Site Reformado de Linha Puritana. Tratando de Conceitos Teológicos diversos a Luz da Palavra de Deus.
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
terça-feira, 27 de novembro de 2018
sábado, 24 de novembro de 2018
terça-feira, 7 de agosto de 2018
Dando Tacadas Mais Curtas
" Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."
[ Romanos 13:7 ]
Um determinado filme chamou-me muito a minha atenção. Enquanto o observava, notei algumas faltas cometidas por mim em cada lance que ele dava na sena do filme. Com tristeza do horror de meu pecado faço esta observação. Que não basta termos tacadas longas, fortes, ponteiras, acertadas que cause espanto e admiração a plateia de nossa volta. Com este filme, Deus me fez ver que em um determinando momento de minha vida muito mais me pareci com este ator de "golfe". Acertando muito mais os alvos das bandeiras longíquoas do que os alvos mais perto de mim. Oh! como doeu meu coração, constrangido pelo Espírito de Deus a medida que via esta verdade ser-me revelada a medida que, com atenção via o enredo deste filme apresentado por este comediante ator. Mas, assim como não era tão engraçado ele errar de tão perto suas bolas, assim eu muito menos, não via e nem vejo o ato de errar e pontuar as caçapas perto de mim. Fomos chamados para acertar, pontuar para a glória de Deus. Numa conduta santa, justa e piedosamente em Cristo. Como, como poderíamos fazer justamente o contrário? Pecado, sim, esta é sem dúvida alguma uma postura pecaminosa e que, muito cai no desagrado de Deus. Me envergonho sobre modo, e, quando sempre isto aconteceu ou acontece, só me resta o corar de vergonha. Ó como desejo que o Todo-Poderoso haja muito em nossas vidas, a ponto que, por meio de Sua Graça que é melhor que a vida, nos habilite acertar os buracos das bandeiras com muito mais frequência. Ó, que o Senhor nos ajude nisto. Para Sua exclusiva glória! Pois confesso com tristeza quanta dificuldade tive e ainda tenho de acertar estas bolas de mais perto de mim. Sei, que somente por meio de Sua graça é que conseguirei isto. Sei que seu amor operando, Ele sempre ajudará seus filhos peregrinos à harmoniosamente acertarem por meio de sua graça as caçapas de mais perto das suas vidas.
O filme " Um Maluco no Golfe " representado pelo autor norte-americano Adam Sandler, descreve um personagem que apresenta um distúrbio bipolar, decorrente de um problema ocorrido em seu passado. - Detalhe, por conta do pecado, o homem veio a ficar deformado para ter tacadas mas precisas. O que não justifica porém o próprio ato de pecar por conta desta deformidade. O ator Adam Sandler, conseguiu sua plateia logo cedo. A deformidade dele fazia com que ele tivesse um arremesso de bola muito distante. Porém quando ele chegava para dar a tacada final, imagina, ele não conseguia acertar logo de primeira. Mas, vamos lá. Ele não era um personagem que já contracenava sendo um golfista, tornaram ele em um. Mas, a cena dele não acertar com uma tacada apenas as caçapas me fez ver duas coisas. Atraímos em muitas das vezes atenção e admiração para plateias mais longes com nossas fortes tacadas, contudo, quando estamos perto de nossa plateia real, os nossos, não conseguimos acertar a caçapa com tanta facilidade, e aí, entristecemo-nos quando não conseguimos fazer felizes os mais perto que nos cercam, sendo estes, as caçapas mais próximas de cada um de nós.Ó míseros seres que somos!
As vezes somos assim. Conseguimos dar tacados fortes e longas com o fim de acertar a caçapa de nossos investimentos seja lá de que ordem e natureza for. As vezes conseguimos atenção dos mais longes a despeito destas tacadas que pode ser muito bem aqui postas através do tratamento e da atenção a esta plateia distante do que aos da plateia que está dia a dia conosco, os mais perto. Oh! quantas tacadas em meio aos conflitos da vida não conseguimos fazer. Fomos vagarosos no cuidado tampouco nos portamos com fervor de espírito no serviço do Senhor. Oh! Que esta condição diante de Deus e dos homens mude para glória de Deus. Porquanto diz as Escrituras :" Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.[ Romanos 13:7 ].
"Dai"! E isto a cada um. Vejo, que Deus nos concede grandes oportunidades em sermos pessoas que devemos dar tacadas curtas no que diz respeito a tratar a cada um conforme diz as Escrituras. " A quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto, a quem temor, temor; a quem honra, honra." Vejo o quanto este mandamento em certo grau ele é desonrado. Quebrado sem nenhum caráter virtuoso. Somos por Deus intimados a sermos seres que venham a cumprir o dever como seres sociais, tributando nossos impostos ao Estado, como seres prioritariamente como seres espirituais, que reverenciam a voz de Deus e honrem a quem honra. Lembrando aqui o quinto mandamento do Senhor. " Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." [ Êxodo 20:12 ].
Verdade seja dita, ó minha alma, quantas e quantas vezes deixastes de honrar este mandamento! Quantas e quantas vezes deixei de o fazê-lo. O triste confissão abominável Deveria ser morto de apedrejos. Arrependo-me no pó e na cinza das vezes que em fúria transgredia o santo mandamento do Senhor. Ó miserável, digo, pior do que o apóstolo Paulo, dez vezes pior, homem miserável! Quem me livra deste corpo de morte? Graças, porém a Deus por Jesus Cristo meu Senhor.
Somos, em muitas das vezes e, em alguns casos, a vida toda, excelentes "golfistas" para com os de fora. Precisos nos tratamentos e atenções. Mas, não tão nobres "golfistas" em tacadas curtas. Faltosos somos. Oh! Que o Senhor nos ajude nestes poucos tempos em que nos resta na carne a fim de repararmos nossas pontuações na caçapa de um caráter mais cristocêntrico em nossas vidas. Pois para isto mesmo o Senhor nos predestinou a fim de sermos a semelhança de Seu Filho Jesus Cristo. Oh! que o Senhor não leve em conta quantas vezes erramos em não honrar sua Palavra neste aspecto. " Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.[ Romanos 13:7 ]."
