, precisa conhecer sua história, e procurar viver a Fé Reformada, por causa da grande necessidade da Pureza doutrinária de nossa Época. Eis a importância da Confissão de Fé e de Seus Catecismos Maior e Breve.

Igreja Reformada Sempre se Reforma.

Fonte: CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER COMENTADA - A.A HODGE 

Resultado de imagem para Imagens da confissão de fé de westminster


Ev. Marcos Silva De Melo - SDP
Fb.@verdadeemcristo75
www.youtube.com/verdadeemcrito




Evangelho reformado