domingo, 22 de outubro de 2017

A Vida Peregrina E O Confronto da Alma



" Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma " [ 1 Pd. 2.11 ].


     A Palavra de Deus é clara quando nos diz que o ingresso no reino de Deus é tomando por força. " Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."[ At. 14.22 ].

     A vida peregrina dos servos de Deus, é um esforço diligente numa guerra acirrada. Um verdadeiro combate espiritual. Em efésios 6 versículo 12 diz-nos: " Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra as potestades, contra os principados, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais ".
     
    D.M.Lloyd.Jones em seu livro O Combate Cristão, bem descreve esta luta, este combate na vida de todo aquele que veio ser resgatado deste mundo de trevas. R.C. Sproul relatando sobre a vida dos cristãos em seu livro intitulado como Viver e Agradar a Deus, Um Guia Prático Para a Vida Cristã, diz ele que o cristão é um tição tirado do fogo. Descrevendo que todo o eleito é por Cristo resgatado do fogo do inferno, mas, que, contudo, nesta vida aqui o mesmo tem que se deparar com o confronto diário com sua carne, com o mundo e com o diabo. Recomendo que todos os peregrinos em Cristo sejam fortalecidos no Senhor e na força de seu poder [ Ef.6.10 ].

    É bem verdade que, tanto o mundo quanto o diabo, são arquivais do crente. Como libertos deste mundo e do poder de Satanás, ele tem que, com a ajuda soberana e graciosa do Espírito Santo, enfrentá-los com as armas da justiça. Porém, há um inimigo que não foi em seu todo destronado, liquidado. O velho homem, residido no crente. Ainda que esteja mortificadamente pelo Poder do Espírito Santo, ele não o foi por todo destruído. Estágio este que está reservado para aquele grande e glorioso dia, no dia em que, não só os eleitos mas toda a natureza, serão restaurado por completo de seu cativeiro. [Rm. 8.21]. Esta luta sim, devemos admitir como alguns já dizem, ser a pior das ferrenhas lutas pela qual o verdadeiro cristão enfrenta.

    A este fato, o apóstolo Pedro dá-nos uma palavra exortativa quanto ao viver consagrado dos peregrinos de Seu Senhor. Pois os crentes neste mundo precisam em pró do Nome, se abster dos desejos carnais! O confronto existe. E não podemos tapar o sol com a peneira. Precisamos sim, com a graça de o poder de nosso Deus, viver do modo a glorificar o Seu Santo e Soberano nome, a fim de não darmos escândalos a fim de que a Palavra do Senhor seja blasfemada entre os gentios.

    É dever da igreja enquanto membro do corpo de Cristo viver deste modo, a glorificar a Deus. Não pode o crente viver de outra maneira. Pedro exortou a igreja a que vivessem de modo digno da vocação a qual foram chamados. E por esta razão, existiu alguns que já estranhavam o modo como aqueles cretes viviam. Pois com a mudança da conduta de cada um deles, o mundo de outrora estranhavam o porque do abandono da vida devassa que tinham. [ 1 Pd. 4.4 ].

   No mundo em que vivemos hoje, onde a imoralidade tem sido olhada como arte, e a moral gravimente distorcida, o crente, a igreja, precisa com urgência mais do que nunca, LEVANTAR o ESTANDARTE de CRISTO! Dando bom testemunho de Seu Glorioso e Santo Evangelho! Não se conformando com o mundo, mas, transformando-o com a renovação da mente por meio da Palavra de Deus. [ Rm.12.2 ]

     É momento da igreja viver como Deus quer e não como o mundo tem ditado! É momento mais do que nunca de os crentes peregrinos viverem a vida comum da fé cristã, entregue a todos os santos, centrada na Santidade de Deus. E por essa questão, o apóstolo Pedro exorta: " Amados, exorto-vos, como a peregrino e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma." [ 1 Pd. 2.11 ].