Somos, em muitas das vezes e, em alguns casos, a vida toda, excelentes "golfistas" para com os de fora. Precisos nos tratamentos e atenções. Mas, não tão nobres "golfistas" em tacadas curtas. Faltosos somos. Oh! Que o Senhor nos ajude nestes poucos tempos em que nos resta na carne a fim de repararmos nossas pontuações na caçapa de um caráter mais cristocêntrico em nossas vidas. Pois para isto mesmo o Senhor nos predestinou a fim de sermos a semelhança de Seu Filho Jesus Cristo. Oh! que o Senhor não leve em conta quantas vezes erramos em não honrar sua Palavra neste aspecto. " Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.[ Romanos 13:7 ]."
Realmente, vejo por conta de meu próprio pecado, de uma natureza caída, minhas tristes faltas, como um indigno cristão as vezes. Contundo, louvo ao meu Deus, que muito me ama, como a vós também, nos concede momentos na vida para crescermos com os nossos erros e pecado. Ele é misericórdia. Ele é amor. E por isto a semelhança da mulher adultera ele repreende com doçura e amor. Concedendo ao mais vil pecador seu maravilhoso perdão de amor. Com ele sempre uma segunda chance, um novo começo, uma nova oportunidade de acertar uma tacada mais próxima de nós. A Ele, pois, a glória e todo o louvor.
Ao final do filme " Um Maluco do Golfe ", representado pelo ator Adam Sandler, ele consegue se restabelecer. Sua impaciência e a sua mira para tacadas mais curtas foram resolvidas. Além de manter suas tacadas mais longes precisas, suas tacadas de mais perto tornaram-se muito mais precisa ainda. Conseguia agora por um lance apenas colocar na caçapa do campo de golfe, a pontuação desejada. A bola estava agora na caçapa.
Supliquemos irmãos queridos e amados, para honra de nosso Senhor e Cristo, a graça de termos uma tacada mais precisa para cumprir, não apenas este mandamento mas todos os seus decretos. Precisamos com a ajuda de nosso Deus, dar a cada lance, o que lhe é devido. E este mandamento se aplica a várias áreas de nossa comum vida diante dEle. " Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.[ Romanos 13:7 ]."
Sim, sentir as próprias faltas impelido pelo próprio constrangimento do Senhor Jesus, resulta de corações convertidos, e que não se conforma ou se conformará jamais com condutas semelhantes. O pecado tem que ser tratado com rigor, com seriedade. Pois ele é sobremodo maligno, e custou a morte de nosso Senhor e Cristo. Devemos nós, honrar seus preciosos e santos mandamentos. Que o Senhor nos ajude a conseguir por as "bolas" de nossos atos em tacadas mais curtas.
M.S. de Melo
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Da Leitura Pública das Sagradas Escrituras
A leitura da Palavra na Igreja, sendo do Culto Público de Deus ( no qual reconhecemos nossa dependência e sujeição a Ele ) e um meio santificado por Ele para a edificação de sue Povo, será realizada pelos Pastores e Professores ( prioritariamente aos próprios ministros que são mestres. Mas não significa que os presbíteros não devam ler também as Escrituras no Culto Público ).
No entanto, aqueles que visam a este Ministério, poderão ocasionalmente tanto ler a Palavra, como exercer seu dom Pregando na Igreja, se permitidos fazer isso pelo Presbitério.
Todos os Livros Canônicos do Antigo e Novo Testamentos, ( mas nenhum daqueles comumente chamados de Apócrifos ) serão lidos publicamente na língua do povo, na melhor tradução permitida, distintamente, para que todos possam ouvir e estender.
Qual a extensão da porção que será lida de uma vez fica a critério do Ministro; mas comumente convém que um capítulo de cada Testamento seja lido em cada reunião; e mais, às vezes, onde os Capítulos são curtos, ou a coerência do assunto requeira.
É indispensável que todos os Livros Canônicos sejam lidos por inteiro pela ordem, para que o povo tome melhor conhecimento da Bíblia inteira. E ordinariamente, no ponto em que a Leitura em qualquer dois dois Testamentos terminar num Dia do Senhor, deve começar no seguinte.
Recomendamos também uma leitura mais frequente das Escrituras da espécie que o leitor julgar melhor para a edificação de seus Ouvintes; como o Livro dos Salmos, e similares.
Quando o Ministro que lê julgar necessário expor qualquer parte do que é lido, que não faça isso antes que tenha lido o Capítulo ou Salmos todo; e deve sempre existir cuidado quanto ao horário, para que nem a Pregação nem, outra Ordenança seja reduzida demais, nem a leitura se torne enfadonha, a qual regra deverá ser observada em todas as outras apresentações públicas.
Além da Leitura Pública da Bíblia, toda pessoa que sabe ler deve ser exortada a ler a Bíblia em particular ( e todos os não-alfabetizados, se não incapacitados por idade ou outro motivo, devem também ser exortados a aprender a ler ) e possuir uma Bíblia.
segunda-feira, 23 de julho de 2018
Da Reunião dos Crentes e o Seu Comportamento no Culto Público de Deus.
Quando a Igreja se reúne para o culto Público, as pessoas [ tendo antes preparado seus corações para o mesmo ] devem todas vir, e tomar parte; não se ausentando das Ordenanças Públicas [ deixar de ir a igreja e outras prerrogativas de Cristo, santa ceia e batismo ] por negligência, ou por pretexto de reuniões particulares [ culto domestico ]. Que todas entrem no recinto da reunião, não com irreverência, e sim de maneira comedida e decorosa, tomando seus lugares sem Mensuras ( cumprimentos ) em direção a um ou outro lado, ou movimentos de adoração.
Os fiéis estando reunidos, o Ministro, depois de convocá-los solenemente à adoração do grande nome de Deus, deverá começar com Oração.
