quarta-feira, 25 de julho de 2018

Da Leitura Pública das Sagradas Escrituras




   A leitura da Palavra na Igreja, sendo do Culto Público de Deus ( no qual reconhecemos nossa dependência e sujeição a Ele ) e um meio santificado por Ele para a edificação de sue Povo, será realizada pelos Pastores e Professores ( prioritariamente aos próprios ministros que são mestres. Mas não significa que os presbíteros não devam ler também as Escrituras no Culto Público ).

   No entanto, aqueles que visam a este Ministério, poderão ocasionalmente tanto ler a Palavra, como exercer seu dom Pregando na Igreja, se permitidos fazer isso pelo Presbitério.

   Todos os Livros Canônicos do Antigo e Novo Testamentos, ( mas nenhum daqueles comumente chamados de Apócrifos ) serão lidos publicamente na língua do povo, na melhor tradução permitida, distintamente, para que todos possam ouvir e estender.

   Qual a extensão da porção que será lida de uma vez fica a critério do Ministro; mas comumente convém que um capítulo de cada Testamento seja lido em cada reunião; e mais, às vezes, onde os Capítulos são curtos, ou a coerência do assunto requeira.

   É indispensável que todos os Livros Canônicos sejam lidos por inteiro pela ordem, para que o povo tome melhor conhecimento da Bíblia inteira. E ordinariamente, no ponto em que a Leitura em qualquer dois dois Testamentos terminar num Dia do Senhor, deve começar no seguinte.

   Recomendamos também uma leitura mais frequente das Escrituras da espécie que o leitor julgar melhor para a edificação de seus Ouvintes; como o Livro dos Salmos, e similares.

   Quando o Ministro que lê julgar necessário expor qualquer parte do que é lido, que não faça isso antes que tenha lido o Capítulo ou Salmos todo; e deve sempre existir cuidado quanto ao horário, para que nem a Pregação nem, outra Ordenança seja reduzida demais, nem a leitura se torne enfadonha, a qual regra deverá ser observada em todas as outras apresentações públicas.

   Além da Leitura Pública da Bíblia, toda pessoa que sabe ler deve ser exortada a ler a Bíblia em particular ( e todos os não-alfabetizados, se não incapacitados por idade ou outro motivo, devem também ser exortados a aprender a ler ) e possuir uma Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelho reformado