     "Amados"... DISSE o apóstolo Pedro. Absterdes! Absterdes! Absterdes! Vivemos dias terríveis meu prezado leitor e irmão em Cristo. E como peregrinos e forasteiros que somos em Jesus é, dever de cada um  viver de modo a glorificar a Deus! Exististindo o esforço diligente e ordeiro, desenvolvendo a salvação com temor e tremor. Deve existir gana espiritual! Obediência a Palavra de Deus. Com o fim da doutrina de Deus ser ornada e exaltada na vida de seus eleitos, para emudecimento e vergonha desse mundo de trevas. Mundo onde não só a idolatria como a moral presente não passam de um enorme bueiros da podridão do inferno.

     " Absterdes!" Nesse combate o peregrino não deve se descuidar, mas, lutar. Confrontar com seriedade o pecado que tão tenazmente faz guerra contra a alma [ Tg.4.1 ]. Por essa razão Pedro, o apóstolo, não sessa de sempre exortar a igreja de Cristo, " Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. " [ 1 Pd.3.11 ].

    A vida peregrina dos eleitos de Deus é confrontada em sua alma diretamente. Pois o seu desejo é agradar Aquele que o alistou para essa guerra. Paulo, o apóstolo diz que o bem que queria fazer não fazia, mas, o mal que não queria, esse acabava fazendo. [ Rm.7.15 ]. E como poderia o peregrino se descuidar! Alerta peregrino! Nosso mundo não é este, apesar de nele estar. Nosso desejo não é nosso, mas, daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Que com amor eterno nos amou, e com corda de amor nos atraio a ele mesmo. Este é o seu, o meu, o nosso maior objetivo enquanto peregrinos nesta terra.

    Até a glória irmãos peregrinos, o confronto é acirrado. A luta declarada. Considerando nossa vida casta, e em temor. [ 1 Pd.3.2 ]. Vivamos este presente século de maneira santa e sóbria. " Porque melhor é que padeçais fazendo bem ( se a vontade de Deus assim o quer ), do que fazendo o mal." [ 1 Pd.3.17 ]. Devemos atentar para esta exortação em meio a nossa comum peregrinação nesse confronto espiritual. Subjugar esta carne infeliz no Poder de Deus é o dever do peregrino com o fim de que a vida do Filho de Deus surja em nossa frágil vida. Com isto o peregrino glorifica a Deus. " A fim que no tempo que nos resta na carne,, não vivais mais segundo as concupiscência dos homens, mas segundo a vontade de Deus." [ 1 Pd. 4.2 ].

     Sendo assim meus amados irmãos em Cristo, busquemos o Poder que vem da Cruz. Porquanto, não o só o mundo e o diabo jogam sujo e sério, como a própria carne clama pela suas paixões, a fim de que nós, uma vez resgatados da nossa fútil maneria de viver, venhamos macular nossas vestes. Não! Lutemos. E resolvamos aos pés da cruz de Cristo, o malévolo pecado que de maneira ferrenha vive em nosso encalço.

    Matemos de fome esta miserável natureza adâmica. Negando a cada proposta do mundo, do diabo e da própria carne. Mas, nutrindo a própria alma com os meios de graça deixadas por Cristo. Alimentando-se com a Palavra de Deus, exercendo maior abundância numa vida de oração. Dessa maneira, todo peregrino com maior graça poderá triunfar em cada confronto espiritual, isto até que adentre o céu de glória com o Seu Rei, Jesus Cristo.

     A Deus toda a glória!

     M.S. De Melo.
     

     

     





quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Casamento Misto Uma Armadilha do Diabo E Um Grande Desagrado a Deus!


 

 "Em matéria de relacionamento, nenhum de sã consciência poderia duvidar que a proliferação e o aumento da humanidade advém de apenas um casal. Sendo assim, qualquer outra forma de união seria contrária a natureza. Coisa bizarra.   No capitulo 2 de Gênesis no versículo 24 nos diz:" Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne."   