Uma vez começado o Culto Público, as pessoas deverão dirigir toda sua atenção a este culto, evitando Ler qualquer coisa que não seja o que o Ministro está lendo ou citando no momento; e abstendo-se sobretudo de todos o cochilos, consultas, saudações, ou cumprimentos particulares a quaisquer pessoas presentes, ou que estejam entrando; como também de todos olhares fixos ( distraídos, olhando de um canto para o outro; quando deveria está em espírito, preparando-se para o culto Público ). Comportamento indecorosos, que possam perturbar o Ministro ou as pessoas, ou impedir a si mesmo ou a outros de cultuar a Deus.
Se por necessidade as pessoas forem impedidas de estrarem presentes no início, não devem, ao entrar na Igreja, se entreter em devoções pessoais, e sim reverentemente se comporem para se unir com a congregação, para a Ordenança de Deus que esteja ocorrendo no momento.
Diretório de Culto de Westminster - Pgs. 27 e 28
terça-feira, 17 de julho de 2018
O Santo e o Profano - Casamento Misto Um Grande Mal Diante de Deus - Parte Final.
" Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo. Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos."
[ Nm. 13.23-25 ].
Este assunto é de extrema importância a vista do momento de prenuncio da grande apostasia que se aproxima. O povo na época de Neemias viveu um tempo de apostasia. Rebeldia por parte de todo o povo e inclusive por parte dos nobres de Judá e em Jerusalém [ Nm.13.17 ]. Todos estavam satisfazendo o desejo da carne e dos pensamentos [ Ef.2.3 ].
Abordamos na primeira consideração sobre o estudo proposto, do que é santo e do que é profano, a guarda do dia do Senhor. O povo estava de modo desavergonhado e sem o mínimo de temor reverenciando a guarda do sábado. Dia que as Escrituras por conta da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo chama de dia do Senhor, o primeiro dia da semana. O povo estava quebrando a Lei de Deus. Profanavam o dia quando faziam coisas proibidas para o dia.
Nesta segunda observação quanto ao envolvimento que os judeus estavam tendo com os povos pagãos, nos servem de grande advertência da parte de Deus, para entender que o envolvimento com o povo incrédulo traz juízo, maldição sobre o povo de Deus. Mas, parece que este assunto não tem muita importância em nossos dias. Contudo, vejamos o que disse o governador Neemias quanto a este assunto de extrema importância.
" Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo. Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos."
[ Nm. 13.23-25 ].
Entendemos que, pela Palavra de Deus o mundo foi criado. Temos no livro de Gênesis a seguinte referência: E disse Deus: " Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia." [ Gn.1:3-5 ].
..." e fez separação entre a luz e as trevas." Pela Palavra de Deus entendemos por esta primeira referência bíblica, que luz e trevas são opostas entre si. Deste modo e já fazendo nossa observação quanto a união proibida, o casamento por ser uma instituição sacramentada, o crente em especial Deve, procurar com a ajuda de Deus se manter puro, casto até que encontre sua auxiliadora idônea concedida por Deus [ Gn.2:18 ].
Neemias já estava indignado com o tamanho descaso que o povo judeu estava fazendo quanto as prescrições do Senhor.
Era proibição de Deus o envolver-se com povos pagãos. No livro de Deuteronômio encontramos a seguinte referência: " Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações." [ Dt. 18:9 ]. De modo algum, deve-se passar de largo esta ordem do Senhor. A ordem era para que os filhos de Israel não aprendessem nada do que fosse profano do povo pagão. Isto dizia respeito a todo e qualquer tipo de envolvimento com as nações pagãs. Deus considerava as práticas das nações abomináveis! Ora, se as práticas por Deus era considerada abominável muito mais ainda se tornava pecado caso algum judeu se envolvesse em relacionamentos mistos. Esta seria uma grande ofensa aos céus! E esta foi exatamente a indignação de Neemias contra o povo judeu. Eles não havia quebrado o quarto mandamento, mas, a própria ordem de Deus em se envolver com o que era profano. A guarda do dia do Senhor é santo, pois diz: " Lembrai do dia de sábado, para o santificar ". [ Êx.20:8 ]. Mas, o povo de Judá e em Jerusalém estava quebrando este mandamento. Havia todo tipo de comércio em pleno dia de sábado. Compravam e vendiam suas mercadorias. O que este comportamento profano fez com que Neemias muito se indignasse e protestou fortemente contra o povo de Deus, fazendo que se arrependessem de seu pecado de profanação no dia do Senhor. Os levitas precisaram se purificar para guardar as portas, para santificar o dia de sábado [ Nm.13:22a ]. Agora o povo estava de semelhante inclinação pecaminosa se envolvendo com mulheres das nações pagãs. " Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo..." Vi também, disse Neemias, judeus que haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. Não seria o caso de muitos dos crentes hoje estarem se casando com semelhantes mulheres ou homens pagãos? Não seria caso, e com muita tristeza afirmar que este não é o pecado de muitos hoje, envolvendo-se com tais pessoas?
O problema é que pensamos erradamente. Levantamos nossas próprias prescrições - carnais, diga-se de passagem, quando negamos a Real Prescrição de Deus, estritamente santa, justa e reta. Não pode haver comunhão entre luz e trevas. Sabemos da tamanha luta que os jovens sofrem com o jugo da mocidade, o sexo. Precisamos orar muito para que o Senhor livre a atual juventude da armadilha ardilosa de Satanás. Pois este pecado chama outro e outros pecados. Note, os filhos judeus já não mais estavam falando sua língua materna, mas, a fala pagã. ..."Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo." Devemos odiar nosso próprio pecado! Fugir dele. A fim de honrar ao Senhor da glória.
Veja o que acontece, os filhos de Deus por se envolverem com mulheres ímpias além de ser uma grande profanação, já não tinha um linguajar puro. Seu comportamento foi alterado. Seus pensamentos modificados. O que antes era tom de seriedade e reverência, com o envolvimento misto, já não era, aos olhos deles tão grave assim. E por isto profanaram seus vidas diante de Deus. Andar com aleijado adquire-se traços de aleijado. A Palavra de Deus diz que as más conversações corrompem os bons costumes [ 1 Co. 15:33 ].