Entendemos enfim que, o casamento, só pode acontecer entre um homem e uma mulher. Esta é a ordem expressa da Palavra de Deus.   Jesus quando posto a prova pelos os Fariseus com relação ao divórcio ele responde da seguinte maneira: " Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que Aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez," " E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois uma só carne? " [ Mt.19.4 e 5 ]. 

 A
Confissão de Fé Westminster sobre o Matrimônio e o Divórcio no Capilo XXIV sessão I diz que, o casamento deve ser entre um homem e uma mulher; ao homem não é lícito ter mais de uma mulher nem à mulher mais de um marido, ao mesmo tempo.   A Palavra de Deus reprova toda união que não esteja afinado em perfeita harmonia com a Sua Vontade. Porquanto, o casamento só pode ocorrer entre um homem e uma mulher e ponto final. O matrimônio é uma santa união. Ela possui um significado muito além do que podemos chamar de físico, ela transcende este aspecto. Casamento diz respeito a União da Santa Igreja com o Seu Noivo, que é Cristo. Portanto, é sacrilégio, é profanação qualquer outra união que não seja entre um homem e uma mulher.  Subentende-se também que, fica proibido pela Palavra de Deus qualquer união de grau parentesco. O ato incestuoso torna-se portanto ilícito as leis dos homens ou consentimento das partes, de modo poderem coabitar como homem e mulher .

Confissão de Fé Westminster Capitulo XXIV sessão VI.   Em 1 Co. 5.1 diz-nos: " Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu ( próprio ) pai ". rão do mundo hoje, está bem, mais bem mesmo, antagônico ao padral moral requerido pela bíblia. Hoje já não há mais regras. Os valores da família brasileira chegaram ao banal. Ao ridículo. Ao profano e ofensivo a Deus. Hoje é o que bem ocorreu na época do apóstolo Paulo ou pior do que a Sodoma e Gomorra. Diz o apóstolo Paulo:" Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens,  se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." [ Rm. 1.6 e 7 ]   

 O mundo está de ponta a cabeça desde a queda do homem no jardim do Éden [ Gn. 3 ]. E de lá para cá, a iniquidade só tem proliferado, crescido, avultado, tomando a cada dia proporções assombrosas! Uma desgraça completa! Pois quanto mais o homem se afasta de Deus mais afunda em sua podridão moral.    Do ímpio já sabemos de seu estado. É de se esperar tais pecados. Mas, quando se fala do envolvimento da semente santa com os filhos de Caim. Entre os filhos de Deus e os filhos dos homens? É de tamanha, ou pior escala, pelo simples fato de sabermos que o princípio da Palavra de Deus proíbe, todo e qualquer envolvimento com os incrédulos. E é justamente aqui, que, chegamos ao clímax de nossa exposição  Quanto ao casamento, já sabemos que só pode acontecer entre um homem e uma mulher. Entre um macho e uma fêmea. Primeiro por ser uma ordem expressa de Deus e segundo pelas implicações físicas e espirituais que envolve esta união   Pois bem, As Escrituras Sagradas agora diz que casamento entre o crente e o descrente é pecado grave também. Se não vejamos o que diz Paulo em sua Primeira Carta aos Corintios. " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor." [ 1 Co. 7.39 ]. O CASAMENTO É NO SENHOR! Não há união entre o crente e o incrédulo. " Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio  deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis em nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso." [ 2 Co. 6.14 a 18 ]    O casamento misto é uma armadilha do Diabo além de ser um grande desagrado à Deus. É uma armadilha! Pois foi o que o profeta Balaão propôs a Balaque quando foi amaldiçoar o povo. Quando viu que não podia amaldiçoar ao que Deus havia abençoado, propôs a Balaque que colocasse as mulheres cananeias para que os homens israelitas se corrompessem, se prostituíssem.Isto foi a derrota da nação Israelita. Pois o povo se contaminou com o culto pagão. As mulheres foram uma armadilha do Diabo, e eles comeram e sacrificaram aos ídolos pagãos.

[ Nm. 25.1 a 3].
   

Sendo uma armadilha para que o povo de Deus se corrompa e caia no desagrado Dele,que podemos dizer de pastores que abençoam união de crente com um ímpio? O que dizer de crente que se envolve em relacionamento misto? 

    O Capitulo XXIV sessão III Do Matrimônio e do Divórcio diz, ser proibido a todo o que verdadeiramente professam a religião reformada ( bíblica ), o se envolver com infiéis, papistas ou outros idólatras. Portanto, não devem os piedosos prender-se ao jugo desigual do casamento aos que são notoriamente ímpios em suas vidas ou mantém heresias perniciosas.   Abominável é, o que temos visto no mundo inteiro com respeito ao cansamento e a grande influência homossexual. Contudo, o que dizer dos filhos de Deus quando buscam união mista. O crente e o incrédulo? O que falar quando sabemos de pastores que aprovam este tipo de união quando Deus abomina. Lamentável!

     Crentes sem o temor do Senhor se unem e dão a mão as trevas. O Senhor tenha misericórdia de nossa mocidade principalmente! Salve seus eleitos, mantendo-os puros e castos no meio desta geração cada vez mais prostituta, idólatra e apostata! Que Deus tenha misericórdia de ministros que abençoa o que Deus abomina. Que a igreja busque ajuda do alto! Que os pastores, oriente e ore, ore e aconselhe suas ovelhas mais jovens. A fim de se tornarem castas no meio de uma geração grandemente corrompida pelo pecado.     É momento da igreja se voltar para Deus. Temos presenciado uma geração cada vez mais longe de Deus! Não está existindo parâmetro na escolha do parceiro ou da parceira. Sabemos da luta, por isto o lutar com Deus em oração para se obter libertação e livramento em tempo oportuno!
     Ó que o Senhor traga temor a Sua igreja nestes últimos dias de grande apostasia. Temor nas ovelhas e, PRINCIPALMENTE nos pastores que exercem esta prática pecaminosa. Que o Senhor tenha misericórdia e faça com que sua igreja seja guiada em sabedoria nos retos caminhos da justiça de Cristo, seu Bendito Filho. Abandonando de vez esta prática tão aguda de pecado. Que o Senhor desperte a Sua igreja a um caminho de santidade    A Deus toda glória!

      M.S. de Melo.
            
         
      
         
   
   
   

Deus É Radical? Não, Ele é Justo!


" Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto!"[ Sl.7.12 ].