Os crentes deveriam entender que os tais foram chamados a comunhão com o Filho de Deus, Cristo Jesus, nosso Senhor [ 1 Co.1:9 ]. É proibição da Palavra de Deus o crente, o povo de Deus exercer comunhão com jugo desigual. Isto é terminantemente proibido por Deus em Sua Santa Palavra. Os crentes não devem manterem relacionamentos com os infiéis; pois não há sociedade nenhuma da justiça com a injustiça, e de modo algum, há comunhão entre a luz com as trevas [ 2 Co. 6:14 ].
CAPITULO XXIV - DO MATRIMÔNIO E DO DIVÓRCIO - SESSÃO III.
A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar; mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor; portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem casar-se com infiéis, papistas ou outros idólatras; nem devem os piedosos prender-se desigualmente pelo jugo do casamento aos que são notoriamente ímpios em suas vidas ou que mantém heresias perniciosas. [ Rfs. hb.13:4; 1 Tm.4:3; Gn.24:57,58; 1 Co. 7:39; 2 Co.6:14 ].
Nossa presente geração, deve, em temor observar estas santas prescrições do Senhor. Pois, o que é santo deve continuar sendo santo e jamais ser profano na conduta. "..Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos." Neemias contende fortemente contra o povo de Judá. Amaldiçoa, espanca, dá uma bela de uma surra, arranca os cabelos dos varões e conjura diante de Deus que todos eles, se arrependessem de seus pecados. Rompessem radicalmente com todo envolvimento misto e se voltassem em profundo e genuíno arrependimento para o seu Deus.
Encontramos a seguinte referência no final deste capítulo 13 de Neemias. " Dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras? " " Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister, como o fornecimento de lenha em tempos determinados, bem como as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem. " [ Nm.13:27-31 ]. Oxalá, meus queridos irmãos que estão envolvidos nestas práticas pecaminosas, sejam por Deus movidos a abandonar a fim de não trazerem sobre si mesmos a maldição do Senhor, o castigo pelo pecado de profanação e desobediência. Deus pode, para o bem de seu povo, quebrar perna e braços a fim de santificar seus filhos e filhas. Que pastores advirtam suas ovelhas a não se envolverem com pessoas ímpias que não comungam da mesma fé. Mas, que, estes, se arrependam, se voltem para Deus de todo coração, entendendo o grande mal que estão cometendo diante dEle. E que pastores, tomem o devido senso deste ato, da seriedade que o envolve, sendo este casto, santo ao Senhor, não se admitindo a matrimoniar quem quer que seja por pretexto de camaradismo ( se é que exista esta palavra ) ou coisa do tipo, e abençoar o que por Deus é maldito, a união mista de um crente com um incrédulo. O Senhor se apiede de sua igreja nesta geração tão má e incrédula.
M.S. de Melo.
segunda-feira, 9 de julho de 2018
O Santo e o Profano - Parte I - E o Domingo?
" Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."
[ Êxodo 20:8-11 ].
Neemias foi um grande reformador em seus dias. O povo de Deus na época deste nobre governador, exerceu comportamento de maior pecaminosidade, indo além mesmo do comportsmento de seus próprios pais." Então contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? Contudo vós ainda aumentais a ira sobre Israel, PROFANANDO o sábado." [ Ne.13:17,18 ].
O povo judeu, mais uma vez fazia vistas grossas quanto a guarda do dia de sábado. Em Jerusalém no contexto de seu ministério, residiam entre Neemias e o povo Judeu os homens de Tiro. Comerciantes. Uma pedra de tropeço para o povo de Judá. Pois estes no dia de sábado estavam vendendo peixes e toda sorte de mercadoria aos filhos de Judá e em Jerusalém. [ Ne.13:16 ]. Não há nada de errado com o comércio. O problema estava na comercialização de venda e compra no dia de sábado. Podemos aqui dizer que, uma coisa boa pode ou torna-se profana, pecaminosa se esta for realizaada em dia de sábado. Este foi todo o problema na época do governador Neemias. Diz ele: " Naqueles dias vi em Judá homens que pisavam lagares no sábado, e traziam molhos, que carregavam sobre jumentos; vi também vinho, uvas e figos, e toda sorte de cargas, que eles traziam a Jerusalém no dia de SÁBADO; e PROTESTEI [ grifos nossos ] contra eles quanto ao dia em que estavam vendendo mantimentos". [ Ne.13:15 ]. A Lei foi dada ao povo judeu pela instrumentalidade do profeta Moisés; quando este por ordem de Deus precisou comparecer a Sua presença a fim de conceder ao povo uma regra de obediência à Ele. Esdras e Neemias juntamente com outros ministros de Deus, tinham a santa incubência de fazerem com que o povo andasse na Lei de Deus. O povo por um preceito positivo, moral e perpétuo, estavam obrigados a observar a Lei de Deus, os Dez Mandamentos. Temos enfim, no capítulo XXI sessão VII sobre o Culto Religioso e do Domingo a seguinte afirmativa:
Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua Palavram por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado ( descanso ) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim mundo como sábado cristão.
Temos em nossos dias enfrentado o mesmo problema que o governador Neemias enfrentou. A compreensão quanto ao que se deve ou não fazer no dia do Senhor fica muito a desejar. Muito a quem daqueles que professam conhecher o Deus de Israel. O Domingo, para muitos crentes, não passam de mais um dia para eles próprios. Apesar do próprio Deus ter dado aos mesmos seis dias ainda assim eles acham pouco e usurpam o dia que seria para Deus. Neste dia encontramos muitos indo à praia, aos shoopings, conversando coisas de suas agendas de trabalhos e assuntos pessoas de outros dias da semana; coisas estas lícitas para os seis dias da semana, mas, que para o primeiro dia da Semana, o Domingo, Terminantemente é Proíbido por Deus! E pecam sem sentir o que estão fazendo. Estão cegos quanto a compreensão deste mandamento:
" Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."
" Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."
[ Êxodo 20:8-11 ].
Assim, o povo descansou no sétimo dia".
[ Êxodo 16:30c ].
A Deus toda Glória!
M.S. de Melo.
Semelhante aos judeus, as igrejas ditas evangélicas brasileiras têm neglienciado este mandamento que é mandamento perpétuo. Preceito que é para todo os séculos até que Cristo venha e estabeleça Seu Reino de Perfeita Justiça aqui na Terra.
Muitos crentes têm pecado quanto a este mandamento. Profanado o dia do Senhor com suas conversas, seus afazeres, recreações e pensamentos. Bem lógico que, os crentes não devem ter o cuidado de observar não apenas a este mandamento, mas toda a Lei Moral NÃO perspectiva da Igreja do Antigo Testamento que observava o decálogo com o fim de serem salvos, justificados por Deus por meio da obediência a Lei; MAS, por haverem sidos salvos pela obediência perfeita de Cristo, devem observar por gratidão, seguindo a risca os mandamentos do Senhor. A exortação da Palavra de Deus é para que se observe todos os que um dia foram resgatados da maldição da Lei. E que agora em Cristo estão livres para obedecerem de coração os santos mandamentos do Senhor. Pois diz a Santa Palavra de Deus:
" Considerai que o SENHOR vos deu o Sábado; por isso, ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar ao sétimo dia. Assim, o povo descansou no setimo dia.
[ Êxodo 16:29,30 ]
Considerai! Considerai! Mas, o que este povo de nossa presente época tem considerado? Eles têm pisado o lagar, trabalhado. Comercializado. Têm comprado e vendido no dia do Senhor. A promessa de Deus é que não faltará pão para o dia seguinte. Deus haveria dado provisão para dois dias. Isto aponta para a fidelidade e amor do Senhor em prover o mantimento para suprir as necessidades diárias. Seria então uma grande ofença se o crente fosse produzir um dia a mais de trabalho uma vez que o próprio Deus prometera suprir os dois dias. Oxalá que haja arrependimento a semelhança do povo que após ouvir a exortação dos servos de Deus, obedeceram e santificaram o dia requerido por Sua Lei.
"Assim, o povo descansou no sétimo dia".
[ Êxodo 16:30c ].
Temos ainda uma outra referência bíblica no Antigo Testamento. Deus por boca do profeta Isaías nos diz: " Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não pretendendo fazer a tua própria vontade, NEM FALANDO PALAVRAS VÃS, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse". [ Isaías 58:13 e 14 ]. Já explicado no decorrer deste assunto, as Escrituras hoje ordena que se faça a mesma observância no domingo, no primeiro dia em vez do sétimo, isto por conta da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, que há de continuar até a sua volta. A bênção de Deus sobre seu povo neste dia veio a ser ainda maior com a nova dispensação com a vitória de Cristo na cruz. Há uma bênção toda especial para este dia chamado de dia do Senhor. O Senhor promete para todo aquele que desvia seu pé de neste dia profanar com sua prórias obras. Se há uma bênção neste dia porque curtir a ira de Deus quando não se faz a cuidadosa lembrança deste dia:
" Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar". [ Êx.20:8 ].
Encontramos ainda, pois alguns podem a esta altura alegar que seja um preceito do Antigo testamento, mas, quero mostrar aqui outras passagens do Novo Testamentno que a compreensão dos cristãos na época dos apóstolos por conta da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo todas as observações quanto a este dia foi adimitido para o primerio dia da semana. Se não vejamos o que diz Paualo em sua primeira carta aos Coríntios.
" Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No PRIMEIRO [ grifo nosso ] dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for". [ 1 Coríntios 16:1 e 2 ].
Cabe dizer aqui neste primeiro texto trazido ao leitor duas coisas. 1°, Observemos a expressão " No PRIMEIRIO dia da semana"... aponta para o dia do Senhor, ou o dia da RESSUREIÇÃO de Cristo. Todas as atividades da igreja primitiva agora foram administradas por conta deste Grande Evento Histórico, para o PRIMEIRO, e não mais o sétimo dia. 2°, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for". Isto se refere a questão de não providendiar os mantimentos neste dia, pois, mesmo sendo um ato de misericórdia, o prover neste dia as coletas, torna-se-ia trabalho. E Paulo como os demais apóstolos sabiam por mandado do Senhor que não deveriam pisar o lagar neste dia. Isto seria profanar o dia de descanso solene ao Senhor, caso os irmãos não só da Galácia, mas, das demais igrejas do Senhor, assim o fizessem coletas neste dia. Por conta da guarda do primeiro dia, sendo santo e delitoso ao Senhor foi que Paulo admoestou aos irmãos que, durante toda a semana fosse juntando todo mantimento para que, quendo chegasse o domingo, apenas existisse as distribuições da coleta. Deste modo o dia seria santificado ao Senhor e não existiria pecado de profanação.
Tudo isto se deve por conta da ressurreição de Jesus. " Havendo Ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana,..." [ Marcos 16:9a ]. O evangelho de João temos o seguinte registro: " Ao amanhecer o primeiro dia da semana, estando ainda meio escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra que fechava a entrada havia sido removida." Encontramos ainda mais adiante o evangelista registrando: " Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discipulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pô-se no meio deles e disse: " A paz seja convosco!" [ João 20:19 ]. Atos dos Apóstolos, e evangelista Lucas deixa-nos o seguinte registro escriturístico: " No primeiro dia da semana nos reunimos com a finalidade de partir o pão, e Paulo pregou ao povo. Planejando seguir viagem no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite". [ Atos 20.7 ]. Temos ainda uma última referência no livro do Apocalipse que diz: " Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta". [ Apopcalipse 1:9 e 10 ].