   Quando falamos da pessoa Bendita e Majestosa de Deus, devemos ter sempre em mente seus atributos incomunicáveis. Pois como Deus, Ele requer de suas criaturas santo temor, santa reverência, santa obediência. E isto por várias razões das quais destaco dois de seus atributos. Sua Santidade e Sua Justiça.
   No capitulo 2 - De Deus e da Santíssima Trindade temos na sessão 1ª Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeição. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que o buscam e, contudo, JUSTÍSSIMO E TERRÍVEL em SEUS JUÍZOS, pois ODEIA todo o pecado; de modo algum TERÁ POR INOCENTE o CULPADO. CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER.
   Falar do Caráter Justo e Terrível de Deus para muitos é dizer que Deus é Radical de mais. Contudo, afirmo a luz da Palava de Deus, que o Senhor, o Todo-Poderoso nada tem de Radical como muitos dizem. Mas, Deus é Justo! E como justo, Ele de modo algum passa a mão pela cabeça do culpado. Como Justo, Deus pune o transgressor de Sua Santa e Justa lei. Deus não é Radical, mas JUSTO! 
  Muitos, ao ouvir isto, ou até mesmo você agora mesmo, pode dizer que isto é ainda ser radical de mais. Porém meu nobre ou minha nobre, Deus além de ser em sua essência amor, ele o é também JUSTO. Você mesmo tenha até ouvido já o ditado " Deus é amor mas também é Justiça!" E é verdade sim este adágio.
   Não podemos nos esquecer disto. Deus é Justo. Por isto as palavras do Salmista : " Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto!" [ Sl. 7.12 ].
   Acho que você agora talvez não esqueça disto. Por ser Justo Deus requer que todos os homens se arrependa! Pois ele afiará a sua espada, e, seu arco ele já tesou, já armou, está pronto. E isto para quê? Para que a Espada? Para quê o Arco? Se não para Exercer a Sua Santa Justiça sobre todos os desobedientes, soberbos, ingratos, incrédulos, ímpios. Sobre todos os que não deram crédito a esta mensagem que você ler agora mesmo. E não veio a se arrepender. Deus exercerá a Espada de Sua Justiça! Deus exercerá o Arco de Sua Justiça! Creia no Evangelho e se arrependa!
   Se arrepender de quê? Dos seus pecados! O rei Davi diz no Salmo 51 versos 3 e 5. " CONHEÇO as minhas TRANSGRESSÕES, e o meu PECADO está sempre diante de mim." " Eu NASCI na INIQUIDADE, e em PECADO me CONCEBEU minha mãe."
   O homem desde a sua concepção, de seu nascimento é pecador. Nasce morto e escravo do pecado! Há dos que retrucam sobre isto, mas é a pura verdade. Não tem como fugir disto, o homem é pecador. Pois é filho de Adão.
   A Santidade de Deus é Co-relata a Sua Justiça. E, como Santo e Justo ele precisa punir o transgressor de Sua Lei. Continuar achado que Deus é radical é permanecer numa condição soberba. Pois isto é o mesmo que procurar tapar o sol com uma peneira por mais fina que venha a ser. Inútil, os raios solares penetrariam entre a fendas da peneira.
   Sendo assim, uma vez que Deus é Justo, ele pune. Ele executa seu Justo Juízo. Toda a humanidade é pecadora e, portanto carece de sua glória. [ Rm. 3.23 ].
   O homem jamais poderia satisfazer a justiça divina. Pois está contaminado com o Pecado da planta dos pés ao fio do cabelo. Sua melhor obra é como trapo da imundice como diz o profeta Isaías. Por isto, Deus providenciou um meio para satisfazer sua justiça. JESUS CRISTO, seu Bendito Filho. Nele, Deus se agradou em moer. Fazer enfermar pelos pecados do homem. A fim de salvar, resgatar e redimir seu povo! [ Is.53.10 ].
   O arco e a espada da Justiça de Deus já estão prontos. Deus requer arrependimento do homem. Notifica-o que, todos em toda parte se arrependa, porquanto irá Julgar o mundo com justiça por meio do varão que destinou e acreditou diante de todos, JESUS CRISTO, Seu Bendito. [ At. 17.30-31 ].
   Exercer uma vida mais santa e piedosa. Ter diante de Deus o culto que lhe agrada segundo a sua vontade, é ser radical? Devemos sempre lembrar, que jamais há ou haverá injustiça da parte de Deus ele exercendo justiça sobre as costas do falto de senso ou de exercer sua bondade aos arrependidos que creram em Sua Santa Palavra. [ Rm. 9.14-15 ].
   Continuar dizendo que Deus é radical é uma condição esfarrapada de querer se justificar achando que tem o melhor modo de se servir a Deus. Isto nunca foi, não é, e, nunca será sabedoria. Pois a verdadeira sabedoria teme a Deus retira o pé do mal. [ Pv.4.27 ].
   Deus não é radical, e sim Justo. Isto basta.

   Marcos S. De Melo.
    
   

  

   

   

terça-feira, 10 de outubro de 2017

O Mercenário Foge Porque Não É Pastor.



" Eu sou bom pastor. o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, ver vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. [ Jo. 14.11,12 ].


     O quadro de muitas igrejas infelismente, hoje não é dos melhores. Notamos uma lavra de líderes que só pensam na lã e na gorduras das ovelhas como bem diz o profeta Jeremias. Quando não promulgam decretos que Deus não ordena em sua Palavra, criando formas para atrair seus súditos, como a água ungida, sal grosso, sabonete ungido, vassoura ungida, estes se servem mesmo como lobos vorazes! Devoram a carne e a lã das ovelhas. Verdadeiros mercenários! Para muitos outros, verdadeiros ditadores, de caráter soberbo, quando são se mostram tiranos. Estes nunca poderiam ser mesmo um verdadeiro pastor. Isto é o que Jesus nos diz.

     " Eu sou o BOM PASTOR, o BOM PASTOR dá sua VIDA a suas OVELHAS." [ Jo. 10.11 a ].

     As Escrituras nos diz como o podemos discernir um verdadeiro pastor de um mercenário. O verdadeiro Pastor da Sua Vida Pela ovelhas. Jesus é esse Pastor. Ele morreu pelos seus eleitos. Este perfil, deve-nos, como igreja, nos nortear, dando-nos direção para o perfil do verdadeiro pastor de um mercenário. Não podemos nos enganar! Devemos está bem de olhos abertos para identificar o Verdadeiro do Falso. O Santo do Profano. Do doador de vida ao devorador da carne e da lã.

     Muitos dos que se dizem líderes hoje, para tristeza da igreja torna-se escândalo para o mundo, para que o mundo blasfeme do Nome do Senhor. A estes, Deus, já tem sua espada afiada, caso o homem não se arrependa; armado e tesado está o seu arco;" [ Sl. 7.12 ]. Não haverá escapatória para os que fazem da igreja e das ovelhas de Cristo marionete. Deus certamente punirá tais líderes. E eis que o juízo para mutos já começou!

     Líderes que não dão suas vidas, omitem-se de uma qualidade marcante do Maior dos pastores. Pois só pode dar a vida quem ama. E líderes que não dão e nunca deram suas vidas pela a igreja, nunca amaram ou amarão as ovelhas de Cristo. Mas, líderes que dispostos estão em dar sua própria vida pelas ovelhas de Cristo, são de fato pastores e não mercenários. Assim podemos ter o bom exemplo Paulino quando este escreve ao Colossensses. Veja o que ele diz : " Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das AFLIÇÕES de Cristo, POR AMOR DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA." [ Co.1.24 ].

     Sendo assim, devemos muito nos apegar a Cristo e aos verdadeiros pastores de almas. Pois estes de fato amam a igreja e as ovelhas do Cristo o Cabeça. Cumprem os sofrimentos que restam de Cristo doando-se a igreja que é o seu próprio corpo. Isto por que o Bom Pastor que deu Sua Própria Vida mostra como seus líderes devem viver diante dele. Vivendo não como mercenário que deixa o lobo arrebatar as ovelhas mas, doando-se, entregando-se em favor delas, mostrando o amor pastoral e eletivo de Deus. Dispostos a morrer pelo rebanho de Cristo mesmo. Sentindo a dor de suas ovelhas. Indo em busca da que se perdeu. Este, tem de Jesus o Cabeça da Igreja Sua Aprovação. Mas, para o mercenário, o qual não é pastor, receberá bem em alta escala Sua grande repreensão. Serão cortados, exterminados. Não haverá salvamento nem escapatória. Os Ais são para os que destroem e dispersam as ovelhas do pasto do Senhor. [ Jr.23.1 ].

     Deus tenha misericórdia de muitas e tantas igrejas que sofrem debaixo do jugo de mercenários e charlatões baratos.

     Marcos Melo.

        

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O Que Significa Ensinar ou Ter Autoridade Sobre os Homens? Parte III



"  Pois não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." [ 1 Tm.2.12-14 ].


     
   Notamos na abordagem anterior que, a preocupação do apóstolo Paulo estava para as funções dos papéis do homem e dá mulher; para que não existisse inversão dos mesmos. Pois em Éfeso, a igreja estava sendo bombardeada com o ensino dos falsos mestres quando dizendo que este princípio da Palavra de Deus a qual Paulo discorria, estava equivocado. Contudo, Paulo combate fortemente quando diz que não, Deus não ordenou em Sua Palavra que fosse assim. A mulher não pode exercer autoridade de homem. E, segundo estas e outras passagens bíblicas, o apóstolo afirma ser como desde o princípio, tendo Deus criado formado primeiramente o homem e depois a mulher.