Com todas estas referências, ainda restam dúvidas quanto ao dia do Senhor e quanto ao que fazer e não se fazer neste dia? Que o Espírito de Deus mesmo tenha falado ao seu coração quanto ao que se deve fazer e não neste dia. Que este dia lhe seja como bem diaziam os puritanos, dia da feira da alma, onde o povo de Deus e de Cristo Jesus, juntos, se reunem para comprar sem dinheiro e sem preço vinho e leite. Que o temor venha sobre cada alma dos lavados e redmidos no sangue do Cordeiro. E que um renovo de uma consciência reverente para com este dia, lhes sejam presentes a fim de desfrutarem das bênçãos resultantes quanto a santa obediência para este dia por Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. Deus promente em Sua Palavra abençoar quem obedece as suas prescrições: "...Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse". [ Isaías 58:14c ].
Que Deus por sua graça faça retroceder para o caminho do Evangelho, da Palavra de Deus, Todos que nesta presente época profana o santo dia do Senhor quando pisam o lagar procurando seus próprios interesses e seus caprichos. Deixando assim de honrar e glorificar a Deus quando suas almas nem dispostas estão em chamar santo e deleitoso dia do Senhor, digno de honra. Que o Senhor se apiede de Sua Igreja, visitando-a com poder trazendo arrependimento e fé em Sua Santa Lei.
[ Êxodo 16:30c ].
A Deus toda Glória!
M.S. de Melo.
sábado, 30 de junho de 2018
Olhos Que Contemplam a Salvação - Final - Jesus, Salvação, Luz, Revelação e Glória das Nações
" Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: Luz para revelação aos gentios e para a glória de teu povo de Israel."
[ Lc.2:29-32 ]
Chegamos ao final de mais uma exposição do Texto Sagrado de Lucas Capítulo [2:25-35]. Disseemos em notas passadas que os Olhos Que Contemplam a Salvação são áqueles que foram abertos pelo Espírito Santo; de que, sem a Ação Soberana, o homem jamais poderá conhecer a Cristo. Que, se Deus não mover Sua mão de misericórdia o homem jamais conhecerá o Caminho da Paz, o Caminho de Luz. O Caminho da Vida.
Disseemos também que, a própria Revelação de Deus é um grande Ato de Sua Misericórdia e Bondade. Que, movido de Seu próprio amor concede ao homem a graça de Seu amor, a graça da vida redimida em Cristo. Pois bem, nesta última análise, estaremos mostrando ao leitor o Clímax do louvor de Simeão à Deus.
Deus desde as primeiras páginas das Escrituras Sagradas, mais precisamente em Gênesis, revelá-nos o surgimento do Grande Redentor e Messias de Seu povo. [ Gn. 3:15 ] Que, através dEle, seu povo iria ser redimido e salvo. Resgatado do império das trevas e transportado para Seu próprio reino. Seriam tirados do estado de morte para vida. Simeão em meio ao seu louvor à Deus, revela aos pais da criança José e Maria, que sua missão aqui na terra seria à Altura de um Coroado Filho de Deus. Somente Ele, Jesus, poderia vir resolver o problema da alma do homem, o pecado. O Anjo Gabriel mesmo havia dito à Maria que Ele mesmo seiria o que haveria de salvar o povo de seus pecados isto por ser Ele o Salvdor dos povos. [ Mt. 1:21 ].
Este grande evento que ocorrera na época de Simeão foi algo de deixar sua alma realmente dilatada de júbilo diante de Deus. Ser advertido que não iria passar pela morte sem antes ver o Cristo do Senhor, Foi complatamente a bênção de um Deus que é Pura misericórdia. Deus quis revelar a Simeão a Sua Consolação encarnada em Seu Filho Jesus Cristo. E para esta tão grande Consolação, foi que em plenos pulmões o sarcedote irrompe em louvores aos céus.
Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: Luz para revelação aos gentios e para a glória de teu povo de Israel."
[ Lc.2:29-32 ]
Ele toma o menino, a criança em seus próprios braços, segurando o próprio Criador do universo! Esta sena para ele foi algo de um misto de alegria e assombro. Como realmente não foi esse momento! Seu coração se dilata em amor ao Seu Deus e O louva. Fico a pensar como muitas gentes, em face desta tão grande salvação vinda da parte de Deus emudem diante do Fato, JESUS É O FILHO DE DUES, O SALVADOR DO MUNDO. Ou quando não, se comportam como os ímpios de romanos capítulo primeiro, onde a criatura em vez de glorificar a Deus em face de Seu poder e divindade, canaliza seus louvores à imagem corrompida dos homens e de imagens de quadrupedes e aves, coisas estas abomináveis a Deus o que nÃO deve passar aqui desapercebida a manifestação da ira de Deus sobre tais pecadores. [ Rm. 1:18-27 ].
Somente Cristo, E, não outro. É o Messias prometido. O Salvador dos pecadores. O Resgatador dos perdidos. Único Mediador entre Deus e o homem. Jesus por Ser a Expressão exata do Ser de Deus, É Ele, Salvação, Luz, Revelação e a Glória das Nações. O próprio Deus e Pai no momento de seu batismo disse que Ele é O Seu Filho Amado: " E eis uma voz do céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." [ Mt. 3:17 ]. Está em Jesus todo o prazer de Deus o Pai! Deus tem Amor pelo Seu Unigênito Filho. Já disse o Salmista, quem é o homem para que dele te lembres, mas, um pouco menor do que os anjos o criastes e de honra e de glória o coroastes. Jesus foi por Deus e está coroado de Honra e Glória. O Senhor Jesus Cristo é o Amado de Deus.
As Escrituras enaltece de Gênesis à Apocalipse a pessoa do Filho de Deus. Os Salmos falam de Cristo. A Lei e os Profetas lhe dão testemunho de sua Suprema Majestade. Este é o Testemunho Fiel das Escrituras. Deus envia seu próprio Filho ao mundo para buscar e salvar o que se havia perdido. [ Jo.3:16 ]. De sorte que é nEle que subsiste toda plenitude da divindade. E que o próprio Pai lhe exaltou sobre maneira que lhe deu um nome que está assima de todo o nome. Para que a Seu Nome se dobre TODO o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra. E TODA língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. [ Fp. 2:9-11 ].
Como pode existir ainda gente que divide suas afeições com outros deuses estrnhos? Deus cria, supre, sustenta e os homens mesmo assim, por conta de seus pecados mantém-se incrédulos. E não lhe dão a honra que lhe é devida. Certamente Deus pedirá contas de todo que a Ele não lhe renderam glória e nem lhe bejaram revernetemente sua face. [ Sl.2:12 ].
Jesus é Salvação, Luz, Revelação e Glória das Nações. Pergunto após lhe apresnetar estas inspiradas referências bíblicas, quem é ou quem será a tua salvação? Quem é a tua Luz, Revelação e a Sua Glória? Se seus olhos realmente foram abertos pelo próprio Deus, Jesus lhe será tudo isto. Será o Amado Único de Sua alma. Ele será para você o maior deliete de sua alma. Será o Maior de Seus encnatos. Será a Melhor de suas cançõs. Mas, se você divide sua atenção com outros nomes além do de Jesus Cristo, sinto ao lhe dizer, Deus não lhe abriu seus olhos para a salvação. Para enxergar Unicamente Jesus como Senhor e Salovador pessoal de sua vida. Você só precisa de Crito para ir para o céu. Mas, infelismente, por conta de vossa incredulidade continua ainda cego e tateando no escuro. Rogue a Deus, invoque-O, suplicando que seus olhos se sejam abertos a semelhança do Bartimeu. Que em agonia de alma lhe clamava: Jesus Filho de Davi, tenha misericórdia de mim! Ao que sendo arguido sobre o que lhe desejasse que fosse-lhe feito suplicou-lhe: " Senhor, que eu torne a ver. " Rogue a Deus! Suplique a Jesus que os olhos da fé salvadora lhe sejam abertos.
Concluo esta abordagem sobre a grande Missão do Messias de Deus, o Prometido. O Salvador dos perdidos. A glória das nações. Que você saiba agora que, NÃO há salvação a baixo do céu, NÃO existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que os homens sejam salvos, a não ser o de JESUS CRISTO. [ At.4:12 ].
Sola Cristus!
M.S. de Melo.
terça-feira, 26 de junho de 2018
Olhos que Contemplam a Salvação - Parte II - A Revelação Divina Ato de Grande Misericórdia
" Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do SENHOR."
[ Lucas 2.26 ].
A carta de Paulo aos Romanos, em seu capítulo 9 versos de número 15 encontramos a seguinte afirmação da parte de Deus: " Porque diz a Moisés: " Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão." [ Rm. 9:15 ]. A teologia Arminiana, afirma que o homem não foi de todo corrompido. Que existe ainda algo de "bom" em seu caráter. Mas, a teologia reformada afirma justamente o contrário. Que, a queda não foi um mero tropeço, coisa pequena como eles afirmam; mas, que em grau foi um grande prejuízo espiritual para o homem. O Senhor em Isaías diz: " Desde a planta do pé à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo." [ Is.1:6 ].
A expressão do Senhor Deus em Gênesis, nos afirma que, no dia em que Adão comesse do fruto proíbido, ele certamente morreria. [ Gn. 2:16,17 ] E foi justamente o que aconteceu. O homem perde em primeira instância a comunhão com o seu Deus. A morte espiritual é introjetada no mundo por conta do pecado do homem. Com ela, a morte física e a morte eterna como parte do juízo de Deus. Não, nem de longe um mero tropeço, mas, uma queda terrivel. Do ponto de vista humano irreparável! Contudo, a misericórdia de Deus triunfa sobre o juízo. E o evangelho da graça é-nos notificado no próprio livro de Gênesis quando o Senhor Deus diz: " E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar. " [ Gn.3:15 ]. Jesus é revelado nas primeiras páginas do livro de Gênesis. O Evangelho da graça é descortinado aos descendentes da mulher. O Ungido de Deus é prometido como a Única garantia de salvação para os perdidos. E novamente o homem podesse ter esperança de vida restaurada diante de Deus através de Jesus Cristo.
A revelação de Deus é um ato de grande misericórdia. O texto de Lucas capítulo 2, diz algo interessante. Diz o evangelista: " [...] e o Espírito Santo estava sobre ele." [v.25c]. Esta expressão " ...estava sobre ele." é de suma importância para afirmarmos que, somente os que são genuinamente convertidos a Cristo são os que o Pai escolhera desde toda a eternidade para sua inteira e exclusiva glória. No livro de Atos dos Apóstolos encontramos a seguinte referência: " Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do SENHOR, e CRERAM TODOS ( grifo nosso ) os que haviam sido DESTINADOS para a vida eterna. " [ At. 13:48 ]. As Escrituras Sagradas nos afirmam claramente que a revelação de Deus é um ato de grande misericórdia. O homem não necessáriamente deveria ser salvo a vista de sua desobediência à Deus quando comeu do fruto proíbido. Mas, Deus quis manifestar sua misericórdia a homens falidos e caídos em pecados. Em Efésios encontramos a instrução desta afirmativa. " Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados." " Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos," " ...e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." [ Ef. 2.1,4-5,8-9 ].