   As mulheres da igreja de Éfeso estava sofrendo forte influência por conta destes falsos mestres, e Paulo precisava combater isto esclarecendo que Deus não ordenou que os papéis fossem invertidos. As irmãs da igreja em Éfeso precisava se submeter a Palavra de Deus, aprendendo, e não ensinando a homens. E isto de modo submisso, não ao homem primeiramente, mas, a Deus quem ordena que assim seja. [ 1 Tm. 2.11 ].

   Ao explicar estes detalhes, devemos assim dizer que, quando Paulo dá ênfase que o homem foi criado primeiro e, depois, Eva, isto nos dá o direito de averiguar o que diz no original da palavra grega. Pois este fator temporal é algo intensamente marcante. Isto é o que o versículo 13 afirma. Deus formou primeiro o homem, depois, a mulher.

   O fator implicante do sentido da palavra grega é que, a prioridade do homem na ordem ordem da criação indica a liderança que o mesmo dever exercer sobre a mulher. " E à mulher disse: Multiplicarei a dor da tua concepção ( gravidez ); em dor darás à luz filhos; e o TEU ( grifo nosso ) DESEJO será para o teu marido, e ele te DOMINARÁ "( sentido de direção ). [ Gn. 3.16 ].

   A mulher foi criada  após o homem, como sua ajudadora. Isto mostra a posição de submissão que Deus intencionou no relacionamento da mulher com o homem. Submissão esta, que só é violada quando a mulher exerce o papel do ensino doutrinário ou exercendo autoridade sobre o homem.

    Observe que quando Paulo menciona estas proibições nas circunstância da criação, ele não diz tais coisas numa esfera pós queda, como maldição ou coisa do tipo. Que poderiam ser presumidamente desfeitas pela redenção com Cristo. Não. Paulo indica A CRIAÇÃO, não a situação local como base para proibições. O que, embora o contexto local e cultural gerasse toda postura antagônica a ordem de Deus, tais problemas não fornece o motivo  para a sua exortação. Mas, a força de seu argumento proibitivo se encontra no verso 12 mostrando existir diferentes papéis quanto ao homem e a mulher.

   Podemos em fim, concluir que, com toda essas proibições são aplicáveis enquanto este motivo permanecer verdadeiro.

     Serviremos de informar a parte conclusória de nosso estudo em uma outra oportunidade.


Fonte. Revista Os Puritanos. Pg.13 Por Douglas Moo.



   

   
   


sábado, 7 de outubro de 2017

O Deus Desconhecido!



"Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos." [ Atos 16.17 ].

   Os gregos eram povos bastante curiosos, gostavam de sempre está nas praças para saberem das novas. Cada um de per si, já sabia o que iam contar ao seu companheiro. É nesta cidade infestada de imagens que o Apóstolo Paulo profere seu grande discurso O Deus Desconhecido!

  O Apóstolo Paulo, de Sábado à Sábado discutia com os judeus nas sinagogas, com os gregos devotos e na praça todos os dias com os que se encontravam ali. [ At.16.17 ].

  Diz o apóstolo Lucas, que o espírito de Paulo se revoltava enquanto esperava nesta cidade. Poderíamos dizer Que lhe foi uma espera angustiante. Dorida. Aflita. Pois Paulo sabia que os homens quebravam o primeiro mandamento " Não terás outros deuses diante de mim." [ Êx.20.3 ].

  Diz a tradição histórica que era mais fácil encontrar uma imagem na cidade do que encontrar uma pessoa na Grécia. Isto pela tamanha infestação de idolatria predominante na cidade.

  Quanta idolatria, quanta glória dada a criatura a semelhança de homens corruptível, e de aves, e de quadrupedes, e de répteis. Mudando a glória do Deus incorruptíveis a semelhança do homem enfeiado pelo pecado [ Rm.123 ].