Sendo assim, podemmos afirmar o que havia dantes referido, que, a Revelação de Deus é um Ato de Grande Misericórdia. E que, Ele mesmo é quem se compraz em Revelar Cristo aos pecadores. É Ele, Deus, Por Meio de Seu Santo Espírio que dá Vista aos cegos. Abre os olhos! Faz cair as escamas da incredulidade humana. Tira o coração de pedra e põe um coração de carne. Retira o espírito de rebelião herdada da queda para uma conduta e um espírito completamente obediente, quebrantado em sua presença. É Deus mesmo quem usa de misericórdia para com os homens caídos e os atraí para Jesus Cristo Seu bendito Filho. A própria Palavra já nos informa: "Porque diz a Moisés: " Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão." [ Rm. 9:15 ]. Isto deixa bem claro, que, assim como Simeão foi escolhido por Deus com o fim de que seus olhos contemplassem a SALVAÇÃO de Deus, assim se cumprisse em todos os demais eleitos do Senhor espalhados pelo o mundo inteiro. A esperança de Simeão não foi frutrada. Pois o que Deus promete Ele cumpre. Ter visto a Luz do mundo em seus braços fizeram os olhos de Simeão brilharem para a vida etena! E lhe outorgar pelo Espírito Santo a Paz que lhe garantiria a certeza de um futuro de Glória com Cristo. Mas, aprouve a Deus Revelar a Simeão A Verdadeira Luz que veio para iluminar os olhos de todos os eleitos que jazia nas trevas. Simeão teve da parte de Deus a Revelação, não porque ele fosse alguém de grande expressão em Jerusalém, sendo ele homem justo e piedoso, mas, foi por pura graça e misericórdia de Deus. Pois já nos diz o Apóstolo Paulo pelo Espírito Santo ..."não de obras, para que ninguém se glorie." [ Ef.2.9 ].
Oxalá, queira o Senhor revelar-te hoje mesmo a Salvação por meio de Seu filho Jesus. A semelhança desse sacerdote do passdo, que, foi advertido que não passaria pela morte antes de VER o CRISTO do SENHOR, queira o Senhor por graça e misericórdia, Revela-lo a você, a fim de que também possa exclamar exultando em louvores a Deus " Agora, SENHOR, podes despedir em paz o teu servo, sugndo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo Israel. [ Lc.2:29-32 ].
Sola Gratia!
M.S. de Melo.
segunda-feira, 25 de junho de 2018
Olhos Que Contemplam a Salvação - Parte I - O Espírito Santo Agente da Revelação De Deus
" Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do SENHOR. Movido pelo Espírito, foi ao templo."
[ S. Lucas 2.25-27a ].
O evangelho de Lucas, diz alguns estudiosos ser um valioso registro inspirado de tudo que Jesus ensinou e viveu. Depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo ao seus apostos foi elevado as alturas [At.1:1,2]. Temos aquela tão gloriosa palavra dos anjos dirigida aos discípulos do Senhor. E lhes disseram: " Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." [ At.1:11]. Que mensagem maravilhosa! Jesus virá outra vez. Os apóstolos saíriam com os corações cheios de amor e esperança em seu Salvador e Mestre. Jubilosos foram para Jerusalém. E lá ficaram aguardando a promessa do Espírito Santo.
O texto do Evangelho de Lucas, nos traz três verdades que devemos considerar quanto a ação de Deus na salvação de seus eleitos. Neste ponto gostaria de desenvolver nossa linha de raciocínio no que diz respeito a Bendita Pessoa do Espírito Santo. Afirmando desde já, ser Ele é o responsável pela revelação salvadora de Deus aos homens. Neste íntere, o pecador, precisará de ter seus olhos abertos. Coração transformado. Pois o Espírito Santo é o Agente Principal da Revelação de Deus aos Homens. Vejamos os senguintes textos que nos afirmam de maneira tão clara e contudente acerca da missão reveladora do Espírito Santo.
Encontramos no Evangelho de João a seguinte promessa proferida por Jesus acerca da pessoa bendita do Espírito Santo diz Ele: " Quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo." [Jo.16:8]. É, portanto, ministério do Espírito revelar o mistério de Deus aos pecadores, Cristo. Compete ao Espírito, CONVENCER o mundo do pecado. Simeão foi advertido que não passaria pela morte sem Antes Ver o Cristo do Senhor. O mesmo foi guiado pela Espírito ao templo. Fica-nos bem claro que não compete ao homem o escolher a Deus ou a Salvação de sua alma. Mas, O Espírito Santo Revelar, Convencer, Guiar e abrir os olhos do entendimento para compreender a beleza do Evangelho, Jesus Cristo.
Este é um dos seus encargos, Convencer o mundo do pecado. O ministério do Espírito não se resume apenas a revelar a Salvação de Deus Ele têm a incubência gloriosa de Enaltecer a pessoa e a obra do Salvador, Jesus Cristo." No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir. O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará." [Jo.16:13,14].
Fica-nos claro que, o conhecer a Cristo é uma obra do Espírito Santo e NÃO do homem. Porquanto o homem está contaminado com o pecado. Morto em seus delitos. Isto é o que encontramos na referência da carta de Paulo aos Efésios. " Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados." [ Ef.2:1].
Enfim, este é o ministério do Espírito Santo. É de sua competência convencer o mundo de seus pecados, glorificar a Jesus como o Filho de Deus, o Ungido Prometido do Pai. Os pecadores só conhecerão a Cristo através do Espírito Santo. Depende de Deus o revelar, guiar e conver o pecador à Cristo! O homem não tem parte neste ministério. É como bem diz alguns " Deus trabalhou sozinho na obra da redenção." Romanos 3:23 diz: " Porque todos pecaram e CARECEM da glória de Deus." O homem carece. O homem é um precisado da graça de Deus. Carente. Isto por está llafastado por conta de seus delitos e pecados. Jamais, ele pode fazer algo por si mesmo. Está morto espritualmente como diz Efésios 1:1. E é aqui, nesta situação de morte espiritual que Deus em Cristo move seu Coraração de Amor. Pois por conta de seu grande amor com que nos amou que, em Cristo nos deu vida juntamete com ele. Pela graça fomos salmos. Pela graça o homem é salvo. [ Ef.2:4,5 ].
Soli Deo Glória! Somente a glória de Deus.
M. S. de Melo.
Assinar:
Comentários (Atom)
-
Da Reunião dos Crentes da Igreja e seu Comportamento no Culto Público de Deus Q uando a Igreja se reúne para o Culto...
-
Q ue é fato que os reformadores e puritanos atribuíram ao culto ( e à sua forma ), coisa de extrema importância na adoração a Deus,...
-
Os Atributos de Deus Em Geral A. A Avaliação dos Termos Empregados. B. Métodos de Determinação dos Atributos de Deu...