  A pregação foi única, o Deus que vocês não conhecem, posto que criaram uma pedra erigida em sua memória, é a respeito deste Deus que não é servido por mãos humanas como se alguma coisa precisasse, que não habita em templos feitos por mãos humanas, é a respeito deste Deus que vos tenho anunciado. O Deus quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. [ At. 17.24,25 ].

   Como não ficaria o apóstolo hoje! Não sentiria igual ou pior revolta em face de tanta idolatria? Pois ainda que muitos digam não ter suas imagens fundidas e escupidas e posta em suas casas, estes possivelmente escondem imagens em seu interior. Pode ser um bem imóvel ou móvel. Filhos, filhas, esposo, esposa, mãe, netos, sobrinhos e sobrinhas, todas estas coisas podem roubar, quando na vida de tantos já assim acontece. Triste pecado.

 Como dar a maior glória a criaturas frágeis,imperfeitas e transitórias, ao invés de reder a Deus toda a glória que lhe é legitimamente devida. Um Deus santo, justo e bom. Um Deus que criou o céu, a terra e o mar. O Deus que de um casal fez toda a raça humana. " Porque dele, e por meio dele, e para ele, são TODAS ( grifo nosso ) as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." [ Rm.11.36 ]. Peca quem assim vive. Isto é ingratidão ao Deus quem a todos da vida, respiração e tudo mais. [ At. 17.24,25 ].

   E é por esta razão que o espírito de Paulo se angustiou quando esteve em Atenas. Do que você tem se angustiado. É bem verdade que ficamos uma arara quando pisamos em nosso calo. Quando somos lesados de alguma forma. Injustiçado de alguma maneira. Mas, como fica nosso espírito quando não fazemos caso da glória de Deus. Quando não fazemos caso de Sua Palavra. Não o buscamos em oração. E nem amamos a Igreja, baluarte da verdade.

    Devemos nos angustiar quando entristecemos este Deus quem a todos nos dá, vida, respiração e tudo mais. Sejamos gratos por toda a sua bondade. A bondade Maior de ter enviado Seu Filho ao Mundo para perdoar pecados morrendo numa cruz. Oh, quanta ingratidão mostramos quando não vivemos para sua glória e sim para suprir nossas próprias vontades.

    Marcos S. De Melo.

   

   

   

   

  

   

   

   

     

       


     

O que Significa Ensinar ou Ter Autoridade Sobre os Homens Parte II





" Pois não permito que as mulheres ensine, nem tenha domínio sobre os homem, mas que esteja em silêncio ". (...) " E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;"
[ 1 Tm. 2.12,14 ].


     Incorre o seguinte pensamento de que o apóstolo Paulo quando proíbe de  que as mulheres ensinem, vem de uma ideia de que, como Eva havia tinha sido iludida por Satanás, as demais mulheres da igreja de Éfeso, seriam mais suscetíveis do que os homens, por esta razão não deveriam está ensinando os homens da igreja.

  Apesar desta interpretação não ser impossível, contudo ela não está em harmonia ao contexto quando o próprio apóstolo Paulo disse isto. A preocupação do apóstolo era uma só, a de que não se invertesse os papéis dado por Deus. O papel do homem e o papel da mulher.

 Eva quando foi iludida pela serpente, tomou iniciativa independente do homem, por isto o pecado da insubmissão surge quando não recorreu ao seu marido se devia ou não fazer o que Satanás lhe sugeria. A situação, e aqui conjecturo eu - poderia ser outra. mas, Deus tem todo o controle em Suas mãos.

    De igual modo, as mulheres da igreja de Éfeso, se elas procurassem ser independente a semelhança de Eva no jardim do Éden, recusando-se aprender " em silêncio com toda a submissão " ( V. 11 ), buscando papéis que foram dados aos homens na igreja ( V.12 ), elas cairiam no mesmo erro que aconteceu com Eva, e teriam trazido sobre elas mesmas e sobre a igreja tamanho desastre.

Os Puritanos
Mulher no Púlpito
Permissão ou Impedimento Bíblico. Pag. 13

     

     





Evangelho reformado